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- O uso das TIC em contexto educativo : estudo de caso sobre as perceções dos docentes de Matemática do 3º ciclo em Escola de Setúbal relativamente ao uso das TIC em contexto educativoPublication . Silva, Leonel António Rato Garcia da; Lagarto, José ReisA sociedade atual rege-se por tempos de profunda transformação tecnológica. Estas transformações tecnológicas podem alterar significativamente o modo de viver da sociedade. O contexto educativo não é imune a estas alterações. O Plano Tecnológico Nacional, implementado em 2007, parece ter permitido um aumento significativo do número de computadores nas escolas. Para Loureiro et al. (2010), a utilização das TIC nas escolas portuguesas é já uma realidade para a maioria dos alunos e para alguns professores. Esta nova realidade poderá abrir caminho para um novo mundo, pleno de espaços comunicacionais enriquecidos. O professor tem acesso fácil à informação e os novos recursos ao seu dispor prefiguram elevadas potencialidades para o ensino. O uso das TIC tem sido ao longo dos anos objeto de várias investigações, mas não é ainda um dado adquirido que os estudantes aprendam mais e melhor com os computadores, mas sim que os estudantes aprendam a pensar de outras maneiras (Jonassen, D. 1996). Conhecer as perceções que os docentes têm relativamente ao uso das TIC em contexto de sala de aula poderá ser relevante na transmissão de conhecimentos e na determinação de caminhos que possam ser indutores de aprendizagens. As percepções, quando consciencializadas, poderão eventualmente ser um fator importante na promoção de alterações na prática pedagógica dos docentes. Com o presente estudo, apresentamos as perceções dos professores de matemática do 3ºciclo de uma escola de Setúbal, relativamente ao uso das TIC em contexto educativo. Identificamos barreiras na escola à sua utilização e a forma como integram as atividades com TIC no currículo. Pretende-se, através das respostas às questões formuladas, promover mudanças que ajudem a escola a rentabilizar os seus recursos e a reforçar o uso das TIC por parte dos docentes, no contexto ensino/aprendizagem.
- Espiritualidade e bem-estar subjetivo em familiares cuidadores de idosos com dependência físicaPublication . Roldão, Liliana Isabel Faria; José, Helena Maria Guerreiro; Vieira, Cristina Maria Alves MarquesIntrodução: O envelhecimento populacional é um fenómeno atual e global, com repercussões sociais e económicas que têm gerado sequelas na saúde e bem-estar das pessoas, das famílias e das comunidades. As incertezas resultantes do processo de cuidar, o medo e insegurança na execução de cuidados e a alteração de papéis sociais, são fatores geradores de sobrecarga do cuidador. Neste contexto, a espiritualidade é considerada um importante componente terapêutico em cuidados de saúde, sobretudo como estratégia para lidar com situações de exigência interna ou externa, geradoras de sobrecarga e stresse. Diversos estudos demonstram que a espiritualidade ajuda a encontrar significado e sentido para a vida e a lidar com as incertezas do futuro de uma forma mais eficaz. Objetivos: Verificar se existe relação entre espiritualidade e bem-estar subjetivo, em familiares cuidadores de idosos com dependência física; Conhecer os níveis de espiritualidade e de bem-estar subjetivo, dos familiares cuidadores de idosos com dependência física; Avaliar a relação entre as variáveis sociodemográficas e satisfação com a vida, afetividade positiva e afetividade negativa e espiritualidade e determinar a natureza da relação entre espiritualidade e bem-estar subjetivo em magnitude e orientação. Métodos: Estudo de natureza quantitativa e do tipo observacional, transversal, descritivo-correlacional. Utilizou-se um questionário constituído pela Satisfaction With Life Scale - PT (Simões, 1992), Positive and Negative Affect Schedule (Simões, 1993) e Spiritual Assessment Scale (Rego, 2007), com uma amostra do tipo não probabilística acidental. Resultados: Participaram 103 familiares cuidadores de idosos, com média de idade de 67.75 anos, maioritariamente do sexo feminino, e esposas em 55.3% dos casos. A média de satisfação com a vida foi de 14.10, de afetos positivos de 39.19, de afetos negativos de 29.09 e de espiritualidade de 72.84. Observou-se correlação significativa e positiva entre bem-estar subjetivo e espiritualidade e aumento do nível da espiritualidade e do bem-estar subjetivo em função da religiosidade dos familiares cuidadores. Conclusões: Estes resultados evidenciam a necessidade e a responsabilidade dos enfermeiros na assistência espiritual aos pacientes. A adoção de estratégias para promover o bem-estar espiritual deverão ser adequadas sempre que se determina uma resposta complexa, que não se reduz ao tratamento farmacológico. As intervenções são determinantes para a promoção de elevados níveis de bem-estar subjetivo do familiar cuidador, ou seja, ao promover a espiritualidade, serão elevados os níveis de satisfação com a vida, a promoção de afetos positivos e a diminuição de afetos negativos.
