Browsing by Issue Date, starting with "2015-03-23"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O papel dos gestores intermédios na liderança, organização e supervisão de professores numa escola com 3º ciclo e ensino secundárioPublication . Magro, Maria Brites da Conceição Martins; Almeida, José Maria deO nosso trabalho de investigação centra-se no papel do coordenador de departamento enquanto chefia intermédia das escolas, particularmente nas suas funções de líder que coordena e orienta um grupo de professores. Procuramos compreender qual é o papel dos gestores intermédios na liderança, organização e supervisão de professores numa escola com 3.º ciclo e ensino secundário. Como suporte teórico fundamentamo-nos em autores de referência de modo a adquirir um suporte teórico consistente, que nos auxiliou a definir o rumo mais adequado na investigação realizada, uma vez que permite estabelecer uma relação entre o conhecimento existente sobre o tema e o problema que pretendemos investigar. A metodologia adotada assenta no paradigma qualitativo, por entendermos ser a mais adequada para a prossecução do objetivo principal e tendo em conta que o objetivo fundamental do investigador é o de construir conhecimento e não de fazer julgamentos sobre um dado contexto. Entre os vários métodos possíveis de recolha de informação, optámos por utilizar a observação e por realizar entrevistas. Assim, foram realizadas observações de reuniões e entrevistados todos os coordenadores de departamento, coordenadores do terceiro ciclo e do ensino secundário, coordenador de projetos, coordenador do ensino noturno e coordenador do ensino profissional da Escola onde se efetuou no estudo. Os resultados obtidos indiciam que a maioria das coordenadoras de departamento têm conceitos idênticos sobre a promoção e reflexão sobre as práticas. A grande maioria dos entrevistados considera que a capacidade de liderança é essencial para atingir os objetivos pretendidos Constatamos que o papel de coordenador de departamento enquanto supervisor ainda não foi reconhecido nem assumido plenamente pela maioria dos coordenadores. Existem alguns constrangimentos que poderão constituir um forte obstáculo à implementação das mudanças preconizadas para o papel, funções e competências do coordenador. O desenvolvimento curricular não é prática comum entre os professores.
- Fatores de sucesso no e-commerce : uma perspetiva operacionalPublication . Leite, André Marques; Andrade, António Manuel Valente deA internet veio revolucionar a forma como se transacionam bens e serviços. Hoje em dia, já se pode recorrer a Websites de Comércio Eletrónico para efetuar compras a qualquer hora e em qualquer lugar. No entanto, são alguns os casos de Websites que devido a não optarem pelas melhores estratégias, fracassam. Este estudo teve como objetivo central identificar os principais fatores de sucesso no Comércio Eletrónico, numa perspetiva operacional, identificando também a sua importância relativa junto de um público potencialmente propenso a comprar online. A partir da revisão da literatura e numa perspetiva aplicada, chegou-se a um modelo onde foi possível identificar três dimensões fundamentais, com diversos fatores que podem condicionar o sucesso. Fazem parte deste modelo o Engagement, Convert e Retain. No que diz respeito ao Engagement, foi possível mostrar um conjunto atualizado e concertado de ações necessárias que fazem com que o utilizador seja levado até ao Website. Em relação ao Convert, foram reunidos os principais fatores que influenciam a possibilidade de um visitante concretizar uma transação ou não. Por último, o Retain onde se abordou algumas ferramentas e estratégias que fazem com que um cliente se fidelize com a marca. Com um desenho metodológico inspirado no estudo de caso realizou-se um estudo exploratório com base na aplicação de um inquérito por questionário, administrado online, e estruturado segundo as três dimensões mencionadas. Obteve-se 113 respondentes, dos quais 73 têm tendência para comprar online. Os resultados obtidos foram cruzados com os postulados da literatura e identificados os fatores correspondentes.
- Partner selection in international joint ventures : factors for the selection of partners in IJVsPublication . Oliveira, Sandro Filipe Mota Santos; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eThe growing trend for companies to focus on geographical diversification implies a decisional process of how to face the opening of new markets and how to make the entry. The International Joint Ventures (IJV) are one of the major form of market entry mode selected by companies for this internationalization process, connecting with a local partner and using his resources to achieve successful entry. The partner selection is a primary factor for achieving success in establishing a JV, since that the high degree of failure and termination of relationships between companies come from an inappropriate choice of partner with lack of a proper due diligence and potential relationship problems. For this reason we seek to understand the most important factors for the selection of a partner in an IJV, based on a case study conducted in Sá Machado SA firm especially in its process of internationalization for the Angolan market. The factors encountered in the study are in agreement with other studies subjugated to the same theme, which define the knowledge and market access as primary factors, as well as financial / logistical support and a strong operational network. Regarding the factors focused on the relationship with the partner: trust, commitment and congruent goals are the major points highlighted as important in creating an IJV and essential factors for the success of the relationship.
- Liderança feminina : o impacto dos estereótipos de género no acesso das mulheres aos cargos de liderança do topoPublication . Coelho, Ana Filipa Machado Serra; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesOs estudos que têm por base a relação de liderança e género são ainda muito recentes, não havendo resultados comparativos conclusivos do estilo de liderança masculino e do estilo de liderança feminino. A abordagem ao estudo da temática do género em Portugal é, igualmente recente, tendo-se verificado uma evolução lenta e pouco regular. Na sociedade portuguesa da atualidade, a ideia da mulher dedicada em exclusivo às tarefas domésticas, nomeadamente ao papel de mãe e educadora, desvanece-se cada vez mais. Contudo, a representação da mulher na vida familiar é, ainda, considerada como um obstáculo no acesso das mulheres aos cargos de liderança de topo. Em Portugal, a feminização do mercado de trabalho tornou-se cada vez mais forte a partir dos anos 70. A mulher ganha cada vez mais relevância no mercado de trabalho, apresentando uma atividade económica remunerada bastante acentuada. Contudo, observa-se que a presença feminina em cargos de liderança de topo em Portugal é, ainda, bastante reduzida, apesar de a percentagem de mulheres academicamente educadas ser cada vez maior. Para o recrutamento de cargos de liderança de topo, o head-hunting continua a assumir um papel de destaque, sendo, esta, a principal forma de recrutamento. Contudo, o sistema de recomendações para acesso a cargos de topo e, também, nos outros cargos, será cada vez mais a tendência. Entrevistaram-se mulheres e homens em cargos de liderança de topo que, em muito contribuíram, para as conclusões principais desta investigação.