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- Envelhecimento, institucionalização e bem-estar subjetivo do idosoPublication . Campos, Marisa Figueiredo; Dias, Maria OlíviaTendo em conta a problemática levantada, isto é: quais os níveis bem-estar subjetivo e de qualidade de vida, existentes nos idosos institucionalizados e de que forma este variam de acordo como sexo e a idade? E será que existe uma relação entre os níveis do bem-estar subjetivo e de qualidade de vida, nos idosos institucionalizados?, O presente trabalho teve como pretensão obter essas respostas. Desta forma, o estudo foi realizado a 84 idosos institucionalizados, com a idade compreendida entre 65 anos e 85 e mais anos. Para se realizar o estudo utilizou-se um questionário constituído por duas partes, sendo a primeira relativa à caracterização da amostra ao nível sociodemográfico, moti-vos da institucionalização, saúde, visita da família e relacionamento com colegas e fun-cionários e a segunda parte à avaliação do bem-estar subjetivo, com recurso à escala de satisfação com a vida (componente cognitiva) e a escala de afetividade positiva e nega-tiva (PANAS), e da qualidade de vida. Os resultados foram obtidos mediante a análise descritiva e inferencial, através da utilização de técnicas paramétricas, nomeadamente o t-test, a ANOVA e o coeficiente de correlação Pearson. As principais conclusões indicam que as variáveis sociodemográficas; o género, a idade, o estado civil, o meio onde habitavam antes da institucionalização e a escolari-dade ,não influenciam quer o bem-estar subjetivo, quer a qualidade de vida uma vez que os resultados não se revelaram estatisticamente significativos. Por outro lado, conclui-se que a qualidade de vida relaciona-se de forma positiva e significativamente com o bem-estar subjetivo, isto é com a satisfação com a vida e a afetividade positiva.
- O crédito de compensação a favor de um dos ex-cônjuges - em especial : confronto com a obrigação de prestar alimentosPublication . Basto, Teresa Caria de Magalhães; Xavier, Rita Lobo
- Desenvolvimento profissional do professorPublication . Gaspar, Helena Maria Pereira; Ribeiro, CéliaO presente trabalho, num primeiro momento, reporta todo um percurso civilizacional ancorado no desenvolvimento do professor. Na sequência deste estudo, foram retratados, numa perspetiva diacrónica, os vários contextos e as correntes educacionais que, em parte, assumem perenidade no pensamento e no agir atual. No entanto, a busca incessante do desenvolvimento da vida social destacou a figura do professor como o principal agente a quem são atribuídos inúmeros e diferentes papéis, progressivamente mais exigentes e complexos, em resultado da evolução da sociedade. Do reverenciado estatuto de transmissor dos saberes, ele ocupa, na atualidade, uma função multifacetada, que lhe exige uma postura de contínuo questionamento e autorreflexão da sua praxis, no sentido de responder da forma mais eficaz ao aspeto basilar que é o sucesso das aprendizagens dos alunos. Neste seguimento, procura-se dar uma visão do que foi a pedagogia ao longo dos tempos, nomeadamente, na antiguidade oriental, clássica e cristã; passando pela idade média, moderna e Iluminismo e, por fim, na idade contemporânea. Posteriormente, dado o enfoque deste trabalho estar na figura do professor, reflete-se, necessariamente, na sua ação em contexto: a sua prática individual e a forma como se autoanalisa, bem como os processos de supervisão e da avaliação do desempenho com vista ao seu desenvolvimento profissional.
- Estágio no serviço de doenças infecciosas e laboratórios de virologia do Hospital Carlos III - MadridPublication . Silva, Viviane Pimenta Lima; Menezes, Henrique Jose Ferreira Gonçalves Lecour deO presente relatório é sobre o Estágio no Servicio de Enfermedades Infecciosas e Laboratório de Virologia no Hospital Carlos III. A infecção por VIH/SIDA continua a ser uma importante prioridade em saúde global. Embora se tenha alcançado um importante progresso na prevenção de novas infecções e na diminuição de mortes relacionadas com SIDA por ano, o número de pessoas que vivem com VIH continua a aumentar, trazendo consequências clínicas, psicológicas e sociais para os indivíduos e para as comunidades. O estágio teve como objectivos principais aprofundar os conhecimentos sobre o VIH/SIDA e as alterações hematológicas associadas, sobre Medicina Tropical e do viajante, principalmente sobre imunizações, riscos de viagem e a aplicação destes conhecimentos nos doentes infectados por VIH. Também teve como objectivo aprofundar os conhecimentos sobre as opções terapêuticas e sobre o VIH 2 e co-infectados por VIH 1 e 2. O estágio teve a duração de 3 meses e foi realizado no Serviço de Doenças de Infecciosas, Unidade de VIH e Laboratórios de virologia do Hospital Carlos III. A parte clínica foi realizada nas enfermarias nas consultas externas na Unidade VIH e na Unidade de Medicina Tropical e Viajantes, e a componente laboratorial nos Laboratórios de Parasitologia e Biologia Molecular. Concluí que a TARV, quando indicada, é fundamental para a qualidade de vida do doente infectado por VIH/SIDA. Com Tratamento adequado e assistência médica os doentes infectados por VIH vivem com qualidade de vida e longevidade. Para garantir a qualidade e se preparar para o futuro é necessário incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de novos, melhores e mais baratos instrumentos de prevenção e tratamento, incluindo a vacinação. Os conhecimentos adquiridos foram importantes para contribuir para a melhoria qualidade nos serviços de saúde prestados ao meu país de origem, Cabo Verde.