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- Report on internship in palliative care South Adelaide palliative services : South AustraliaPublication . Ferreira, Diana Marques Barroso Honório; Swetenham, Catherine; Currow, DavidHaving acquired some knowledge in the palliative-care field over the last year, I felt the urgency for developing some practical skills. As such, contacts have been made and I enrolled in a 9-week internship in the South Adelaide Palliative Services (SAPS), in Adelaide, South Australia, from July to September 2014. I got to know a high-quality palliative-care service and develop activities like inpatients’ and outpatients’ assistance, consultancy and a research project. In my last week in Australia, I visited another palliative-care service at the Royal Melbourne Hospital, in order to compare different perspectives and ways of working. My main goal was to get the full experience of a highly specialised palliative-care service and because of that my schedule was rather flexible. I also wanted to develop skills in symptom management, communication, psychosocial approaches and research. All the activities developed were extremely productive and helped me to build some solid knowledge and ideas to apply in my daily work. Additionally, it helped me to see changes that can be made to improve the quality of care we provide to our patients. The research project concerning the issue of chronic refractory breathlessness has resulted in an article which is currently submitted for peer review to the “The Journal of Pain and Symptom Management”.
- Fusões inversas : aspectos contabilísticos e fiscaisPublication . Gomes, Patrícia Daniela Araújo; Pinto, Cristina Maria da Costa; Alves, Paulo Alexandre PimentaEste trabalho visa analisar os aspectos contabilísticos e fiscais das fusões, em especial das fusões inversas. A fusão consiste numa operação em que uma sociedade se une a outra sociedade, sendo que, no final apenas uma existirá. No caso da fusão inversa, existe incorporação de uma sociedade por outra sociedade, mas a sociedade incorporante é a subsidiária da sociedade incorporada, que, por sua vez, é a sociedade “mãe”. Numa primeira fase, a análise centrar-se-á nas fusões ditas “normais”. Numa segunda fase, será analisado o enquadramento específico das fusões inversas. Por fim, em termos fiscais, tanto as fusões em termos gerais, como as fusões inversas, são passíveis da atribuição do regime de neutralidade fiscal. Em termos contabilísticos, o tratamento aplicável às fusões é ainda objecto de debate, sendo que depende da existência de controlo ou não e da direcção da operação, i.e, normal ou inversa.
- Eles dizem que eu sou suficiente : contributos para uma escola inclusiva a partir da unidade letiva 3 : Riqueza e Sentido dos Afetos do 7º ano do ensino básico do programa de Educação Moral e Religiosa CatólicaPublication . Lopes, Maria Cecília Almeida Leite; Varanda, Maria Isabel Pereira
- Estrutura de capitais do sector da saúde em PortugalPublication . Machado, João Filipe Andrade; Cunha, Ricardo; Alves, Paulo Alexandre Pimenta AlvesO presente trabalho teve como objetivo analisar os determinantes da estrutura de capitais das empresas portuguesas no sector da saúde em Portugal. Usando dados da SABI, entre 2007 e 2012, foi-nos possível construir, não só uma amostra da totalidade de empresas a operar no sector da saúde em Portugal, como também classificar as mesmas entre empresas públicas, PME privadas e grandes privadas. Baseados nos vários estudos e teorias de estrutura de capitais da literatura financeira iniciada por Modigliani & Miller (1958), testamos as seguintes variáveis: Dimensão, Risco, Rentabilidade, Composição do Ativo, Outros Benefícios Fiscais para além da dívida, Crescimento e Idade. Como variável dependente, utilizámos o Endividamento Total. A metodologia usada nesta análise tem por base estudos empíricos fundamentais na área da estrutura de capitais, nomeadamente Rajan & Zingales (1995). Por fim, concluímos que no sector da saúde todos os fatores de estrutura de capitais analisados são estatisticamente significativos na explicação do endividamento de uma empresa, com exceção dos fatores Risco e Outros Benefícios Fiscais. Constatámos também que os fatores Crescimento e Dimensão são estatisticamente significativos nas empresas públicas. No que toca às empresas privadas, para as PME todos os fatores considerados são estatisticamente significantes, mas por outro lado, o fator Crescimento é o único determinante na estrutura de capitais das grandes empresas.
