Percorrer por data de Publicação, começado por "2015-01-09"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Serviço social e intervenção em cuidados de saúde primários no âmbito do Gabinete do CidadãoPublication . Condesso, Maria Cristina Morgado Serra; Branco, FranciscoO presente relatório é constituído por duas componentes principais. A primeira parte consiste num memorial da trajectória profissional da autora integrando a vertente de socialização pessoal, de socialização educacional e, finalmente, a vertente de socialização profissional. A segunda parte tem por objecto o serviço do Gabinete do Cidadão em duas Unidades de Saúde Familiar (U.S.F.) situadas em Lisboa abrangendo uma análise dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal, do Serviço Social nos Cuidados de Saúde Primários e da Intervenção do Serviço Social no Gabinete do Cidadão. Integra igualmente esta segunda componente um estudo empírico de natureza quantitativa relativo quer às reclamações, quer aos elogios, relativos aos serviços e profissionais das referidas unidades de saúde nos anos de 2012/2013, quer ainda do trabalho do Serviço Social junto dos serviços da Gabinete do Cidadão e a consequente, e futura, melhoria dos mesmos serviços a partir dos resultados examinados. Os resultados apontam para as seguintes conclusões: o Serviço Social nos serviços do Gabinete do Cidadão exerce um papel de mediador através de uma intervenção ao nível psicossocial e sociopolítico. Num contexto de multiplicidade de saberes, verifica-se que a intervenção do Assistente Social junto dos serviços ajudou à sua humanização, tal como colaborou na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos ao utentes, bem como se apresentou como elemento próximo de todas as classe profissionais, disponível a informar e colaborar na melhoria dos serviços a serem colocadas em prática em beneficio dos utentes, igualmente defendendo os direitos de cidadania dos utentes e procurando pensar projectos futuros em benefícios destes, quer nos serviços de saúde prestados, quer na comunidade em que os utentes se encontram integrados.
- Marketing no combate à pobrezaPublication . Reis, Adriana Branco; Silva, Susana Costa eA sociedade atual apresenta inúmeras assimetrias quanto à distribuição da riqueza e acesso aos recursos. Nos últimos tempos, assiste-se ao agudizar das desigualdades na medida em que se verifica um desfocar crescente nas orientações e decisões políticas, privilegiando a óptica mercantilista em detrimento da coesão social, da sustentabilidade das famílias, do desenvolvimento socioeconómico e da promoção do bem-estar geral. Nesta dissertação, propõe-se estudar a importância do marketing e das suas estratégias, nomeadamente do marketing social, como ferramenta no combate às desigualdades sociais, no aumento da responsabilidade social e na promoção de novos comportamentos junto dos diferentes intervenientes – Governos, Empresas Privadas, Terceiro Setor e Sociedade/Consumidor. Apresenta-se, neste contexto, um estudo de caso que pretende demonstrar a aplicabilidade dos princípios do marketing social e a adoção de soluções inclusivas, junto de uma faixa da população mais carenciada, num país e numa cidade de padrões de desenvolvimento consideráveis. Através da realização de 17 entrevistas semiestruturadas aos intervenientes do Horta à Porta da Lipor, foi possível reconhecer novos padrões comportamentais, como o combate ao sedentarismo, o aumento do rendimento disponível, formação em novas áreas, promoção de hábitos de partilha e de solidariedade, incentivo à reinserção social e promoção da saúde física e mental.
- O contrato público como operação de concentração de empresas : uma perspectiva procedimentalPublication . Pereira, Beatriz de Carvalho Pinto; Eriró, Vera
