Browsing by Issue Date, starting with "2014-06-19"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Promover a concórdia : análise filosófica, teológica, pedagógica e didática à quarta unidade letiva do 5º ano do ensino básicoPublication . Carvalho, Simão Pedro Oliveira; Couto, António José da Rocha; Carvalho, José Carlos
- An innovative framework for enhancing inter-firm collaboration in forest based supply chainPublication . Gilabert, Beatriz Olmo; Marques, Alexandra F.; Sottomayor, MiguelA importância da colaboração entre os agentes envolvidos na gestão da cadeia de abastecimentos (CA) e em especial, na área florestal, é bem percebida. No entanto exemplos de implementação de colaboração bem sucedida em CA florestal ainda são raros, devido em parte à falta de conhecimento e orientação que incentiva os agentes para colaborar. Este facto, sugere a necessidade de novas abordagens metodológicas que possam efetivamente planear e implementar a colaboração na prática. Frameworks existentes não conseguiram fornecer ferramentas para a identificação das oportunidades de colaboração dentro da cadeia de abastecimentos e como proceder para implementar estratégias colaborativas. Este estudo propõe um framework inovador para projetar a colaboração inter-empresas em CA florestal (FSCC), abrangendo as etapas para definir a estratégia de colaboração apropriada e as técnicas necessárias para a colocar em prática. O estudo discute ainda como se podem identificar oportunidades para novas colaborações, entre as empresas da mesma cadeia de abastecimento ou entre empresas de diferentes cadeias mas desenvolvendo a mesma atividade. O estudo foi construído sobre uma revisão de literatura e também sobre os resultados de dois workshops com agentes de diferentes CA florestal em Portugal. Os resultados preliminares da aplicação do framework proposto para uma colaboração vertical entre uma indústria de pasta e papel Português e seus fornecedores, também são relatados.
- Avaliação da qualidade de serviços de saúde : o caso do Instituto CUFPublication . Cevada, José Figueiredo; Côrte-Real, Ana Filipa da Rocha de Castro eO principal objetivo deste estudo realizado no âmbito do trabalho final de mestrado no formato de projeto aplicado, foi a análise da qualidade dos serviços prestados numa instituição privada de saúde, identificar as principais fontes da sua notoriedade e os principais influenciadores/ decisores no recurso a serviços de saúde. A metodologia adotada neste trabalho correspondeu a um estudo empírico que teve por base o recurso a um modelo do SERVQUAL adaptado às particularidades dos serviços de saúde. A amostra correspondeu a 65 clientes do instituto CUF. A análise de dados foi feita com base na estatística descritiva e na estatística multivariada. Tendo-se confirmado que nas 6 dimensões do serviço analisadas as perceções foram significativamente mais baixas que as expectativas, sendo que a confiabilidade foi a dimensão percecionada pelos clientes como a mais importante e a tangibilidade como a que apresenta menor importância. Como principais influenciadores/decisores foram destacados os amigos, os familiares e os próprios clínicos. Acreditamos que este trabalho, ao ter desenvolvido um instrumento válido e confiável para aferir a qualidade de um serviço de saúde, representa uma importante mais-valia para o conhecimento e melhoria dos cuidados de saúde em Portugal.
- Como é que as organizações não-governamentais criam valor através da sua comunicação? : o caso da Save the Children InternationalPublication . Santos, Catarina Marques dos; Machado, Joana Pinto Leite CésarO presente trabalho de investigação tem como objetivo entender o contexto onde as organizações não-governamentais (ong) atuam, com especial incidência na forma como estas desenvolvem e aplicam as suas estratégias de comunicação de forma a alcançarem os seus objetivos e criarem e entregarem o valor esperado aos seus diferentes públicos. Neste sentido, a investigação pretende analisar o caso em particular da Save the Children Internacional e em que medida é que esta ong consegue implementar as suas estratégias de comunicação eficazmente, tendo em conta as necessidades dos seus públicos-alvo e a sua envolvente. Ao longo da investigação, conclui-se que existem bastantes diferenças entre as estratégias de comunicação das ong e de outro tipo de organizações. O contexto onde atuam é mais complexo e, por isso, existe uma maior dificuldade em alcançarem os objetivos estabelecidos. Contudo, estas organizações dispõem de uma maior recetividade do público, liderando, na grande maioria dos casos, as mudanças de opinião e estando na origem de importantes mudanças socioculturais. Os resultados permitiram que se concluísse que, embora as organizações como a Save the Children afetem cada vez mais esforços ao desenvolvimento das suas comunicações, o seu sector ainda denota uma enorme fragilidade em termos de investimento de esforços no sentido de melhorar a eficácia da sua comunicação.
