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- O sentido do sofrimento humano : à luz da carta apostólica «Salvifici Doloris»Publication . Kamati, Angelino Tchindombe; Varanda, Maria Isabel Pereira
- Factores de decisão das PMEs portuguesas em relação às pesquisas de mercados internacionaisPublication . Fonseca, João Pedro Coimbra Brandão da; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eActualmente a internacionalização está a ganhar um papel muito importante na sobrevivência das empresas verificando-se um boom das exportações portuguesas. Ao longo dos últimos anos estas exportações s têm vindo a aumentar demonstrando como a internacionalização está a ganhar cada vez mais importância junto dos diferentes players do mercado. Estando a internacionalização das empresas Portuguesas tão na moda, achouse pertinente pegar neste tema e aprofundar um pouco o conhecimento sobre uma das suas bases, mais concretamente a selecção de mercados internacionais. Conforme apresentam Welch & Luostarinem (1988) todo o processo de internacionalização tem por base três pilares (o “Como”, o “Onde” e o “O quê”). Assim e visto ser um dos pontos menos estudados na literatura segundo Papadopoulos et al (2002), pareceu pertinente realizar um estudo focado no “Onde”, mais concretamente tentando perceber como são feitas as pesquisas de mercados internacionais por parte das PMEs Portuguesas. No que diz respeito a esta questão, foi utilizado o método do estudo de caso (múltiplo), no qual se entrevistaram diferentes empresas com o objectivo de perceber exactamente a forma como estas realizam as suas pesquisas de mercado internacionais, e porquê. O desafio deste trabalho foi perceber a forma como as empresas realizam essas pesquisas, se utilizam uma abordagem sistemática ou oportunística nas suas pesquisas de mercados internacionais e os factores que as levam a usar tal abordagem. Os resultados deste estudo mostram que factores como o reduzido desenvolvimento internacional das empresas, a elevada experiência internacional do gestor/tomador de decisão da empresa e a boa rede de networking do próprio gestor e da empresa, são factores que influenciam as empresas a utilizar uma abordagem oportunística nas suas pesquisas de mercados internacionais. Assim, as empresas baseiam as suas pesquisas em experiências, “feelings”, na distância psíquica percebida entre o país de origem e o país de destino, nas suas redes de contactos e nas relações sociais da empresa e dos gestores.
- The get big fast as a business model in e-commerce : a case study of ZalandoPublication . Morgado, Ana Catarina Cordeiro; Reve, TorgerThe purpose of this thesis is to identify the properties of the internet that help e-commerce companies to growth so much and so fast, along with the analysis of the Get Big Fast strategy. Such strategy exploits online business activities based on first mover advantage, allowing incumbents to preempt competition by gaining market share as fast as possible and generate positive feedbacks. This qualitative research is a case-study of Zalando, an online fashion retailer. Though initially specialized in footwear, the firm quickly broadened its product portfolio, expanded into new markets and acquired millions of clients, becoming the Europe’s market leader. Hence, this study investigates to what extent Zalando has followed the Get Big Fast principles, based on data provenient from five interviews and multiple secondary sources. The findings indicate that certain properties of the internet stimulate the scalability of business operations, such as: 1) Mediating Technology 2) Information Density 3) Universal Standards 4) Distribution Channel 5) Infinite Virtual Capacity and 6) Global Reach. Moreover, it was found that Zalando has actually pursued the Get Big Fast strategy by being an early mover in the market, applying three out of four common tactics to gain market share (capacity expansion, heavy advertising and formation of strategic alliances), following product and market development strategies and generating four positive feedbacks (economies of scale, learning effects, network effects and accumulation of complementary assets). Nevertheless, some limitations exist, including an extensive scope of research, limited amount of interviews conducted via Skype and a generalization problem.