Browsing by Issue Date, starting with "2015-03-10"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Da independência das autoridades reguladoras independentesPublication . Gonçalves, João Luís Mendonça; Silva, João Manuel Lourenço Confraria Jorge e; Machete, Pedro
- Análise e monitorização estratégica de mercado na MM+A BrandingPublication . Barbosa, Patrícia Manuela da Silva; Machado, Joana Pinto Leite CésarAo contrário do que se possa pensar, a análise e monitorização estratégica de mercado constitui um dos pilares mais importantes para a formulação e implementação de estratégias de sucesso. A rápida evolução do mercado, a intensificação da competitividade entre as empresas e as mudanças do comportamento dos consumidores levaram a que a análise estratégica de mercado passasse a ser mais do que uma fase do processo da gestão, marketing e branding, tornando-se uma fonte privilegiada de oportunidades e know-how. O estágio realizado na mm+a branding vem contribuir para o aperfeiçoamento das práticas desenvolvidas no âmbito da análise e monitorização estratégica de mercado. O resultado deste trabalho culmina num estudo de caso que permite o desenvolvimento de métodos e ferramentas de análise e aplicação de um modelo de análise - 1’Strategic Analysis Model (1’SAM) – que constitui uma ferramenta estratégica com reais contributos para a eficácia das estratégias de branding. Este modelo pode não só acrescentar valor aos futuros projetos de branding da mm+a branding, como também maximizar o valor entregue aos seus clientes.
- O sol e o peregrino em ISE : um estudo moderno da peregrinação xintoísta a ISE, no Japão do século XXIPublication . Ramos, Diogo Miguel Carvalho; Barrento, António Eduardo HawthorneA peregrinação a Ise, conhecida por Isemairi, é uma viagem que data dos finais do século VIII, nos inícios do período Heian, onde cidadãos do estrato mais elevado da sociedade se dirigiam até à cidade de Ise para venerar uma das kami mais importantes do reino, Amaterasu Ōmikami. Associada ao sol, esta divindade era considerada uma antepassada do Imperador e da família imperial, o que fazia do seu espaço sagrado em Ise, conhecido por Ise Jingū (Grande Santuário de Ise) um complexo de santuários restrito para o povo japonês. Após a sua abertura a este, em finais do século XXI, a sua importância manteve-se durante nove séculos, onde actualmente é um dos santuários mais importantes de todo o Japão. Em 2013, o Ise Jingū foi alvo de 14 milhões de visitantes, um aumento de cerca de 12 500 000 milhões quando comparado com o ano de 1886 e que, segundo as estatísticas do turismo de Ise para o período entre 1886 e 2014, nunca havia sido alcançado. Verificando-se este aumento, que deve ser visto em função da contemporaneidade e especificamente como um resultado de novas realidades ao nível da existência e utilização do tempo livre e do desenvolvimento dos meios de deslocação, colocam-se no entanto questões quanto à continuidade e à evolução do que tem sido ao longo dos séculos uma das experiências de maior dimensão ao nível do fenómeno da peregrinação no Japão, com particular importância por exemplo durante o período Tokugawa. Através da participação num programa denominado Programa de Ise, criado pela Universidade de Kogakkan em Ise, foi-me permitido passar um mês nesta cidade, junto ao Ise Jingū e do seu santuário que mais visitantes recebe por ano, o Naikū (Santuário Interior). Com o auxílio de aulas, visitas e disponibilidade por parte de profissionais e de habitantes, foi-me possível recolher informações sobre Ise, nomeadamente através de um pequeno estudo de campo, concretizado através da dedicação de quatro dias exclusivamente para a exploração e observação do Naikū e dos seus visitantes. Ao Ise Jingū encontram-se associadas três realidades distintas, religiosa, protagonizada pela crença xintoísta nos kami; patriótica, graças à divindade do Naikū da qual toda a família imperial descende; e turística, presente nos inúmeros locais da cidade que tira proveito da fama deste grande complexo de santuários para desenvolver indústrias turísticas que contribuem para o desenvolvimento e para a imagem de toda a região de Ise-Shima. Estas mesmas realidades foram escolhidas como hipóteses capazes de representar o verdadeiro motivo pelo qual inúmeros peregrinos realizam a Isemairi. Assim, a problemática desta tese centra-se nos significados por detrás da Isemairi, na tentativa de averiguar qual os motivos para a sua realização no Japão do século XXI.
- O impacto da comunicação pelo facebook no comércio tradicional : o caso do Sport Lisboa e BenficaPublication . Rodrigues, Ricardo Jorge Serrano Brasil dos Santos; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesAtravés da presente investigação, pretende-se apurar o impacto da comunicação feita através do Facebook na atenção dos consumidores e na venda de produtos do Sport Lisboa e Benfica no comércio tradicional. As principais questões exploradas são: a) As publicações do Sport Lisboa e Benfica influenciam a compra? e b) O Facebook do Sport Lisboa e Benfica dá visibilidade aos seus produtos e lojas? Para responder às questões definidas, foram utilizados métodos quantitativos: inquérito por questionário a adeptos do Sport Lisboa e Benfica utilizadores de Facebook para apurar as preferências/motivações dos adeptos benfiquistas, e com base numa análise prévia às publicações e dados da página de Facebook do Sport Lisboa e Benfica perceber o impacto a nível de alcance. Este estudo foi complementado com uma abordagem teórica sobre comunicação, marketing e social media. Neste sentido, esta investigação propõe-se a explicar a relação entre o alcance da comunicação no Facebook e as vendas no comércio tradicional do Sport Lisboa e Benfica.
