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- Centros de responsabilidade : revisão sistemática da literatura : do conceito à realidadePublication . Freire, Joana Raquel Capinha Alexandrino; Ferreira, Maria Manuela FredericoConsiderando-se os Centros de Responsabilidade como um novo modelo de gestão e organização, estes devem ser avaliados segundo um percurso histórico enquadrado no contexto da evolução do Sistema Nacional de Saúde. Os Centros de Responsabilidade surgem na sequência das reformas do Sistema Nacional de Saúde. Constituem um nível intermédio de gestão com o objetivo de aproximar os órgãos hierárquicos superiores ao centro operacional, funcionando como um micro hospital dentro do macro hospital. Perante a reconfiguração dos serviços em Centros de Responsabilidade que representam uma reestruturação ao nível da gestão, toda a organização institucional será desafiada a uma mudança de cultura e esta deve fazer com que os profissionais participem e se envolvam na missão da instituição e na mudança, de forma a atingir os objetivos propostos. Neste contexto e verificando-se a escassez de informação sobre os Centros de Responsabilidade, pretende-se analisar o conhecimento científico disponível sobre este modelo de gestão e através de uma Revisão Sistemática da Literatura sem metanálise, responder à questão de investigação deste estudo: Quais as estratégias identificadas pelos profissionais de saúde para a implementação efetiva dos Centros de Responsabilidade? Desta análise emergiram os objetivos de investigação: - Identificar os fatores que contribuem para a implementação efetiva dos Centros de Responsabilidade; - Identificar possíveis limitações na implementação efetiva dos Centros de Responsabilidade; - Elaborar um modelo de referência que agrupe um conjunto de orientações para a criação e implementação de um Centro de Responsabilidade. A partir do método PI[C]O: Participantes; Intervenções; [Comparações]; Outcomes, foi definido as palavras-chave, selecionados os critérios de inclusão e exclusão e assim, realizada uma pesquisa de artigos científicos em base de dados eletrónica no período entre 1997 e 2012, dos quais obtiveram-se 6 estudos. Após reflexão da informação científica recolhida para este estudo, pode concluir-se que os Centros de Responsabilidade representam um modelo de gestão efetivo, quando são implementados através de um plano estratégico, com uma equipa responsável pela mudança e tendo em conta que o tipo de comunicação e a participação dos profissionais constitui um fator determinante para o sucesso de uma mudança. Em todos os estudos descrevem-se algumas orientações comuns à criação dos Centros de Responsabilidade, o que conduziu à elaboração de um modelo de referência que agrupa um conjunto de indicações para a formação de futuros Centros de Responsabilidade, visando-se o sucesso e a eficiência da mudança.