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- Plataforma Moodle em contexto educativo : porque (não) funciona?Publication . Cardoso, Alexandra Maria Monteiro da Costa; Restivo, FranciscoO presente relatório, elaborado no âmbito do II Ciclo de Estudos em Ensino de Informática, traduz-se num documento de reflexão crítica sobre as experiências vividas e competências adquiridas durante a Prática de Ensino Supervisionada. Além de evidenciarmos o que para nós é ser professor como intérprete/executante do currículo nacional, como dinamizador da aprendizagem, como membro da comunidade educativa e como agente de inovação, explanamos todas as atividades por nós elaboradas, sejam elas letivas e não letivas, tendo como primazia um papel de mediador de informações para as transformar em conhecimento através de um importante recurso no processo de ensino aprendizagem – as Tecnologias de Informação e Comunicação. Inserida nestas, encontram-se as plataformas de apoio à aprendizagem, onde damos ênfase à plataforma Moodle. Esta ferramenta de gestão de aprendizagem, criada com o objetivo de auxiliar os professores e alunos na realização de atividades síncronas e assíncronas permite, aos mesmos, trabalharem em colaboração e o estabelecimento de uma rede interativa para a transmissão de informação e atualização do conhecimento. Encontrando-nos na Sociedade da Informação e Conhecimento, um mundo em constante mutação, e onde a ênfase se centra no aprender a aprender (e a pensar), não nos podemos alhear que, para além de termos de saber procurar, organizar e gerir informação, temos também de saber desenvolver habilidades de investigação. Neste sentido, contemplamos um estudo com o objetivo de investigar o porquê de a plataforma Moodle, em regime de b-learning, ser mais utilizada como repositório de informação em detrimento de ser utilizada como um espaço de colaboração e interação em contexto de ensino e aprendizagem. Assim, atendendo à definição do problema que pretendemos estudar - “Plataforma Moodle em contexto educativo – Porque (não) funciona?” - optamos por seguir uma metodologia de investigação qualitativa, do tipo explanatória, dado que o pretendido é conhecer os motivos que levam os professores de um Agrupamento a não utilizar a plataforma Moodle. Baseada num estudo de caso, definimos como amostra os professores de um Agrupamento de Escolas, o qual, por questões éticas, denominamos de Agrupamento ABC e foram utilizados como técnicas de recolha de dados a análise documental e o inquérito por entrevista. Os resultados apontam para um insuficiente conhecimento na utilização da plataforma Moodle que, entre outros fatores, justificam a falta da integração do Moodle em contexto educativo por parte dos professores, continuando estes a utilizar estratégias e métodos de ensino tradicionais.
- New cell lines for the manufacture of lentivirusPublication . Costa, Diogo Lima de Vilhena Magalhães; Coroadinha, Ana SofiaBackground: Gene therapy consists on medical treatment that aims to modulate an individual’s gene expression. To this end, many different gene transfer vehicles called vectors have been developed, including virus derived vectors. Showing promising characteristics, lentiviral vectors still have problems associated to them, especially in their production process, limited by low titers. To increase viral vector titer and producer cell growth, oncogenes such as SV40 Large T (T-Ag) antigen are expressed in producer cell lines, which decrease the safety of the vector preparations. Objectives: With the objective to find alternative cell substrates to HEK293T suitable for high titer vector production, three non-human cell lines were transformed with T-Ag oncogene and transfected with a lentiviral construct. Their vector production and transfection efficiency was characterized. The strength of several promoters to drive the expression of viral components was also evaluated in these cell lines. Results and conclusions: CAG and CMV revealed to be the most promising, although CAG delivers lower titers. In this work, it was shown that Age1.CR and Vero cell lines have the potential to deliver enhanced lentivector titers when expressing T-Ag, which conferred higher transfection efficiencies. Also, HEK293 cells expressing T-Ag were compared to their parental cell line in terms of cell growth and glycolysis in an attempt to understand cellular alterations induced by the oncogene. The results herein obtained will contribute to the development of stable lentivector producer cell lines and for the further understanding of the T-Ag’s influence in virus production.
- Consequences of stock option expensing with FAS 123R in the US high-tech industryPublication . Queiroga, Diogo Silva; Reis, RicardoWith significant equity incentives in its compensation structure, stock option expensing approval affects the compensation structure in the US high-tech industry. A large sample analysis shows that in response to FAS 123R in 2005, the proportion of options offered to CEOs and Top 5 Executives at high-tech firms has decreased, with significance. This in turn does not seem to change, significantly, risk-taking incentives, measured by vega, of CEOs and Top 5 Executives in this industry. Following the same tendency, a small sample of 10 US high-tech companies presents that non-named executives and employees have suffered a decrease in options offerings from 2002 to 2006 accompanied by the introduction of restricted stock units (RSUs) and the introduction (in some cases) of a binomial option-pricing model. Contradicting this tendency non-employee directors have seen an increase in the level of options granted in the light of FAS 123R.
- A salvação na história : o contributo de Paulo e da comunidade de Tessalónica para a reflexão escatológicaPublication . Ramos, José Patrício Seara Pereira; Carvalho, José Carlos
- A CEDH enquanto instrumento de proteção complementar do direito internacional dos refugiadosPublication . Meca, Maria Espírito Santo Isaac; Lopes, José Alberto Azeredo FerreiraO presente trabalho centra-se na relação entre a Convenção Europeia dos Direitos do Homem (CEDH) e o regime internacional de proteção dos refugiados. Em síntese, procuramos saber em que medida pode ela ser estudada, não só enquanto instrumento regional de proteção internacional dos direitos humanos, como também, enquanto expediente de proteção complementar do Direito Internacional dos Refugiados. Pretendemos cruzar estes dois pólos, numa tentativa pluridimensional de construir um quadro coeso e interligado de linhas normativas, doutrinais e jurisprudenciais, que disciplinem a utilização do artigo 3º da CEDH, que estabelece a proibição de tortura e maus tratos, como um elemento-chave no reforço e consolidação de um dos mais importantes direitos dos refugiados: o princípio de non-refoulement.
