Browsing by Issue Date, starting with "2014-11-10"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A utilização de um software de comunicação alternativa e aumentativa no desenvolvimento do vocabulário : o caso de uma aluna com paralisia cerebralPublication . Nunes, Mariana Ferreira Dinis Varela; Ribeiro, Célia; Martins, CatarinaAs novas tecnologias são uma realidade na sociedade atual e as escolas não fogem a regra. Porém, nem sempre sabemos como as devemos utilizar de forma a potenciar o processo de ensino e aprendizagem, no caso específico de alunos com Paralisia Cerebral. Estes alunos apresentam normalmente dificuldades a nível da comunicação, da motricidade e da aprendizagem. Com a presente investigação, pretendemos verificar se uma tecnologia de apoio à comunicação, neste caso um software de computador, auxilia uma criança com Paralisia Cerebral a aumentar o seu vocabulário. O Projeto Bia, utilizado na nossa investigação, é um sistema alternativo e aumentativo de comunicação, mais especificamente uma tecnologia de apoio. Trata-se de um software de computador gratuito e disponível online. Tendo como base o desenho de investigação de sujeito único, os resultados encontrados na intervenção efetuada com uma aluna com paralisia cerebral permitem-nos concluir que a utilização do software em questão possibilitou o aumento do seu vocabulário, assim como o desenvolvimento do seu processo comunicativo.
- O executivo como cultivador e transmissor de valores numa EdC : estudo de casoPublication . Santos, Ana Maria Martins dos; Mendes, Américo Manuel dos Santos Carvalho; Tavares, Marisa Fernanda FigueiredoO processo de mudança organizacional é cada vez mais influenciado pelo líder, que exerce importante papel na construção de espaços nas organizações, na medida em que torna possível a facilitação das discussões e questionamento do grupo. O grande diferencial da Economia de Comunhão (EdC) é privilegiar a gestão de relacionamentos interpessoais e institucionais, em que, de acordo com as características do mercado, o papel exercido pelas suas lideranças tem fortes imbricações na cultura organizacional. Pelo que o presente Trabalho Final de Mestrado (TFM) pretende analisar o papel do executivo como cultivador e transmissor de valores numa organização de EdC. Mais precisamente, quais as características que deverão ser inerentes a um líder moderno e se estas estão evidenciados na dinâmica do líder. Nesse intuito abordou-se não só o enquadramento teórico actual do modelo EdC com particular incidência no caso português, assim como as características fundamentais inerentes ao líder destas organizações; mas optou-se também por efectuar uma pesquisa de terreno com o intuito de observar e validar os fundamentos teóricos apresentadas. Dessa forma procedeu-se ao estudo de caso da EdC - Faria & Irmão, Lda. recorrendo-se à entrevista estruturada, à observação e ao levantamento documental (relato de testemunhos), como técnicas de recolha dos dados. Pelo estudo de caso e baseados nas diversas evidências encontradas, tais como: relacionamento mais humanizado, formação, empoderamento pessoal, confiança, ambiente familiar inclusivo e participativo (características que fomentam a motivação e a criatividade, e pressupõem a consciência de um “homem novo”), parece-nos que as características teorizadas como implícitas aos líderes emocionalmente livres e em que Ser é tanto ou mais importante que Fazer, são integralmente reconhecidas nos líderes da Faria & Irmão suportando como tal os alicerces teóricos deste trabalho. Isto é, onde a EdC é vivenciada em todas as suas vertentes - fiéis ao princípio da centralidade do homem, como proposto por Chiara, é possível desenvolver uma Cultura do dar (Homem Novo. Dádiva. Reciprocidade. Solidariedade) e de Liderança (Consciência. Espiritualidade. Abundância).
- 1948 ou 1967? : legitimidade e reconhecimento : a rejeição do sionismo e a impossibilidade de uma solução de dois estados até 2001Publication . Brilhante, Ricardo Jorge Nicolau; Castello Branco, José Tomaz deA evolução do conflito pela autodeterminação na Palestina teve como base e força propulsora o combate ideológico sobre a legitimidade do sionismo, fenómeno que não culminou com a independência de Israel em 1948 ou com o deflagrar e consequências da Guerra dos Seis Dias em 1967. A presente dissertação tem como janela temporal todo o século XX, procurando verificar a premência da questão da legitimidade e das dinâmicas por si criadas para o comportamento dos dois lados e para a impossibilidade de resolver a contenda, com foco especial na década de 90, quando o mútuo-reconhecimento entre Israel e a OLP parecia ter diminuído ou até apagado a relevância da problemática do direito de Israel a existir. Perante o levantamento histórico e bibliográfico efectuado, testamos a vitalidade e invariabilidade da matéria da justiça e da legitimidade, contrastando-a com outras hipóteses que poderiam, em distintos pontos da história, justificar a impossibilidade de um entendimento final que consagrasse a solução de dois Estados.