Browsing by Issue Date, starting with "2014-06-11"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Segurança e mobilidade em redes IEEE 802.11 : modelo de suporte à decisão na escolha de arquitecturas e tecnologias de redes sem fiosPublication . Caçador, Daniel Maximino; Silva, Tito Lívio dos SantosA utilização de redes sem fios baseadas nas normas IEEE 802.11 é hoje em dia uma solução massificada [1] para comunicação de dados em ambientes diversificados, garantindo o acesso dos mais diversos tipos de dispositivos a plataformas de software, a aplicações e à Internet. A sua instalação em zonas públicas e instituições de grande dimensão implica a criação de infra-estruturas de acesso, a implementação de modelos de segurança e o dimensionamento adequado aos níveis de serviço pretendidos [2] para que se alcance a qualidade e fiabilidade exigida pelos utilizadores. A crescente utilização de dispositivos móveis (tablets, laptops, smartphones, etc.) dentro e fora dos ambientes empresariais [3] apresenta desafios e preocupações de segurança que as empresas têm que considerar para disponibilizarem as suas aplicações de negócio com níveis de risco aceitáveis. Nestes ambientes, os requisitos de segurança, desempenho e qualidade de serviço são especialmente relevantes, sobretudo quando estão envolvidas aplicações de negócio, onde a confidencialidade, integridade e privacidade da informação são aspectos críticos para as empresas num mundo cada vez mais competitivo. Esta dissertação apresenta um estudo detalhado das especificidades deste tipo de redes ao nível físico, de controlo de acesso, ao nível da arquitectura, dos modelos de segurança, e aborda ainda as mais recentes evoluções da tecnologia tendo em vista a sua utilização em ambientes empresariais. Para além de uma panorâmica dos problemas e soluções é proposta uma metodologia de suporte à decisão na escolha de arquitecturas, tecnologias e serviços de segurança, baseada num processo de segurança e num modelo de análise de risco que orientam o desenho arquitectural e os processos de implementação e operação para uma rede sem fios.
- Direito de propriedade industrial e concorrência desleal : a protecção do Trade dressPublication . Oliveira, Filipa da Costa; Rocha, Maria Victória Ferreira da
- Relatório de estágio : do saber ao saber fazer e saber serPublication . Abreu, Liliana Gomes de; Rocha, Maria Lúcia daEste relatório, realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com especialização em Médico Cirúrgica, para obtenção do grau de mestre, é fundamentado na pesquisa bibliográfica, bem como, nas reflexões críticas das experiências vivenciadas ao longo dos dois campos de estágio da Especialidade, que constaram no Serviço de Urgência do Hospital de Braga e nos mais diversos meios de atuação da Assistência Pré-Hospitalar do INEM da Delegação Norte. Pretende-se, ao longo do relatório demonstrar as diversas competências adquiridas e desenvolvidas ao longo dos dois campos de estágio. Foi adotada uma metodologia descritiva, reflexiva e crítica, das atividades e intervenções desempenhadas em estágio, de entre as quais, as mais pertinentes, foram escolhidas para serem expostas ao longo deste relatório, com o sentido de elucidar o desenvolvimento e a aquisição das competências inerentes ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, preconizadas pela Ordem dos Enfermeiros, em cinco Domínios de Competência: Responsabilidade Profissional, Ética e Legal; Melhoria Continua da Qualidade; Gestão dos Cuidados; Desenvolvimento das Aprendizagens Profissionais; Prestação de Cuidados Especializados em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Este relatório, encontra-se dividido em três partes fundamentais, que englobam a Introdução, Desenvolvimento e por fim a Conclusão. Na Introdução encontra-se o enquadramento do Curso, com referência aos módulos realizados, a justificação e uma breve caracterização dos locais de estágio, bem como, os objetivos do relatório e a sua estrutura. O Desenvolvimento, encontra-se estruturado de acordo com Domínios de Competência, onde em cada capítulo será realizada a abordagem de algumas experiências vivenciadas, bem como, das inúmeras reflexões críticas que emergiram, fundamentando as estratégias e intervenções adotadas durante o estágio, em conhecimentos científicos e nas responsabilidades ético-profissionais, demonstrando desta forma o desenvolvimento e a aquisição das mais diversas competências. A Conclusão consiste na análise dos principais aspetos tratados, as considerações finais sobre a aprendizagem, bem como, os principais contributos pessoais em cada campo de estágio. A especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, permitiu o desenvolvimento e a aquisição das mais diversas competências, que resultaram da aplicação do conhecimento a situações-problema identificadas, no contexto da prestação de cuidados, mediado por uma prática reflexiva, sempre em articulação e partilha com os tutores e colegas, em contexto de cenário clínico. Aliado a isto, adicionou-se uma procura constate de saberes e uma postura proativa, que possibilitou enriquecer e concretizar os objetivos propostos no caminho, no sentido do Saber Ser Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica.
