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- Assessoria pedagógica de projectos pessoais : método para o desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagemPublication . Saraiva, Maria da Conceição Giestas Baía; Rodrigues, Manuel AlvesFormar jovens para dar resposta às orientações do Processo de Bolonha que apontam para um novo modelo de organização do Ensino Superior no que respeita aos ciclos de estudos, e simultaneamente para fazer face aos desafios da competitividade e à complexidade dos contextos dos cuidados de saúde, as Instituições de Ensino Superior necessitam de (re)pensar os planos curriculares, introduzindo unidades curriculares inovadoras. Estas últimas devem ser apoiadas em Metodologias que promovam o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais dos estudantes. O Método de Assessoria Pedagógica de Projetos Pessoais (MAPPP) é uma metodologia inovadora, baseada em pressupostos do modelo construtivista e reflexivo que segundo Rodrigues (2001) exige a docentes e discentes uma atitude de mudança no processo de ensino-aprendizagem. A presente investigação, realizada na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, teve como principal objetivo desenvolver competências pessoais e profissionais dos estudantes, através de uma estratégia de implementação do MAPPP desenvolvido por Rodrigues (2001). Para dar resposta ao objetivo do estudo elaborámos um desenho de investigação constituído por uma sequência de três estudos empíricos integrados. No primeiro Estudo Empírico, optámos por realizar um estudo do tipo descritivo de abordagem quantitativa com o objetivo de compreender os significados atribuídos pelos professores ao processo educativo no contexto da unidade curricular “Projeto de Desenvolvimento Pessoal,” a partir da sua experiência de assessoria pedagógica dos estudantes de enfermagem. No segundo Estudo Empírico foi realizado um estudo de tipo descritivo, de abordagem quantitativa que pretendeu analisar e compreender o conteúdo dos registos de autoreflexão retrospetiva e prospetiva realizados no período de 1999 a 2008, por estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem, no contexto da unidade curricular “Projeto de Desenvolvimento Pessoal”, explicitados nos Metaportfólios. No terceiro Estudo Empírico pretendemos implementar o MAPPP a um grupo específico de estudantes de enfermagem, em contexto particular da prática pedagógica, com o objetivo de os orientar para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. A informação de natureza qualitativa recolhida nos três Estudos Empíricos foi submetida a técnicas de análise de conteúdo, e os resultados desta análise foram triangulados e validados por peritos da temática, nomeadamente o professor orientador da dissertação. Para sintetizar e realçar a informação fornecida pelos dados utilizámos, também, a análise estatística descritiva. A evidência fundamental recolhida nos três Estudos Empíricos foi que o MAPPP dos estudantes se apresenta como uma alternativa pedagógica inovadora no Ensino de Enfermagem e coerente com as orientações de Bolonha (o novo modelo do Espaço Europeu de Educação). Salienta-se a importância do MAPPP para a obtenção de ganhos, em particular, no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais dos estudantes de enfermagem e, de igual modo, no aperfeiçoamento de valores axiológicos e no desenvolvimento de competências pedagógicas dos professores, no âmbito da metodologia de projeto.