- Pairs trading : strategy refinementsPublication . Ribeiro, Ricardo Jorge Madureira; Alves, Paulo Alexandre Pimenta; Novais, João Carlos FerreiraIn this paper, we apply the pairs trading strategy, original presented by Nunzio Tartaglia in mid-80´s, for the period between 2004 and 2014, to stocks listed in the London Stock Exchange. Our trading strategy seems to be highly profitable, with an average 6-month excess return of 15.39%. The strategy also proved to have better results when faced trouble economic environments like the subprime crisis. We have implemented several add-ons to the strategy, aiming to reduce its risk. A new liquidity restriction was implemented in selecting pairs so that the strategy is not constrained by any concerns about liquidity problems. Another implementation was the creation of stop loss strategies based on number of days with losses and by loss percentage, which, however, proved to be unrewarding on the attempt to maximize the returns. On the other hand, by proving the unfeasibility of the stop loss strategies, we also proved the robustness of our strategy because we perceive that even if the return of the pair is going down for consecutive days or for a certain percentage, it ends up converging.
- Determinantes da estrutura de capitais : o caso do sector do calçadoPublication . Vaz, Sara Raquel dos Santos Rodrigues; Alves, Paulo Alexandre Pimenta; Cunha, Manuel Ricardo Fontes daO tema estrutura de capitais tem desenvolvido diversas teorias e tem sido alvo de investigação desde os primeiros estudos de Modigliani e Miller (1958). A presente dissertação tem como objectivo analisar os determinantes da estrutura de capitais, com base em diversas investigações desenvolvidas sobre o tema da estrutura de capitais. Pretende-se verificar quais os factores influenciadores do nível de endividamento de empresas do sector do calçado Português, tentado enquadrar nas teorias relacionadas com a tomada de decisão sobre a forma de financiamentos das empresas. A análise efectuada, através do modelo de regressão linear, com dados entre o ano de 2006 e 2012, indica a existência de uma relação positiva entre o endividamento e as variáveis independentes dimensão e composição do activo. As restantes variáveis independentes demonstraram não influenciar o nível de endividamento das empresas do sector do calçado. Com a elaboração deste trabalho foi perceptível que as teorias não são facilmente observáveis na realidade do nosso país inclusive que, para a variável outros benefícios fiscais para além da dívida, não tem qualquer impacto no endividamento da amostra, ao contrário do que era expectável indo também contra a teoria de trade-off.
- Consultoria de gestão das “Big Four” : estratégia de abordagem às PME'sPublication . Queirós, João Manuel de Pinho; Marques, Luís Manuel DionísioA indústria da consultoria de gestão, conhecida entre outros aspectos, pelo seu impressionante ritmo de crescimento e expansão, começa a dar os primeiros sinais de estagnação, o que poderá impactar de sobremaneira as “Big Four” que em larga medida dependem das receitas obtidas com estes serviços para crescer, dada a representatividade cada vez maior das receitas obtidas com consultoria de gestão no volume total de negócios. Dada a relevância que as “Big Four” adquirem no panorama socioeconómico português, não tanto pelo seu volume de negócios mas mais pelos serviços que prestam e pelos níveis de recrutamento e formação de pessoas, torna-se importante que se desenvolvam estratégias para garantir o seu crescimento. Uma vez que estas empresas se focam quase exclusivamente na prestação de serviços às empresas de grandes dimensões, admite-se que a solução para o crescimento das “Big Four” possa estar na procura activa de oportunidades junto das PMEs (ver secção 1.1.2 para critérios de diferenciação das empresas). No entanto alguns estudos apontam para a resiliência dos gestores das PMEs em contratar estes serviços, ora por causa de questões culturais, ora por causa da fraca qualidade dos consultores. Contudo, a realidade em Portugal parece contrariar estes achados. Tendo em conta a quota de mercado das “Big Four” e o elevado número de empresas de consultoria registadas em Portugal, é razoável