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- Competition law in transition economies : the experience of China and Mozambique and the specific case of AngolaPublication . Farrajota, Leonor Serpa; Vilaça, José Luís da Cruz
- Educação e desenvolvimento : um dualismo na sociedade globalPublication . Salgado, Maria da Conceição Santos Cordeiro; Baptista, José Afonso NunesPretende-se elaborar uma análise de situações de trabalho, o que implica uma reflexão pessoal sobre o modo de atuação, como professora e como cidadã, ao longo de mais de três décadas. Trata-se de um itinerário marcado por uma diversidade de atividades ocorridas em universos temporais e espaciais os mais diversos, destacando o que considero os momentos mais intensos do ponto de vista profissional e emocional. Devo esclarecer, desde já, que o início da minha atividade como professora (1972-1975) – período muito rico pela experiência vivida e pela percepção das “anomalias” palpáveis, fortemente sentidas, e pela apropriação, “pour cause”, de uma mentalidade outra que se foi construindo, aqui e ali, noutras Escolas, noutros horizontes e noutras latitudes – influenciou fortemente o meu futuro profissional. O primeiro marco traduziu-se no meu envolvimento numa realidade cultural, social e humanamente diferentes – facto que me levou a repensar e a questionar o papel dos Sistemas Educativos numa sociedade em desenvolvimento – a Sociedade Guineense. Na Guiné-Bissau, colaborei em atividades as mais diversas: (i) apoio técnico à gestão da Escola 17 de Fevereiro, por convite do Ministério da Educação da Guiné- Bissau (1991-1992); (ii) projeto de formação pós-graduada de médicos, financiado pelo Banco Mundial, como consultora para a área económico-financeira e projeto de reorganização e gestão do Hospital Nacional Simão Mendes de Bissau, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento, na qualidade de consultora e formadora (1997-2006), sempre na busca da consciencialização dos fenómenos sociais e educativos, procurando construir uma identidade própria. Tratou-se de uma necessidade pessoal, antropológica, cultural e mesmo física: a. Curiosidade em conhecer uma realidade outra, multifacetada, humana e culturalmente atraente. b. Necessidade de confrontação com novas ideias, outras experiências (levadas adiante por pedagogos brasileiros, nomeadamente por uma equipa chefiada por Paulo Freire1 que esteve em Bissau durante alguns períodos de tempo, tralhando no terreno, de cidade em cidade, de tabanca em tabanca2). O que implicou: a. Conhecer o país Guiné Bissau, nas diversas dimensões: sociais, económicas e políticas, inserindo-o no contexto africano. b. Vivenciar e compreender “in loco” o binómio educação / desenvolvimento. c. Problematizar a questão da globalização. O segundo momento relaciona-se com a minha atividade no PRODEP (1992-1997), mais concretamente no subprograma FOCO. A formação de professores, apreciada numa perspectiva abrangente, permitiu-me conhecer de perto os diversos atores da gestão escolar, as suas carências e expectativas local e regionalmente expressas, os custos financeiros e sociais envolvidos. Esta atividade permitiu: a. Um enriquecimento pessoal pelo contato direto com os vários responsáveis pela formação, proporcionando-me a consciencialização de que a Administração Escolar enfermava e, em meu entender ainda enferma, sem qualquer progresso significativo, das mesmas ineficiências da Administração Pública, em geral: (i) concentração excessiva do poder de decisão; (ii) sistema organizacional marcado pelo modelo hierarquizado de tipo taylorista (embora com alguns vislumbres de alteração, pelo menos, no domínio legislativo); (iii) grande peso da administração central (secretarias de Estado, direções gerais...). b. Possibilidade de rever e aplicar conhecimentos relativos à formação académica de base, colocando-os ao serviço de uma atividade particularmente sensível – a Educação. Pretendo significar que a Educação e, consequentemente a Escola, não são neutras; devem promover, em termos individuais e coletivos, o entendimento e a convivência social pacífica e cooperativa entre todos os sujeitos históricos – decorrendo daqui uma conceção democrática da escola que pretende superar uma qualquer dominação humana. Tenho a perceção nítida de que o meu percurso profissional foi fundamentalmente marcado por uma conceção que emana da livre escolha de cada um e de todos, traduzida de forma eloquente por Lipovetsky (2010;59) que afirma: Para finalizar esta breve reflexão que sustenta o desenvolvimento do relatório, abordarei uma questão ética que transcende o puro jogo do mercado, se não estaríamos – creio bem – a criar um mundo que, mesmo os mais acérrimos defensores do “laissez-faire” não preconizam: o da ausência do bem comum. Em suma: confrontamo-nos com a necessidade de (re) construir o bem comum, baseado numa nova engenharia social que nos conduzirá a uma “boa sociedade”, na qual caberá uma “escola nova” – cujos fundamentos terão de ser a cidadania, o civismo e a solidariedade. Por último, refiro o pilar que eu designo de uma Escola que opera a atualização democrática, histórica e cultural dos sujeitos da educação. A perspetiva aqui defendida, na esteira de muitos pensadores, é democrática e direcionada nos seguintes sentidos: a. Na concordância na ação entre educandos e educadores, em que estes mais não são que os mediadores de uma relação baseada em consensos, na aceitação crítica e livre3. b. No fortalecimento da liberdade e da ética tendencialmente universal, em que não basta a aquisição de conteúdos, antes envolvendo e exigindo a apropriação de valores e princípios histórica e eticamente construídos. c. Na negação de importações simplistas em matéria de melhoria da administração da educação. d. Na desmistificação dos métodos puramente mercantilistas do ensino, empolando-se a solução do gestor-salvador, visto como um herói na administração das escolas.Como Sísifo, andamos a calcorrear a encosta da montanha com uma grande pedra em cima das costas, a qual, de seguida, rebola até ao sopé – símbolo da dura tarefa que, semelhantemente, se nos coloca, a nós, homens terrenos, quando buscamos a explicação dos fenómenos sociais que nos rodeiam.
