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- Tecnologias de informação e comunicação na Escola Secundária em Cabo Verde : perceções dos agentes educativosPublication . Tomar, Alesandra Ramos; Cardoso, Sílvia Maria Castro FortesEsta dissertação sobre “As Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola Secundária, em Cabo Verde - perceções dos agentes educativos”, é o culminar de um longo processo de formação iniciada que junta 1º e 2º ciclo de formação superior (Licenciatura e Mestrado), nos quais iniciamos a nossa especialização na Área Científica de Comunicação Multimédia, formação essa que pretendemos continuar na perspetiva de formação ao longo da vida. Assim, investimos na realização de um tema específico e muito pertinente para o nosso país - Cabo Verde. Neste, desenvolvemos uma discussão sobre a modernização tecnológica como determinação política para o estabelecimento de um sistema funcional de sistematização da informação e da comunicação disponível ao cidadão e sobre o cidadão, capaz de equacionar a integração Cabo Verde na Sociedade de Informação e do Conhecimento, com particular destaque para o setor da Educação e para as mudanças introduzidas e que vão da introdução das tecnologias no sistema de gestão educativa à sua exploração como recurso educativo e pedagógico. Ressaltamos, aqui, a sua existência como recurso pedagógico no ato de ensinar e de aprender, e no desenvolvimento de uma cultura colaborativa entre os membros da comunidade escolar particularmente os professores e os alunos. A Educação assume um papel importante no quadro de inovação tecnológica, ficando com a responsabilidade de integrar as TIC na gestão, no ensino e na formação de professores, bem como de capacitação material das estruturas para viver no mundo digital. Para isso, conta com programas específicos como o Mundu Novu, que atua para fazer chegar as inovações à sala de aula. A implementação das TIC, na escola, nos processos de ensino e de aprendizagem, e na formação de professores é um grande investimento que se encontra em curso, tendo havido experiências piloto, formação de professores e capacitação em equipamentos informáticos. Reconhecemos que o processo encontra-se numa fase inicial pelo que é preciso aumentar o número de equipamentos por usuário, capacitar os professores para a exploração de tecnologias educativas da Web 2.0 e Web 3,0, ultrapassando os limites das ferramentas do Office, da exploração atual da internet e trabalhar em profundidade a renovação das mentalidades e barreiras do ensino tradicional para colocar a informática ao serviço do ensino e da aprendizagem escolar. Acreditamos que em Cabo Verde está-se perante o início de uma grande caminhada que nos poderá colocar como membros ativos da Sociedade de Informação e do Conhecimento, na perspetiva de produtores ultrapassando o mero consumo das potencialidades existentes, conferindo à Educação Tecnológica um papel de relevo na sociedade caboverdeana, na formação e integração de atuais e futuros cidadãos, numa comunidade global, onde a informação e a comunicação se encontram à distância de um click.