admitir que as PMEs contratam serviços de consultoria a pequenos escritórios de consultoria. Isto apesar dos estudos que referem que os grandes escritórios de consultoria possuem melhores competências para lidar com os problemas característicos das PMEs e não os pequenos escritórios, especialistas numa determinada matéria. Assim, o objectivo deste trabalho é identificar e analisar os factores que PMEs valorizam num serviço de consultoria de gestão ao mesmo tempo que se estudam os motivos pelos quais PMEs não recorrem aos serviços de consultoria dos grandes escritórios. Pretende-se desta forma oferecer uma linha orientadora às “Big Four” na sua estratégia de abordagem às PMEs, analisando-se ainda a sua concretização através da prestação de serviços sob a forma de avença mensal. Para tal e tendo em conta as conclusões retiradas dos estudos apresentados, iremos numa primeira fase avaliar a qualidade dos serviços de consultoria de gestão em Portugal e, numa segunda fase, os factores que são mais valorizados num serviço de consultoria na óptica do cliente PME. Por causa da facilidade de língua e de alavancagem dos conhecimentos adquiridos do autor do trabalho sobre a cultura empresarial, o estudo foca-se exclusivamente nas PMEs registadas em Portugal abordando a sua relação com as empresas de consultoria de gestão, nomeadamente as empresas de consultoria de gestão do grupo “Big Four”. Estas empresas de consultoria foram incluídas no âmbito deste estudo não só devido ao seu relevante papel económico e social no país mas também porque o seu grupo está perfeitamente definido e é amplamente reconhecido no meio empresarial. Adicionalmente, enquanto colaborador numa “Big Four”, para além da facilidade de acesso a recursos importantes, é pretensão do autor deste trabalho que o seu estudo possa ajudar a desenvolver de forma directa a sua empresa de consultoria e de forma indirecta todas as PMEs que com ela possam vir a estabelecer relações. De forma a atingir os objectivos do trabalho, foi desenvolvida uma metodologia própria suportada em 3 etapas distintas: (1) levantamento bibliográfico, (2) entrevistas exploratórias e (3) inquérito às empresas. A análise dos resultados obtidos através da aplicação das diferentes metodologias demonstrou que existe um desinteresse mútuo entre “Big Four” e PMEs. Por um lado, e de acordo com as entrevistas realizadas, as “Big Four” focam-se quase exclusivamente em grandes empresas devido (1) ao seu poder económico, que diminui o risco do negócio, (2) complexidade operacional e organizacional, que aumenta a probabilidade de necessitarem dos serviços das consultoras e (3) o prestígio e visibilidade que trabalhar com grandes empresas proporciona, não só à empresa consultora como ao próprio consultor. Por outro lado, o resultado dos inquéritos demonstrou que as PMEs estão bastante satisfeitas com os serviços de consultoria de gestão que lhes são prestados pelas pequenas consultoras, diferenciando-as dos grandes escritórios não só por causa da relação qualidade/preço dos serviços, mas também pela percepção de que o conhecimento que o consultor possui da sua realidade empresarial é superior e mais pertinente do que o de um consultor de uma “Big Four” e ainda, pelo relacionamento que conseguem estabelecer com ele não só a nível pessoal mas também a nível profissional. Assim de acordo com os dados obtidos, a estratégia de abordagem das “Big Four” deverá focar-se no desenvolvimento da sua oferta de serviços em torno de três factores críticos: (1) incrementar a relação qualidade/preço principalmente através da redução do custo dos serviços, (2) melhorar os níveis conhecimento dos consultores ou veicular de forma mais eficiente esse conhecimento e (3) apostar no relacionamento mais próximo com a empresa-cliente. Tal pode ser conseguido através de um serviço de consultoria de gestão sob a forma de avença mensal, uma forma de prestação de serviços que de acordo com os consultores entrevistados apresenta desafios consideráveis, mas que outras profissões conseguiram contornar e implementar com sucesso. É um método de prestação de serviços que nenhuma empresa do grupo das “Big Four” até agora desenvolveu mas que seria amplamente aceite pelo mercado das PMEs.