- Usos, consumos e práticas mediáticas dos jovens : um estudo exploratórioPublication . Ferreira, Margarida Paiva Soares; Figueiras, RitaEsta Dissertação apresenta uma análise que pretende compreender as alterações de sentido e práticas no uso dos meios de comunicação aquando de mudanças nos estados emocionais nos jovens. Para isso, optou-se por uma abordagem qualitativa de cariz exploratório através da aplicação de entrevistas individuais, em profundidade e semidirectivas. Da análise e interpretação das práticas, sentidos e significados que os média têm na vida dos entrevistados em diferentes contextos, concluiu-se que existe uma modificação na forma como os jovens se relacionam (usam e consomem) com os meios de comunicação quando o seu estado emocional se altera. Em estados emocionais de bemestar, as alterações de práticas verificam-se essencialmente por necessidades de entretenimento e lazer e/ou de aproximação às pessoas, e em estados emocionais depressivos as práticas mediáticas ganham destaque por necessidade de distracção/evasão e de distanciamento relativamente a outras pessoas. Concluiu-se igualmente que um mesmo meio encerra em si uma pluralidade de sentidos para diferentes indivíduos em estados emocionais semelhantes, mas também para um mesmo sujeito em estados emocionais distintos.
- Fermentyeast : otimização das condições de propagação de leveduras cervejeirasPublication . Macieira, Ariana Filipa Sarmento Manso da Silva; Silva, Fernando Filipe Macieira da; Vasconcelos, Maria Isabel Andrade Mendes deAs leveduras cervejeiras são do género Saccharomyces e necessitam de certos requisitos para poderem ser propagadas eficazmente, isto é, a fim de se obter o máximo de levedura possível, capaz de realizar fermentações rentáveis do ponto de vista económico. Os principais fatores que actuam sobre o crescimento das leveduras são a temperatura, concentração de azoto e glucose, arejamento e agitação. Para os estudos efetuados, utilizaram-se três leveduras ale Saccharomyces cerevisiae 1762: Belgian Abbey II TM, Saccharomyces cerevisiae 1084: Irish Ale TM e Saccharomyces cerevisiae 3068: Weihenstephan WeizenTM e uma levedura lager, Saccharomyces pastorianus 2308: Munich LagerTM. As leveduras normalmente utilizadas nas indústrias cervejeira, panificadora e de produção de bioetanol, são adquiridas liofilizadas. O processo de liofilização leva a que a levedura perca viabilidade e, consequentemente, haja uma diminuição de rendimento do produto final. Assim sendo, o projeto FermentYeast: Otimização das condições de propagação de leveduras cervejeiras consiste, principalmente, em otimizar a taxa de crescimento máximo (μmáx.) determinando qual a concentração de Corn Steep Liquor (CSL, suplemento de baixo custo) e temperaturas óptimas. O arejamento e a agitação também foram fatores posteriormente estudados. As condições ótimas de propagação dependem, principalmente, da estirpe de levedura que se pretende utilizar pelo que, este processo de optimização, é particular para cada uma delas. A levedura Saccharomyces pastorianus 2308: Munich LagerTM apresentou valores óptimos de temperatura de 27⁰C e a concentração de CSL foi igual a 16,20 g/L. As leveduras Saccharomyces cerevisiae 1762: Belgian Abbey II TM, Saccharomyces cerevisiae 1084: Irish Ale TM e Saccharomyces cerevisiae 3068: Weihenstephan WeizenTM apresentaram valores óptimos de temperatura de 30ºC e de concentração de CSL de 15,84; 13,30 e 20,00 g/L, respectivamente. O caudal de arejamento 6 l/h foi o que proporcionou um crescimento mais eficaz das leveduras Saccharomyces cerevisiae 3068: Weihenstephan WeizenTM e Saccharomyces pastorianus 2308: Munich LagerTM .
