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- Revitimização, perda de recursos e perturbação pós-stress traumático nas mulheres portuguesas utentes da consulta de planeamento familiarPublication . Guimarães, Sara Mendes Martins; Costa, Eleonora Cunha VeigaO trauma infantil constitui um grave problema de saúde pública que ameaça a segurança, dignidade e desenvolvimento biopsicossocial e afetivo da vítima, com impactos psicossociais negativos que ressoam na idade adulta. A presente investigação teve como objetivos analisar as diferenças entre as mulheres vítimas de trauma infantil e mulheres sem trauma ao nível da perda de recursos psicossociais, da Perturbação de Stress Pós-Traumático (PSPT) e da revitimização, tal como a relação entre as variáveis e respetivos preditores, numa amostra de 767 mulheres, utentes da consulta de planeamento familiar dos cuidados de saúde primários. Os resultados revelam que as mulheres vítimas de trauma infantil sofrem maior perda de recursos, PSPT e revitimização em comparação com as mulheres que não foram vítimas. Especialmente o abuso sexual infantil está associado à presença de PSPT, verificando-se também uma associação semelhante entre as vítimas de violação e assédio sexual e a PSPT, constatou-se ainda que estas vítimas tendem a sofrer de ambas as formas de abuso (assédio sexual e violação). Verificou-se que a tentativa de ameaça sexual está associada ao assédio sexual na idade adulta, sugerindo que as mulheres tendem a experienciar as duas situações. A análise de regressão logística permitiu verificar que dos distintos tipos de trauma infantil, o abuso sexual constitui o mais forte preditor para a presença de PSPT, com o modelo a explicar cerca de 50% da variância. Análises exploratórias revelaram que quanto maior é a gravidade do trauma infantil menor é o rendimento anual e maior é o número de filhos. Este estudo pretende contribuir para a criação de programas futuros de intervenção nas vítimas de mau trato infantil com o objetivo de tratar as mulheres com PSPT, evitar a revitimização e amortecer a perda de recursos. Sugere-se que em pesquisas futuras se comtemple a realização de estudos longitudinais possibilitando assim, estudar as mudanças de estado que ocorrem na população durante o período em que esta é seguida, permitindo estudar a incidência do trauma.
- A reconciliação segundo 2 Cor 5,14-21 : a iniciativa da bondade divina em favor da humanidadePublication . Bizimenyera, Célestin; Carvalho, José Carlos da Silva
- Potencialidades da realidade aumentada no ensino e aprendizagem : um estudo com alunos do 7º ano de escolaridadePublication . Costa, Maria Alcide de Castro Fernandes Dias da; Cruz, SóniaO trabalho aqui apresentado foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada incluída no mestrado de Ensino da Informática da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga. O presente trabalho situa-se na linha das preocupações que nos remetem para a problemática da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no sistema educativo e como estas podem influenciar o ensino/aprendizagem, em particular, o uso da tecnologia da RA em educação não superior. Tendo consciência do grande desafio que exige a conciliação das metodologias tradicionais de ensino e aprendizagem com as novas tecnologias digitais, com o objetivo de motivar para a aprendizagem, realizamos durante a Prática Ensino Supervisionada um estudo de investigação9ação. Este estudo visa analisar o impacto de uma tecnologia em franco desenvolvimento 9 Realidade Aumentada (RA) - em contexto escolar, procurando compreender como pode a RA possibilitar uma maior consolidação, interesse e empenho na aprendizagem, bem como compreender o potencial da ferramenta na forma de transmitir conhecimentos em diversas áreas de conhecimento. Esta tecnologia apresenta um grande potencial em muitas áreas e na educação especialmente. Tende a tornar-se numa ferramenta facilitadora do ensino/aprendizagem, levando o aluno a ser criador no que diz respeito à sua aprendizagem. Existem duas abordagens possíveis para o desenvolvimento de aplicações de Realidade Aumentada: a primeira é fazendo uso diretamente de programação e a segunda fazendo uso de uma ferramenta de autoria de RA. Por dispensar a necessidade de se ter conhecimentos de programação, esta segunda abordagem é a mais acessível para a maioria dos docentes, pelo que também nós optamos pela ferramenta de autoria 9 FLARAS a fim de demonstrar como qualquer docente pode potenciar nas suas salas de aula a tecnologia. Este trabalho evidencia, igualmente, o trabalho e reflexão feita sobre o ano em que realizamos a PES, quer a nível letivo, não letivo e de relevo académico, bem como o nosso entendimento do ser professor refletindo sobre as dimensões inerentes à docência. Este trabalho termina com uma reflexão sobre as conclusões alcançadas mas em relação à utilização de Realidade Aumentada como um instrumento escolar, quer a reflexão sobre o trabalho desenvolvido na escola que nos acolheu e o entendimento pessoal daí criado.
