Browsing by Issue Date, starting with "2014-06-06"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágioPublication . Rama, Diana Catarina de Paiva; Nunes, ElisabeteO presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização de Saúde Infantil e Pediátrica no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa cujo fim é descrever os objetivos e as atividades desenvolvidas ao longo dos três módulos de estágio e analisá-los critico-reflexivamente. Para realizar os módulos de estágio traçou-se a Promoção da Saúde como temática transversal, baseando-se no Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender que pressupõe capacitar os indivíduos para hábitos de vida e comportamentos saudáveis, que, ao nível da pediatria, demanda um olhar para a criança, e supõe o envolvimento da família, atuando-se, de acordo com o diagrama do modelo, ao nível dos comportamentos específicos e da compreensão dos benefícios e barreiras para acção e da sua auto-eficácia. Metodologicamente, a construção do relatório centrou-se na prática baseada na evidência, nos estudos encontrados na revisão sistemática da literatura, da experiência enquanto enfermeira e das necessidades das famílias. No módulo I interveio-se na Promoção do Aleitamento Materno Exclusivo, desenvolvendo-se um guia orientador da consulta, um folheto e uma sessão de educação para a saúde para grávidas. No módulo II interveio-se na Promoção da Higiene Oral fazendo uma check-list de ensinos, sessões de educação para a saúde e um folheto. A este nível elevaram-se os conhecimentos das crianças, e procedeu-se ao seu encaminhamento para a consulta de estomatologia. No módulo III revelou-se pertinente intervir na Prevenção do Consumo de Drogas, realizando-se um folheto e poster dirigidos aos pais, bem como, uma sessão de formação para os enfermeiros, envolvendo-os no trabalho desenvolvido e avaliada pelos mesmos e intervir na Promoção do Aleitamento Materno/Alimentação por Leite Materno, em recém-nascidos, consoante os casos, cujo resultado possibilitou a aquisição de conhecimentos e a realização da técnica correta de amamentação e/ou extração de leite. Neste percurso atingiram-se competências inerentes a um EESIP, como as comunicacionais, relacionais, teóricas e práticas.
- Assessing default risk of renewable energy corporation : AcF 706Publication . Petkovic, Igor; Faias, JoséThis report aims to summarise and present relevant theory for conducting credit risk analysis of publicly traded companies. Particular attention will be put on Structural Models with emphasis on Merton (1974) and Leland (1994) models. The second part of the report will analyse Renewable Energy Corporation ASA using a range of tools including the calibration of the structural models introduced in part 1. Although the calibrations of the Merton (1974) and Leland (1994) models have predicted different default probabilities and credit spreads, they both point in the direction that REC is facing considerable default probability. This study seems to confirm the findings that credit spreads contain other factors in addition to credit spread. Taken together these results indicate that an extension of the Merton (1974) model, which includes coupon payments, performs better than the Leland (1994) model for companies with high yield debt securities. Furthermore, the analysis suggests that the Leland (1994) model underestimates default probability of such companies. However, further research needs to be conducted on the matter before any definite conclusions can be made.
- Relatório de estágioPublication . Santos, Tânia Sofia Pascoal dos; Nunes, ElisabeteO Desenvolvimento Infantil inicia-se na vida intrauterina e envolve múltiplas aquisições, tais como, crescimento físico, maturação neurológica e a construção de habilidades comportamentais, cognitivas, sociais e afetivas. É um tema bastante abrangente e complexo e de extrema importância para a prática de enfermagem em contexto pediátrico, essencialmente nos primeiros anos de vida da criança, pois é nesta fase que esta apresenta maior plasticidade e resiliência para responder aos estímulos que recebe e para se adaptar aos fatores que possam influenciar o seu desenvolvimento. O presente relatório tem como principal objetivo descrever e refletir de forma crítica sobre o percurso desenvolvido no decorrer da Unidade Curricular Estágio. Este percurso iniciou-se nos recursos da comunidade, sendo a promoção do desenvolvimento infantil através de cuidados antecipatórios o elemento fundamental. Posteriormente a minha atuação foi desenvolvida no Hospital de Santa Maria, mais especificamente no Serviço de Urgência Pediátrica, na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e na Unidade de Cirurgia Pediátrica, onde a promoção do desenvolvimento infantil se torna mais desafiador, pois apesar dos esforços desenvolvidos no sentido de promover o desenvolvimento infantil, muitas intervenções estão centradas na patologia. Em todo o caminho houve oportunidade para a aquisição de competências na área da prestação de cuidados à criança/família nos diversos contextos, da gestão de cuidados, da formação e da comunicação. As atividades desenvolvidas neste percurso centraram-se em formações sustentadas pelo Modelo de “Touchpoints” de Brazelton e direcionadas aos pais e/ou enfermeiros, referentes à importância de se investir nesta temática. A partilha de experiências e dúvidas possibilitou a solidificação da informação e a aquisição de competências na área do desenvolvimento infantil. Através de uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva pretendo apresentar o caminho percorrido ao longo da Unidade Curricular Estágio, tendo como tema transversal a Promoção do Desenvolvimento Infantil. Torna-se fundamental que o EESIP trabalhe esta temática para ajudar a criança, em parceria com a família, a desenvolver-se dentro dos padrões esperados para a sua idade.