- Reabilitação e desinstitucionalização de pessoas com incapacidade psicossocialPublication . Rodrigues, Fernando António da Trindade; Santos, Alexandra SarreiraAs políticas atuais contestam a institucionalização de doentes de evolução prolongada, sendo a desinstitucionalização e reabilitação uma prioridade, mudando o paradigma Nacional para uma vertente comunitária, ou seja, a maneira de encarar a doença mental evoluiu ao longo dos tempos, da exclusão até à abordagem comunitária. Neste contexto o enfermeiro especialista de saúde mental e psiquiátrica tem um papel decisivo na reabilitação e encontra-se capacitado para o acompanhamento individual, auxiliando o utente/família a desenvolver competências sociais e de atividades de vida, tendo em vista a sua autonomia e reinserção social. Este trabalho surge como prioritário para evidenciar que é possível uma desinstitucionalização de utentes de evolução prolongada, com qualidade e sucesso, quando submetido a uma planificação e acompanhamento personalizado Nesta perspectiva, foi aplicado um conjunto de técnicas (técnicas de relação de ajuda, de escuta activa, de treino de memória, de resolução de problemas, de mostrar disponibilidade, de treino de competências sociais, terapia de orientação para a realidade, terapia da reminiscência, terapia da validação) a dois doentes do sexo masculino com idades superiores a 65 anos, reformados, a receber pensão social, sem suporte familiar, com patologia psicótica (esquizofrenia), internados na UDEP há pelo menos 25 anos, tendo em vista a reabilitação e a desinstitucionalização dos mesmos. Com esta metodologia observou-se que os utentes beneficiaram de uma melhor qualidade assistencial e de vida, contribuindo assim para o desenvolvimento de um programa de desinstitucionalização a executar na UDEP, assegurando a continuidade de qualidade assistencial e de vida dos mesmos.
- Intervenção cognitiva na demência : um contributo para a melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagemPublication . André, Cândida Zélia Fernandes Bicho; Santos, Alexandra SarreiraO panorama social actual revela um aumento progressivo no envelhecimento populacional. Este facto traz consequências sociais graves para a economia e para a família. Existem vários mitos na nossa sociedade associados ao envelhecimento, sendo o mais comum agregar o envelhecimento às perdas cognitivas resultantes de demências. Embora na nossa sociedade o tratamento das demências seja essencialmente farmacológico, vários são os estudos que evidenciam os benefícios da intervenção cognitiva como terapêutica co-adjuvante pelo que se torna pertinente estudar as intervenções que mantenham ou recuperem a funcionalidade do idoso com demência e que permitam ao mesmo viver o melhor tempo possível na comunidade. Assim sendo, o objectivo principal foi avaliar a eficácia e o impacto do treino cognitivo em melhorar a memória e os outros aspectos do funcionamento cognitivo dos utentes. Deste modo foi aplicado um programa de treino cognitivo a um grupo de nove utentes com uma frequência de uma a duas vezes por semana com a duração aproximada de 1 hora, durante um período de 10 semanas. Os resultados observados e manifestados pelos utentes sugerem que o programa realizado pode auxiliar na estabilização da demência ou resultar até mesmo numa melhoria dos deficits cognitivos e funcionais dos utentes. Estes, apontam que as técnicas utilizadas poderão ser adaptadas á nossa realidade e utilizadas pelos Enfermeiros na sua prática clínica com utentes com demência, como forma de melhorar a qualidade dos cuidados prestados
- A importância dos factores históricos na formação e no sucesso do cluster de negócio das Galerias de ParisPublication . Sousa, Mariana Coelho Rodrigues de; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eO trabalho que agora se apresenta é realizado no âmbito do mestrado em marketing, na modalidade de dissertação e procura estudar e demonstrar a importância dos factores históricos de uma cidade na formação de um cluster de negócio e do seu impacto a nível regional, nacional, assim como alémfronteiras. O trabalho serve-se do estudo do caso das Galerias de Paris, tendo como objetivo descrever e avaliar o seu processo de formação e de aplicação estratégica, estabelecendo uma relação com um modelo de desenvolvimento de uma estratégia de marketing sugerido, de gestão e organização de um cluster em formação, e a aplicação prática da dinâmica dos processos deste fenómeno. A metodologia inerente a esta investigação é a do estudo de caso, aplicada realidade do caso das Galerias de Paris, conhecido cluster de negócio na cidade do Porto, desenvolvido no sector dos bares e restauração, que caracteriza a movida da cidade. O método de pesquisa enunciado foi aplicado ao estudo das Galerias de Paris, tendo sido realizada a avaliação dos processos dinâmicos desenvolvidos no decorrer do tempo até à composição do cluster, assim como dos projetos sociais acrescentados por entidades reguladoras supremas, fazendo-se referência aos últimos doze anos, período de tempo de origem, crescimento e evolução do fenómeno. Através do modelo de esquematização própria, procedeu-se ao enquadramento estratégico das ações dinâmicas económicas desenvolvidas na análise, tendo sido levantadas questões que permitem a análise do desempenho estratégico do projeto de clusterização em questão, seguindo-se uma discussão dos resultados obtidos, assim como algumas sugestões para o futuro. Estas terão o intuito de apontar aspectos positivos e negativos da ação deste processo de clusterização de pequenos negócios, permitindo uma reflexão para a melhoria do seu desempenho e eficácia estratégica.
