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- Escola profissional : uma escola inclusiva assente na pedagogia diferenciada?Publication . Figueiredo, Maria Benedita Moreira Campos Furtado; Ribeiro, Célia dos PrazeresEste trabalho, ao descrever e analisar as características da pedagogia moderna e o “inovador” (viagem com 25 anos) modelo educativo e formativo preconizado para as escolas profissionais, designadamente a aplicação da estrutura modular nos cursos profissionais, apresenta igualmente as dificuldades e constrangimentos de implementação do currículo modular que contribuem para o insucesso educativo. Deste modo, sendo a pedagogia diferenciada um dos fatores para o sucesso dos cursos profissionais, é urgente uma reflexão sobre novos instrumentos pedagógicos adequados aos diferentes ritmos de aprendizagem, assim como, um trabalho transdisciplinar fruto da colaboração e articulação entre a equipa pedagógica, de modo a que o currículo modular seja difundido e os ritmos flexíveis de aprendizagem sejam respeitados. Face ao exposto, foi nosso objetivo analisar as práticas pedagógicas dos professores das escolas profissionais e o modo de aplicação da estrutura modular, nomeadamente, a utilização da diferenciação pedagógica e o abandono da metodologia tradicional, das conceções uniformizadoras do passado. Definimos como estratégia de investigação uma metodologia quantitativa, descritiva e correlacional, centrada num questionário aplicado a uma amostra não probabilística por conveniência, constituída por 108 professores de 5 escolas profissionais do distrito de Viseu. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que, embora os professores estejam conscientes da necessidade de modificar as suas práticas pedagógicas, as variáveis em estudo revelaram-se inadequadas, designadamente os métodos de ensino e aprendizagem, o trabalho colaborativo entre professores, as aulas de apoio/ recuperação de módulos e a metodologia de avaliação dos alunos. Deste modo, os resultados indicam que há ainda um caminho a percorrer para que a escola se torne uma organização inclusiva, reflexiva e aprendente, com a responsabilidade de se pensar e de melhorar continuamente, refletindo e analisando as suas práticas, perspetivando o sucesso escolar dos seus alunos.
- Prática com modelo de ensino inclusivo aplicado à disciplina de Educação Visual numa turma do 8º anoPublication . Alves, Mónica Alexandra Afonso; Palhinha, Maria Helena CardosoO tema que orientou a construção deste relatório de estágio foi a educação inclusiva e a gestão da diversidade dentro da sala de aula. As salas de aulas atuais são uma interseção de alunos com diferentes famílias, culturas, géneros, religiões, meios socioeconómicos, etnias, línguas, ritmos e estilos de aprendizagens social que impõem mudanças na procura de soluções pedagógicas apropriadas Num primeiro momento, aprofundaram-se as questões da inclusão através da revisão da bibliografia. Num segundo momento, delineou-se o Modelo de Intervenção Pedagógico implementado. Este procedimento constou de três fases principais: exploração, planificação e implementação da unidade didática “Livro Colaborativo”. Na primeira fase, foi analisado o contexto onde iria decorrer esta intervenção. Tendo em conta a sua importância para o tema em estudo, a inclusão, foi aplicado e analisado um teste sociométrico. Na segunda fase pretendemos estruturar atividades em articulação com as estratégias que promovessem uma prática inclusiva, nomeadamente planificar atividades que promovessem aprendizagens colaborativas através da ilustração de um livro colaborativo sobre o tema “Afetos”. Na terceira fase, descreveu-se as práticas letivas implementadas. Num terceiro momento, são apresentados e analisados os resultados obtidos através da observação participante (diário de bordo) e não participante (grelha de observação feita por um terceiro elemento) bem como da aplicação de questionários aos alunos do grupo alvo. Esta análise permitiu-nos concluir que esta intervenção, baseada em estratégias inclusivas e no trabalho colaborativo entre pares, contribuiu para modificar problemas de comportamento. Assim, a turma obteve resultados positivos, tornando-se alunos empenhados, colaboradores e solidários.
- Vulnerability in recreational settings: the city of Porto, PortugalPublication . Carvalho, M. C.; Araújo, I.; Brotto, A.; Gonçalves, S.; Pinto, M. J.; Rocha, I.; Rodrigues, T.; Soares, M.; Teixeira, J.; Brito, I.; Mendes, F.Between April and June 2015 a data collection process took place that aimed to contribute to the characterization of vulnerability in recreational settings in the city of Porto. These data contribute to a larger project that aims to characterize vulnerability in a number of Portuguese and Portuguese speaking cities. A total of 7 Porto nightlife areas were observed, including 4 downtown Porto sites (Piolho - outdoors, Piolho – indoors, Galerias – indoors, Túnel de Ceuta – indoors and outdoors), the Ribeira area, a party at a disco associated with university students at an industrial area, and a large scale annual festival for university students (Queima das Fitas). Data include over 53 images (photo voice), n=11 structured interviews, n=7 structured observation instruments and content of 1 focus group (world café) with participation of n=11 young adults (ages 20-28, graduate or post- graduate students, or recently graduated professionals). Data were analyzed through a content analysis procedure that identified vulnerability dimensions and recommendations offered to deal with those vulnerabilities. Ideal nights to go out varied from Thursday to Monday. The considerable growth of tourists in the city was identified as a major factor for the recent increase of nightlife offer.