- Relatório de estágio de cuidados paliativos no South Adelaide Palliative Services : Austrália Meridional : 2014Publication . Silva, José António Pais; Swetenham, Cattherine; Currow, DavidA practical component was felt to be essential to make theory and practice meet in Palliative Care, at all levels, even after directed postgraduate studies. As such, I opted to undergo a 9 week Palliative Care internship in a reference institution – South Adelaide Palliative Services (SAPS), from July to September 2014 in Adelaide, South Australia. This institution offers hospice, outpatient, hospital consultancy and home care services. Additionally, it is famous for conducting good quality research in Palliative Care. An internship was thus carried out with the aim of improving symptom control options, psychosocial understanding and management principles, namely communication of bad news and service structure observation. Furthermore, a research project concerning the symptomatic control of dyspnoea was also carried out. All components of care were visited and in all of them fruitful discussions with in-matter specialists were held. Schedule flexibility was possible to allow for objective completion and, at a certain point, to satisfy a personal inclination for a certain area. This practice had multiple implications in my professional life as a medical Oncology registrar: It allowed me to feel much more comfortable in dealing with partially refractory symptoms and to gain perspective on the typical course of disease in some pathologies. Additionally, communication skills were greatly improved by being able to see some conversations that would challenge the status quo of practicing medicine in Portugal and adapting them to our culture. The research project resulted in a paper being submitted, and is now awaiting reviewer’s comments. All in all, the proposed objectives were met and fulfilled, with the necessary limitations, and the experience was considered very fruitful on all levels.
- Cuidar o futuro : renovar o rosto dos jovens, educando para uma revolução do coração : contributo de Educação Moral e Religiosa Católica para o desenvolvimento integral dos jovensPublication . Lopes, Lúcia Margarida Morgado; Varanda, Maria Isabel Pereira
- Estrutura de capitais das médias empresas do sector imobiliário portuguêsPublication . Pedro, João Valente Sousa Marques; Alves, Paulo Alexandre Pimenta; Cunha, RicardoO presente estudo visa analisar a estrutura de capitais das médias empresas do sector imobiliário Português no período de 2007 a 2012. Neste sentido, examinámos o sector imobiliário de acordo com os seus quatro subsectores inerentes: promoção imobiliária, construção, compra e venda de bens imobiliários e arrendamento de bens imobiliários. Os quais, comparámos em duas vertentes com outro sector de significativa relevância no tecido empresarial Português, o sector industrial transformador. A primeira vertente surge da comparação entre o sector imobiliário como um todo e o sector industrial transformador; a segunda vertente surge da comparação entre o subsector da construção e o sector industrial transformador. Para isso verificámos se as correlações existentes, positivas ou negativas, obtêm alguma semelhança no que respeita ao endividamento, para os períodos em análise e para os diferentes sectores estudados. Na primeira vertente para as variáveis Dimensão, Rendimento e Idade, existe uma influência semelhante em termos de correlação, entre as variáveis anteriormente referidas e o endividamento total e de médio longo prazo nos dois sectores. No endividamento total não podemos rejeitar a hipótese que a variável Idade tem o mesmo impacto nos dois sectores. No endividamento de médio e longo o mesmo facto surge para a variável Dimensão e Rendimento. Na segunda vertente verificou-se que para a Idade, Rendimento e Dimensão foram obtidas correlações semelhantes entre as variáveis mencionadas e o endividamento total e de médio longo prazo para ambos os sectores. No endividamento total não nos é possível, rejeitar a hipótese, de que o Rendimento e a Idade têm o mesmo impacto nos dois sectores. Quanto ao endividamento de médio e longo prazo para as variáveis Dimensão e Rendimento também não nos é possível rejeitar a mesma hipótese.