Browsing by Issue Date, starting with "2014-12-04"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Os milagres como evangelho : sentido teológico dos milagres de JesusPublication . Oliveira, Renato Filipe da Silva; Duque, João Manuel Correia Rodrigues
- Práticas educativas coercivas : punição em crianças de idade pré-escolarPublication . Cruz, Liliana Rodrigues da; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daEste trabalho de Investigação teve como propósito analisar a relação das crenças punitivas físicas dos pais, no desenvolvimento psicossocial das crianças em idade préescolar. O estudo foi realizado com um grupo de 64 crianças, de ambos os sexos, de uma IPSS da cidade de Braga. Contámos com a colaboração das respetivas educadoras e dos pais para o preenchimento dos questionários por nós utilizados. Ao longo do trabalho de investigação verificámos que problemas de internalização e de externalização não surgiram associados, de forma significativa, à idade da criança. Não foram identificadas diferenças de género. O mesmo se verificou para a perceção da qualidade da relação mãe-filho, crenças sobre a punição física e PEP. A perceção da qualidade da relação mãe-filho/a não revelou estar associada aos problemas de internalização. Contudo, as mães que percecionaram a relação com o/a filho/a como mais conflituosa, foram aquelas que identificaram mais problemas de comportamento no/a filho/a. Concluímos ainda que os problemas de internalização e externalização não revelaram estar associados às crenças sobre a punição física nem às PEP. As crenças sobre a punição física demonstraram estar marginalmente associadas à proximidade. Assim, as mães que relataram menor proximidade com o/a seu/sua filho/a, foram aquelas que apresentaram crenças mais favoráveis sobre a punição física. As mães que relataram menor proximidade foram aquelas que, simultaneamente, relataram um maior conflito com o/a filho/a.
- O impacto da hipoterapia em crianças com Síndrome de Angelman : estudo de casoPublication . Freitas, Paula Cristina Fernandes de; Ponte, Filomena Ermida daA generalização do direito à educação institui uma das mais expressivas conquistas resultantes da modernização das sociedades, conferindo liberdade de aprender a todas as crianças com ou sem deficiência, assim como, o direito à sua construção pessoal e social, ou seja à sua real inclusão. O presente estudo, focaliza-se na Síndrome de Angelman, uma doença rara de base genética que se revela num distúrbio neurológico que causa atraso mental grave, alterações do comportamento, demora no desenvolvimento psicomotor, ausência de fala e deficit de atenção. Quisemos verificar a influência da intervenção terapêutica – hipoterapia – na recuperação ao nível psicomotor, tendo em conta o vínculo afetivo entre criançacavalo. Nesta técnica, hipoterapia, utiliza-se o passo do cavalo, movimento tridimensional, com fins terapêuticos de forma a que os estímulos produzidos em todo o corpo do cavaleiro proporcionem melhorias em termos neuro-musculares e sensoriais. O participante deste estudo é uma criança de 8 anos de idade, do sexo masculino, que apresenta diagnóstico de Síndrome de Angelman. Participaram também a mãe da criança, a psicóloga e fisioterapeuta da Associação Equiterapêutica do Porto e Matosinhos. Através da exploração do paradigma metodológico qualitativo, foi feita previamente uma análise documental (e.g., PEI, ficha de grupo e ficha individual) e configuradas entrevistas direcionadas à mãe da criança, à psicóloga e fisioterapeuta. Foram ainda realizadas seis sessões de observação direta não-participante, relativas às sessões de hipoterapia. Os resultados obtidos neste estudo são indicadores probabilísticos da importância da hipoterapia, contribuindo de forma satisfatória para um melhor desenvolvimento psicomotor (i.e. equilíbrio e ajuste corporal, auto-estima e estabilidade emocional). Ponderamos equitativamente, a hipótese da relação que se estabelece entre criança-cavalo, o vínculo afetivo, estar fortemente associada a esta evolução desenvolvimental. Reiteramos a importância do investimento nesta terapia e na articulação entre os diferentes agentes educativos para uma intervenção mais eficaz e frutífera.
- Normas de familiaridade subjectiva, concreteza e valência emocional de itens críticos de listas de associados semânticos em língua portuguesaPublication . Pimentel, Eduarda; Albuquerque, Pedro B.O presente estudo apresenta dados normativos de familiaridade subjectiva, concreteza e valência emocional de 12 itens críticos de listas de associados semânticos em língua portuguesa (Albuquerque, 2005). Estas normas visam apoiar outros investigadores interessados em estudar o fenómeno de memórias falsas a partir do paradigma Deese-Roediger-McDermott.