- Biosorption of fluoroquinolones by activated sludge and aerobic granules sludgePublication . Ferreira, Vanessa R. A.; Amorim, Catarina L.; Cravo, Sara M.; Tiritan, Maria E.; Castro, Paula M. L.; Afonso, Carlos M. M.Antibiotic residues have been detected in various environmental matrices, such as surface water and even drinking water. Although present at low levels (μg/L, ng/L), many antibiotics are bioaccumulative, pseudo-persistent and can promote resistance/alterations in bacterial populations [1]. Recent studies on antibiotics removal by activated sludge (AS) and aerobic granules (AGS) show biosorption as the dominant process, determining the fate of these micropollutants [2-3]. In this work the biosorption of three widely used fluoroquinolones (FQ) - ofloxacin (OFL), norfloxacin (NOR) and ciprofloxacin (CPF) - to AS and AGS was evaluated. A High Performance Liquid Chromatography with Fluorescence Detection (HPLC-FD) method was validated and used to follow the biosorption of the target FQ. Data obtained in this study contribute to a better comprehension of FQ biosorption behavior in AS and AGS. At pH 7 AS showed better performance to biosorb OFL, NOR and CPF than AGS. The higher biosortion capacity of AS was probably due to the negative charge on its surface, evaluated by a zeta potential of -25.65 mV, at pH 7. OFL was the less biosorbed, both onto AS and AGS, because this FQ at pH 7 is mainly present in its anionic form. The equilibrium data for AS showed a better fit to the Langmuir model, while the model that presented better fit for AGS was the Freundlich model. The FQ could be desorbed from AGS at pH 3, pH 8 and pH 9 whereas at pH 4 the biosorption process was promoted.
- A inclusão de crianças e jovens com perturbações do espetro do autismo : estudo de caso de uma Unidade de Ensino EstruturadoPublication . Vieira, Ana Paula da Paixão; Vieira, IsabelAs Unidades de Ensino Estruturado surgem como resposta educativa a crianças com Perturbações do Espetro do Autismo que aponta para o desenvolvimento cognitivo e social numa perspetiva de inclusão numa escola para todos. A educação inclusiva visa garantir a igualdade de acesso e de resultados, a equidade educativa. Este estudo de caso tem por objetivo compreender de que modo as Unidades de Ensino Estruturado são um meio promotor de uma efetiva inserção escolar e social para as crianças e jovens com necessidades especiais. Reúne conhecimentos que nos chegam através da observação direta e das representações das mães dos alunos com Perturbações do Espetro do Autismo, dos diferentes atores da comunidade educativa, dos pais de outros alunos da escola e de outros técnicos de apoio a famílias e jovens com Necessidades Educativas Especiais. Estes saberes ficariam incompletos se não contemplássemos as (inter)relações entre os alunos da Unidade de Ensino Estruturado com os outros colegas da escola, bem como as relações com os restantes intervenientes da comunidade educativa e outros dados recolhidos através da observação direta. Foi possível entender que estamos no caminho da inclusão, mas ainda muito há a fazer. As diferentes formas de “olhar” e sentir a inclusão destes jovens, através da educação, são um ponto de partida para uma reflexão sobre o agir dos diferentes profissionais, no contexto educativo e social, fazendo-nos refletir sobre a atitude a tomar nos diferentes papéis. Tendo em conta as diferentes crenças dos diversos atores intervenientes neste estudo, bem como as suas representações sobre o fenómeno de inclusão, foi possível apreender que os alunos com Perturbações do Espetro do Autismo, a frequentar esta Unidade de Ensino Estruturado, são bem aceites e tolerados por todos na escola, mas constatamos que nem todos podem partilhar um lugar ao lado do colega de turma devido ao seu grau de incapacidade. Assim, deduzimos que a Unidade de Ensino Estruturado funciona, para uma parte dos alunos, como sala apoio e, para os restantes, como sala de aula.