- Construindo o futuro, refletindo sobre o passadoPublication . Fernandes, Ana Isabel Pereira de Sá; Coelho, Sílvia Patrícia FernandesO presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico – Cirúrgica do Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Católica Portuguesa, Porto. O relatório demonstra o percurso percorrido nos diversos locais de estágio focando as principais atividades e competências desenvolvidas, pensamentos e reflexões, respetivamente no módulo I: Serviço de Urgência, Módulo II: Unidade de Cuidados Intensivos e Módulo III: Pré hospitalar – Instituto Nacional de Emergência Médica. Tendo como finalidade servir de instrumento para certificação das competências técnicas, humanas, relacionais e comunicacionais como enfermeira especialista em enfermagem médico-cirúrgica e para obtenção do grau de mestre. A metodologia adotada foi a descritiva e reflexiva, alicerçada em pesquisa bibliográfica predominantemente, publicada nos últimos cinco anos e que auxiliaram na fundamentação das reflexões e ações realizadas. O relatório espelha, os contributos, as grandes aprendizagens e os trabalhos realizados, nomeadamente, dois artigos de revisão referentes ao tema distanásia nas Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes e o burnout nas Equipas do Pré Hospitalar. Elaboração de um guia de bolso sobre o Dispositivo Intraósseo, realização de três estudos de caso, dois referentes ao atendimento ao doente politraumatizado em contexto Serviço de Urgência e Pré Hospitalar, o outro sobre morte cerebral. Em conjunto com uma colega de curso, foi realizado um vídeo-projeto para a sensibilização da população face à aproximação de um veículo de emergência e um flyer de Boas Festas para felicitação à população, pelo Instituto Nacional de Emergência Médica. Estes trabalhos permitiram o autoconhecimento e reflexão bem como contribuíram para o crescimento, desenvolvimento e consolidação das competências definidas pelo Regulamento das competências comuns do enfermeiro especialista da Ordem dos Enfermeiros.
- O ensino de línguas baseado em tarefas : proposta de uma unidade didática a partir da utilização de meios audiovisuais nas aulas de língua espanholaPublication . Ferreira, Carla Isabel Vieira; Sueiro Justel, JoaquínA sociedade atual é apelidada de sociedade do conhecimento e da informação. Face a esta realidade e às exigências que esta sociedade impõe à escola e aos docentes, torna-se obrigatório que os professores se adaptem a estas alterações e utilizem, além do manual adotado, outros materiais didáticos, tais como os audiovisuais. Também os métodos de ensino de línguas foram evoluindo ao longo do tempo e, na atualidade, o ensino de línguas baseado em tarefas ou enfoque por tareas é o mais recente e o mais utilizado na aprendizagem de línguas estrangeiras. Neste trabalho de investigação, pareceu-nos assim pertinente equacionarmos se é possível e vantajoso aplicar o enfoque por tareas, através da utilização de materiais audiovisuais. Deste modo, a partir da seleção e utilização em sala de aula de alguns materiais audiovisuais, procurámos planificar e propor uma unidade didática baseada em tarefas, que nos conduzisse à concretização de uma tarefa final, partindo do princípio que esta relação entre a utilização de recursos audiovisuais e a aplicação deste modelo de ensino de línguas teria imensas vantagens, dado que promoveria a aprendizagem da língua espanhola e tornaria as aulas muito mais motivadoras, tanto para os discentes como para os professores.