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- Revisão sistemática da literatura : instrumentos de avaliação de sintomas em cuidados paliativosPublication . Cruz, Ângela Maria Rodrigues Fernandes da; Capelas, Manuel Luís VilaÉ consensual que a uniformização de instrumentos de avaliação de sintomas em cuidados paliativos facilita a comunicação e promove a melhoria dos cuidados. Contribuindo para essa uniformização em Portugal pretende-se conhecer quais os instrumentos mais frequentemente utilizados em investigação em cuidados paliativos no período de Fevereiro de 2000 a Fevereiro de 2014 para avaliação da astenia/fadiga, dispneia e tosse, e se estes estão validados para a população portuguesa. Método: Revisão sistemática da literatura realizada em 2014 utilizando as bases de dados eletrónicas, Pubmed e EBSCO. Resultados: Selecionadas 49 publicações relativas à astenia/fadiga. Identificados 19 instrumentos diferentes (5 unidimensionais,10 multidimensionais e 4 de qualidade de vida). Selecionadas 31 publicações relativas à dispneia. Identificados 8 instrumentos diferentes (3 unidimensionais, 2 multidimensionais e 3 de qualidade de vida). Selecionadas 4 publicações relativas à tosse. Identificados 3 instrumentos diferentes; 2 multidimensionais e 1 de qualidade de vida. Conclusão: Relativamente à astenia/fadiga e à dispneia a maioria dos estudos utilizou instrumentos de avaliação unidimensionais destacando-se a Edmonton Symptom Assessment Scale (ESAS) e a Visual Analogue Scale (VAS) respetivamente. O total de publicações relativas à tosse não permitiu com evidência garantir tais conclusões. Quanto à validação para Portugal dos instrumentos identificados, existe espaço para melhoria.
- Marketing digital na promoção de um destino turístico : o caso da cidade do PortoPublication . Castro, Sandra Raquel Nogueira; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eO propósito deste trabalho é dar uma contribuição em termos teóricos e práticos sobre a importância das ferramentas de marketing digital na promoção do destino turístico Porto. Numa altura em que a internet tem um lugar privilegiado na obtenção de informação e existe uma grande competitividade entre destinos turísticos, uma forte presença online é essencial na estratégia de promoção, sendo que esta pode ser potenciada através de adequadas técnicas de marketing digital. O estudo do caso do Porto torna-se particularmente relevante já que o destino assiste a um verdadeiro boom turístico e corre o risco de estagnação se entretanto não se revitalizar. Uma adequada estratégia de marketing digital pode ter um papel decisivo neste âmbito, por atuar no canal mais relevante em termos de promoção turística. Aplicando o modelo de análise proposto, construído com base na revisão da literatura, foi possível concluir que as técnicas de SEM (paid search e SEO) e publicidade display são as mais eficazes na captação de tráfego para o portal/site do destino. Adicionalmente, a integração destas estratégias com conteúdo relevante (informação, narrativa, vídeos, imagens e ofertas comerciais) é essencial para proporcionar uma experiência de navegação memorável. Outra questão relevante é a personalização da oferta, que pode ser conseguida através da qualificação dos utilizadores, recolhendo dados através do feedback e aplicações das redes sociais. Posteriormente esta informação pode ser usada em campanhas de e-mail marketing ajustadas ao perfil de cada turista.
- Motivações do consumidor da indústria dos serviços de saúde : para a interação com as marcas dos serviços de saúde, no FacebookPublication . Ferreira, Maria Pacheco da Cunha de Moura; Machado, Joana Pinto Leite César; Campos, João Luís Andrade Serra Moreira deO principal objetivo desta dissertação é estudar as motivações do consumidor da indústria dos serviços de saúde para interagir com as marcas de saúde, no Facebook. Os consumidores desta indústria apresentam algumas particularidades que os diferenciam dos consumidores de outros mercados e, assim, através da Revisão da Literatura, procuramos compreender o que influência este consumidor a interagir com as marcas dos serviços de saúde, no Facebook. De forma a estudar a influência das motivações apresentadas na literatura – identidade pessoal, influência social, procura por informação, remuneração e confiança – em conjunto com os fatores que influenciam a interação dos consumidores com as marcas de saúde, no Facebook – como o género, a idade, o nível educacional, o nível de rendimento e o estado de saúde – um estudo exploratório quantitativo foi desenvolvido e aplicado online a 316 indivíduos. Esta investigação também procurou compreender a importância das marcas dos serviços de saúde, no Facebook, assim como os diferentes tipos de interação entre os consumidores e as marcas de saúde. Os resultados apontam para a existência de associações positivas entre as motivações referidas; e evidenciam a existência de diferenças significativas no que diz respeito ao que motiva os consumidores, de diferentes géneros, a interagir com as marcas, nomeadamente no que diz respeito à influência social; e diferenças face à presença destas marcas, no Facebook, relativamente à confiança. Este estudo demonstrou que os respondentes ainda não se sentem confortáveis em interagir com as marcas dos serviços de saúde através desta plataforma, e aqueles que interagem, fazem-no ao nível do consumo e contribuição de conteúdo, criados pela marca ou por outros consumidores.