- A antecipação no cinema de animação 3DPublication . Silva, Miguel Filipe Bastos; Kunz, Sahra; Megre, RicardoA animação tem uma longa história, desde os brinquedos ópticos do século XIX até à recente animação por computador. O cinema mudo teve uma enorme importância para a criação de um estilo cómico na animação e também para o estudo de princípios básicos de animação, que hoje em dia são usados por animadores profissionais. Foi em 1930 que animadores dos estúdios Walt Disney criaram os doze princípios de animação. Esses princípios são agora a base para todos os animadores. Pretende-se fazer uma análise a estes doze princípios, de modo a focar a antecipação, e desenvolver uma análise mais profunda deste último. A antecipação, para um animador, tem como principal função guiar o espectador para aquilo que ele pensa que vai acontecer, através de ritmos diferentes e de exagero de acções que fazem com que uma simples situação seja empolgante e também cómica. Esta dissertação pretende estudar a antecipação no cinema de animação 3D, por dois motivos: por ser um estilo cinematográfico em evidente ascensão e porque o projecto final foi desenvolvido em 3D. Pretende-se que, no final da dissertação, o leitor conheça qual o papel da antecipação no processo de animação de um filme de animação 3D.
- Evaluation of the physiological and molecular impact of iron deficiency in two legume speciesPublication . Mendes, Inês Valadares Serrão Branco; Vasconcelos, Marta Wilton de; Santos, Carla Sancho dosAs leguminosas apresentam um papel socio-económico importante e fazem parte da nutrição humana e animal. As suas sementes comestíveis são uma fonte de micronutrientes, com alto conteúdo proteico. Apesar do ferro (Fe) ser o quarto elemento mais abundante na superfície terrestre, a sua baixa solubilidade torna-o pouco biodisponível para as plantas, baixando o conteúdo de Fe nas suas sementes. Em países pobres, onde as sementes são componentes predominantes das dietas, o acesso a fontes de nutrientes variadas e fortificadas é limitado, aumentando a prevalência de doenças associadas à subnutrição, tal como a Anemia por Deficiência de Ferro. Várias estratégias têm sido utilizadas para atenuar esta doença, sendo uma delas a biofortificação. Contudo, para aumentar o conteúdo nutricional das sementes é necessário perceber os mecanismos relacionados com as vias dos minerais até às mesmas. Assim, genes relacionados com a absorção (FRO2, IRT1), transporte (NRAMP3, VIT1, YSL1) e armazenamento (Ferritin) do Fe, bem como novos genes candidatos (GCN2 and WEE1), foram estudados, em duas espécies de leguminosas utilizadas na nutrição humana e animal: Glycine max e Medicago sp. Este trabalho foca também os mecanismos fisiológicos comuns relativos à deficiência de Fe destas duas espécies, crescidas na presença e na ausência deste nutriente. Neste trabalho, ambas as espécies revelaram-se suscetíveis à clorose por deficiência de ferro (IDC), desenvolvendo vários sintomas característicos, tais como redução do crescimento, amarelecimento das folhas e desenvolvimento de raízes secundárias. Os genes FRO2 e IRT1 apresentaram níveis de expressão similares, o que sugere que o IRT1 é co-regulado pelo FRO2. Quanto ao transporte, NRAMP3 e VIT1 apresentaram padrões de expressão opostos, sendo estes mais elevados nas folhas. YSL1 e Ferritin apresentaram maior expressão na suficiência de Fe, em ambos os tecidos. Os resultados obtidos para o GCN2 indicam que este gene participa no metabolismo do Fe, visto que na falta de Fe é sobre-expresso, principalmente nas raízes. Quanto ao WEE1, os resultados sugerem que este gene é sub-expresso em ausência de Fe onde o crescimento é reduzido. Quando sumetidas a condições de stress (ausência de Fe), ambas as espécies apresentaram um impacto nutricional semelhante, com diminuição do conteúdo nutricional, e com maior concentração de zinco na parte aéria e de Fe nas raízes. Este trabalho contribui para uma melhor compreensão, tanto dos mecanismos de resposta à deficiência de Fe, como de novos genes relacionados com o metabolismo do Fe, crucial não só para combater o IDC e consequente impacto económico, mas também para o aumento do conteúdo nutricional de leguminosas importantes na nutrição humana e animal.