- Migração e segurança em plataformas cloud computingPublication . Silva, Roberto Carlos Gomes da; Silva, Tito Lívio dos SantosO paradigma cloud computing é cada vez mais uma tecnologia presente nas infraestruturas das organizações e vista por muitos como um marco no que respeita às tecnologias de informação. De facto, cloud computing representa mais uma mudança de paradigma na forma como os sistemas são implementados. Mas, de uma forma geral, cloud computing é também sinónimo de insegurança, que aos poucos se vai alterando. Ao migrar para um ambiente cloud, uma organização relega para o fornecedor do serviço o controlo sobre os seus dados e sistemas, fomentando um sentimento de insegurança pela perda de controlo inerente. As organizações têm que ter um nível muito elevado de confiança nos fornecedores cloud, antes de decidir confiar-lhes a sua informação confidencial ou regulada por normas ou leis. Neste trabalho propomos uma análise à segurança em ambientes cloud, riscos, vantagens e desvantagens, terminando com uma proposta de ferramenta de trabalho em migração para infraestruturas cloud computing, mantendo a segurança, privacidade e disponibilidade de sistemas, dados e informação.
- Estudo de desenvolvimento de um sistema de embalagem ativa para queijo MarinhasPublication . Fernandes, Joana Maria de Pinho Leão; Poças, FátimaO Queijo é um alimento que faz parte da dieta humana há milhares de anos, é sólido e é feito a partir do leite de vacas, cabras, ovelhas e/ou outros mamíferos. Existem centenas de tipos de queijos produzidos em todo o mundo, entre os quais, o queijo Marinhas. O queijo Marinhas diferencia-se pelo seu sabor característico e inconfundível, trata-se de um queijo artesanal, sem adição de produtos químicos antifúngicos. No entanto, a empresa produtora atualmente depara-se com um problema de conservação do queijo devido ao aparecimento de bolores à sua superfície. As propriedades dos revestimentos de quitosano sobre a atividade antimicrobiana têm sido intensamente estudada como relatado na literatura (Balicka-Ramisz et al 2005; Raafat et al 2008;Dutta et al 2012). Este pode ser aplicado como revestimento diretamente sobre o alimento ou associado a outros materiais. O quitosano representa um bom exemplo de uma embalagem ativa. Este trabalho teve como objetivo estudar o efeito do quitosano no revestimento de queijo Marinhas, por forma a evitar o desenvolvimento de fungos de superfície. Usaram-se ferramentas de análise de imagem, o CellProfiler (www.cellprofiler.org) para avaliar o desenvolvimento de bolores. O queijo Marinhas foi submetido a testes de caraterização das suas propriedades físico-químicas. O fungo foi identificado através de testes de ADN, realizados na Biopremier, como sendo penicillium raistrickii. Por forma a avaliar o efeito do revestimento de quitosano no desenvolvimento do fungo, foram seguidas duas abordagens diferentes. Na primeira foram colocadas placas de agar de extrato de levedura em contato com o papel revestido com o quitosano em diferentes concentrações. Estas experiências foram realizadas na Escola Superior de Biotecnologia. Na segunda abordagem o revestimento de quitosano foi aplicado diretamente no queijo. Estas experiências foram realizadas na Escola Superior de Biotecnologia e na empresa Lacticínios das Marinhas Nas experiências com placas (na primeira abordagem experimental), verificou-se que o aparecimento do fungo é retardado. Na segunda abordagem não se verificou o mesmo. Nas experiências conduzidas em queijo, não foi possível observar um efeito positivo do quitosano na inibição ou retardação do crescimento do fungo do queijo. Conclui-se assim que a aplicação deste revestimento não resolve o problema do aparecimento de bolores no queijo Marinhas devendo ser seguida uma abordagem alternativa.