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- Gestão e comunicação de crise na Igreja Católica : uma reflexão no contexto da sociedade de informaçãoPublication . Pereira, Pedro Alexandre Freitas da Silva; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesA presente investigação tem como objectivo perceber de que forma a comunicação de crise é gerida no seio da Igreja Católica, no contexto de sociedade da informação. A comunicação da igreja influencia a sociedade em que vivemos, porque intervém na dimensão social, cultural, política e económica. Importa perceber de que forma a Igreja utiliza os novos instrumentos de comunicação que tem ao seu dispor para fazer frente às crises que abalam a sua estrutura e reputação. Perante estes factores, poderá a Igreja, nas suas diversas estruturas, quando confrontada com problemas internos que são transpostos para o exterior, utilizar com eficácia modelos e técnicas actuais de gestão e comunicação de crise? Os acontecimentos que podem afectar negativamente a reputação da Igrejas surgem de diversas variáveis de risco; assim é necessário, perceber quais, como e que técnicas de gestão de crise deverão ser utilizadas para atenuar os efeitos negativos destas ocorrências? Assim os responsáveis de comunicação devem assegurar que a hierarquia da Igreja se comprometa com a preparação do plano de crise, do ponto de vista comunicacional. Esta dissertação tem suporte teórico em diversos autores, como por exemplo, as teorias de Castells no âmbito da Sociedade da Informação, as teorias de Jean Baudrillard foram analisadas no âmbito da temática do simulacro e da simulação. A análise da Sociedade da Informação com principal enfoque na tecnologia foi olhada através das teorias de Masuda. A gestão de crise comunicacional foi debatida à luz das teorias de Coombie. A visão estratégica da gestão de crise comunicacional é analisada também com base na teoria de António Marques Mendes. Para ilustrar a problemática da gestão de crise da comunicação na Igreja Católica, é utilizado ainda como suporte teórico, a teoria de Santiago de la Cierva. Em síntese, a Igreja Católica, tal como uma empresa, necessita de um plano bem estruturado e adaptado à sua realidade para fazer frente às crises que surgem difundidas pelos meios de comunicação.
- The impact of copyright and the creative industries : analysis, strategic use of policy, and education within commercial designPublication . Cavanaugh, Caroline Mary; Morais, Ricardo Alexandre; Fonseca, AlexandraIntellectual property policy and surface design have been closely linked since the beginning of mass manufacturing and the commercialization of the earliest protectable applied art – printed textiles. This paper humbly attempts to explore the history of both and the undeniable impact on the current state of copyright law that it has had. Furthermore, the author suggests how the individual creator or organization can strategically protect itself within the framework of existing policy, as well as the importance of increasing ones own education on the subject of maintaining and exploiting ones own intellectual property. Here it is theorized, that much of the cause of both infringement and missed opportunities for fear of infringement, has to do with a general misunderstanding of intellectual property law within the creative professional community. It is felt that by advancing education of the topic specific to its industry needs, those who are designing or creating said products would be more proactive in prevention.
- Regime fiscal das fusões : um olhar sobre a evolução do regime da transmissibilidade de prejuízosPublication . Gomes, Manuel Vieira de Campos Cerqueira; Rodrigues, Ana Maria; Morais, Rui