Browsing by Issue Date, starting with "2015-01-29"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Os media sociais na promoção de comunidades de aprendizagem em Física e Química : o FacebookPublication . Garrido, Ricardo Manuel Farias; Andrade, António Manuel Valente deAs competências digitais dos jovens aprendentes devem ser transformadas em forças de mudança dentro do sistema educativo. O acesso à informação e às fontes de conhecimento é literalmente permitido a qualquer hora e em qualquer lugar, suportado pela disponibilidade crescente de tecnologias móveis e maiores velocidades de acesso à Internet. A aprendizagem continua a evidenciar uma forte componente social, assente em múltiplas dimensões permitidas a comunidades que se implementam no espaço virtual onde se estimula a cooperação e fluxos de novos conhecimentos. As aplicações típicas da Web 2.0 devem ser experimentadas em processos educativos formais e informais, no sentido de estimular o espírito de autonomia e a motivação necessários para se promoverem melhores, mais amplas e mais profundas aprendizagens. A utilização do media social Facebook por uma larga maioria de jovens confere-lhe um potencial educativo inigualável; a simplicidade, a operacionalidade e o nível de interação permitido sugere que possa trazer benefícios para a aprendizagem. Experimentada a implementação de uma comunidade virtual de aprendizagem baseada no Facebook enquanto plataforma agregadora de múltiplas aplicações da Web 2.0, permitiu concluir que a interação entre os elementos da comunidade fortaleceu o espírito de pertença e de autonomia, traduzindo-se em aprendizagens mais ricas para os que se mostraram mais ativos.
- Dor crónica, distress psicológico e ajustamento conjugalPublication . Vale, Sandrine Ferreira; Costa, Eleonora Cunha VeigaSendo um fenómeno complexo e multifacetado, a dor crónica implica alterações nas atividades pessoais, profissionais e familiares de quem a experiencia. O objetivo do presente estudo empírico é avaliar em que medida as condições de dor e as relações conjugais se associam e são preditores de morbilidade psicológica em doentes com dor crónica. Participaram neste estudo 200 sujeitos diagnosticados com dor crónica, seguidos pela Unidade da Dor do Hospital de Braga. Os resultados demonstram que quanto maior a incapacidade e a intensidade da dor maiores são os níveis de distress psicológico apresentados pelos sujeitos. Semelhantemente, concluiu-se que a um menor ajustamento conjugal se encontram associados níveis mais elevados de depressão e ansiedade. As análises de regressão permitem verificar que a sintomatologia depressiva é melhor explicada pela coesão diádica do que pelas condições de dor, o que não se verifica para a ansiedade. Os resultados obtidos evidenciam assim a existência de uma associação assinável entre as dimensões do ajustamento conjugal e o distress psicológico na dor crónica, o que sugere a pertinência de estes aspetos serem considerados na prática clínica.
- The online news media's coverage of modern African terrorismPublication . Asongwed, Asaah Ndah; Santos, RogérioTerrorism has received increasing attention from scholars in the fields of media and journalism in recent years. Studies on the many relationships between terrorism and the news media abound. There is, however, a hiatus to be filled with regard to academic research that focuses on the particular case of African terrorism. It is precisely this gap that the dissertation seeks to narrow. Focus is directed towards the online news because of its increasing significance in the world of journalism, and today’s society, in general. Key journalism concepts such as framing, representation, discourse, stereotyping and bias are discussed and they find themselves at the center of the study since one of its main objectives is to define the journalistic coverage of modern African terrorism from a social constructionist perspective, taking into account the fact that one same event and phenomenon can be interpreted and constructed in several ways. With regard to the empirical section of the assignment, the coverage of two attacks on the continent by two of Africa’s most infamous terrorist organizations is analyzed: precisely, the 2013 Westgate Mall attack in Nairobi, Kenya, which was claimed by Al-Shabaab and the mass abduction of hundreds of schoolgirls in Chibok, Nigeria, the night of April 14th, 2014 by Boko Haram. Through the analysis of the coverage of these events in the online news, light is also shed on several key aspects of the dynamics of news discourse on terrorism.
- O Volkswagen Bank como “sub-marca” do grupo Volkswagen?Publication . Matos, Rita Godinho Ferreira Diogo de; Dias, PatríciaEste relatório é baseado no estágio efetuado no Departamento de Marketing da empresa Volkswagen Bank GmbH e tem como tema, o Volkswagen Bank como “sub-marca” do grupo Volkswagen. Sabendo que, cada vez mais, as marcas são vistas como um activo bastante importante para uma empresa, escolhemos como cerne da investigação a imagem do grupo, bem como procurar compreender em que consiste uma marca e a notoriedade do grupo e da marca em questão. De modo a podermos explorar a fundo as dinâmicas deste tema, foi feito um enquadramento teórico com os principais conceitos e ideias a reter para juntamente com a metodologia escolhida, nos ser possível fazer uma análise clara do tema e responder às perguntas de partida que apresentamos no início do relatório, concluindo o trabalho com recomendações que achamos importantes para a empresa, sobre a temática estudada. Com esta pesquisa conseguimos concluir que, a associação da marca Volkswagen Bank à marca Volkswagen é muito marcante, levando a que, mesmo sendo a notoriedade da primeira, quase nula, a elevada notoriedade da marca-mãe possa ser a razão para que uma pessoa seja capaz de comprar um produto Volkswagen Bank, mesmo não conhecendo a marca. Consequentemente, percebemos que a transposição de valores e imagem está subjacente a esta relação/associação, o que sustenta e justifica a opção do Volkswagen Bank em não trabalhar muito a sua notoriedade.
