Percorrer por data de Publicação, começado por "2014-12-11"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Atuação dos auditores nas entidades públicas : o estudo de caso nos municípiosPublication . Aguiar, Daniela Rodrigues Martins Amorim; Correia, Maria Luisa C. F. L. Castro AnacoretaA finalidade de uma auditoria é aumentar o grau de confiança dos destinatários das demonstrações financeiras (ISA 200). No caso das entidades públicas os destinatários das demonstrações financeiras são todas as pessoas e por isso, é cada vez mais importante reforçar a prática regular da auditoria pública. Ao longo dos anos tem vindo a aumentar a preocupação com a qualidade de informação por parte das entidades públicas. Dado que a auditoria contribui para o aumento da qualidade da informação, é expectável que o utilizador das demonstrações financeira atribua maior valor informativo e deposite mais confiança em contas auditadas relativamente às não auditadas. Este estudo foca a sua investigação no caso dos municípios portugueses e pretendeu dar resposta à seguinte questão: Quais as diferenças da auditoria nas empresas do sector privado para a auditoria nas empresas do sector público? Para tal recorreu-se a um estudo de caso, o Município do Funchal. Foram analisadas quais as exigências acrescidas da auditoria a entidades públicas e os principais riscos envolvidos, a forma como os auditores em Portugal atuam em entidades públicas, a diferença no planeamento de atividades entre empresas privadas e entidades públicas, o impacto que as recentes leis n-º 73/2013 e 75/2013 aplicáveis às autarquias locais apresentam com efeitos a partir de 2014 e as principais reservas apresentadas pelos auditores na Certificação Legal das Contas dos municípios portugueses. Este trabalho assenta na investigação interpretativa e na utilização de um estudo de caso. Os principais resultados que retiramos deste estudo são que existem diferenças entre auditorias no sector privado e auditorias no sector público e que a implementação das lei n.º 73/2013 e n.º 75/2013 veio trazer alterações.
- Relatório de estágioPublication . Araújo, Priscilla Delphine; Raguso, FabriziaO presente relatório descreve as atividades realizadas no Estágio Curricular integrado no Mestrado em Psicologia da Família, desenvolvido na Oficina de São José – Lar de infância e Juventude de Braga (OSJ), que decorreu entre setembro de 2013 e junho de 2014 e uma reflexão acerca das mesmas. A OSJ tem como objetivo acolher crianças e jovens afastadas do meio familiar de origem por várias razoes, proporcionando uma educação integral fomentada em vários valores morais e cristãos, bem como possibilitando uma formação para superar desafios futuros. Desta forma, foram realizadas uma ação de formação centrada no tema da resiliência na relação dirigida aos técnicos e uma intervenção em grupo direcionada aos jovens sobre a compreensão da sua própria história e sobre o conceito de resiliência. Foi também realizado, um acompanhamento individual de um jovem de 15 anos com o objetivo de reintegrar a sua história familiar, explorando os possíveis apoios existentes. Foram executadas ainda outras atividades, nomeadamente a criação do “Cantinho da Psicologia” e a organização do Dia da Família. Este relatório encontra-se dividido em cinco partes: apresentamos o Lar como instituição, os seus objetivos e o papel do psicólogo. De seguida descrevemos as observações realizadas e as necessidades relevadas. A seguir relatamos as atividades desenvolvidas com as relativas reflexões. Por fim apresentamos as conclusões e a reflexão sobre a experiência vivida.
- Cuidar centrado na dignidadePublication . Bacalhau, Lúcia Maria Veiga; Sousa, Patrícia Pontífice deEste relatório de estágio tem como objectivo descrever e analisar o percurso de aprendizagem percorrido na aquisição e/ou desenvolvimento de competências especializadas no âmbito da Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica. O percurso foi realizado em dois contextos de estágio: Módulo I - Serviço de Urgência Central entre 22/Abril/2013 e 22/Junho/2013, onde procurei desenvolver competências na área nuclear do enfermeiro especialista, no cuidado do doente crítico considerando que a saúde e o bem-estar dos clientes são influenciados pela competência demonstrada na acção dos enfermeiros. Em toda a prática clínica procurei proporcionar ao cliente e à família cuidados centrados na dignidade no sentido de promover o conforto, nos seus diferentes tipos e contextos. Módulo III – Cuidados Paliativos, que foi realizado na Unidade de Apoio Domiciliário do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, EPE, no período compreendido entre 24 de Setembro de 2013 e a 15 de Novembro de 2013, onde procurei desenvolver competências focalizadas na área da comunicação, relação terapêutica centrada nas necessidades da pessoa doente e sua família em situação de fim de vida tendo como objectivo a promoção do conforto aplicando intervenções guiadas pelo conceito de dignidade da pessoa cuidada. Transversal a estes dois módulos esteve a preocupação com a formação pessoal e profissional dos pares, na medida em que, a formação em serviço constitui uma importante estratégia na mudança efectiva de comportamentos e na aquisição de competências. Para a elaboração deste relatório recorri à metodologia descritiva e analítica, em que as estratégias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a elaboração de um portfólio reflexivo. A sustentar todo este percurso esteve a reflexão crítica na e sobre a prática clínica de cuidados. No final desta etapa considero que evolui de forma progressiva e constante na aquisição de competências especializadas exigidas para atribuição do Título de Enfermeiro Especialista.