- Cooperação na área da saúde : uma experiência na Guiné-BissauPublication . Salgado, Paulo Xavier Fernandes Cordeiro; Pereira, Paulo AlmeidaO continente africano está a pagar um preço muito elevado pelas altas taxas de morbilidade e mortalidade prematuras, em especial no que se refere às crianças e às mulheres. Embora com taxas diversas de país para país, também a esperança de vida se situava, no final da década de 90 em cerca de 45 anos, considerando toda a região subsariana. Ora, uma saúde deficiente provoca dor e sofrimento, reduz a capacidade produtiva, diminui a riqueza de um país. O Banco Mundial e o Banco Africano de Desenvolvimento, atentos a esta situação de graves carências, têm promovido intervenções que podem contribuir para uma Saúde Melhor em África – uma expressão já utilizada pelo Banco Mundial nos anos 90. Para além de uma parte introdutória, com interesse para a contextualização do exercício profissional, o presente Relatório Reflexivo refere-se a dois momentos distintos de intervenção do ora mestrando, ainda que interligados: (i) uma, que corresponde às atividades levadas a efeito no Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM), de Bissau, com o apoio do Banco Mundial (BM), de 1996 a 20051 - Projeto “Formação Pós-Graduada de Médicos Guineenses”; e (ii) outra, como sequência lógica da intervenção anterior, que decorreu no mesmo Hospital, por influência do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), entre 2005 e 2006, que apoiou financeiramente o “Projeto de Reorganização e Gestão do Hospital Nacional Simão Mendes”. Pretendia-se que, no final do “Curso de Formação Pós-Graduada de Médicos”, o Governo Guineense, pudesse dispor de médicos com preparação suficiente e domínio de habilidades nas quatro valências básica: medicina, cirurgia, obstetrícia/ginecologia e pediatria. O mestrando foi designado gestor da logística pela entidade formadora – Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, da Universidade do Porto – tendo, nessa qualidade, participado e prosseguido, desde 1996, e até ao final, os contatos com as Autoridades da Saúde de Bissau e do Banco Mundial, e na prossecução das atividades, de forma que o Projeto decorresse com normalidade. No Projeto “Reorganização e Gestão do Hospital Nacional Simão Mendes”, o ora mestrando foi coautor do processo de candidatura ao concurso internacional aberto pelo Ministério da Saúde de Bissau, e designado chefe da missão, constituída por quatro elementos, tendo assumido as respetivas funções de chefia, por escolha e designação do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, em regime de consultoria, cabendo-lhe coordenar o grupo de trabalho no terreno (incluiu quatro profissionais: um economista, um administrador hospitalar, um engenheiro e o chefe de missão), representar o ICBAS e proceder às atividades constantes do Caderno de Encargos. Releva da sua atividade, nos dois momentos, a importância do planeamento da formação em saúde tendo em conta que a aprendizagem em ambiente de trabalho foi e é, ainda, o melhor instrumento de melhoria da performance, visando: (i) vencer a resistência à mudança; (ii) tirar partido de processos formativos possíveis naquele contexto; (ii) agregar os recursos humanos para participação nas atividades; (iv) propor a melhoria das estruturas físicas existentes, através de propostas concretas de programas funcionais (aliás previstos nos cadernos de encargos de ambos os projetos referidos); (e) elaboração de diplomas legais; e (v) contatos com o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), Embaixada de Portugal em Bissau, Instituições que colaboraram de forma ativa, com doações significativas, que foi necessário gerir com rigor. Tratou-se, essencialmente, de definir estratégias diversas que permitiriam uma reorientação da atividade hospitalar nos seguintes domínios: a. Relações estruturais e funcionais. b. Desenvolvimento profissional. c. Afetação de recursos. d. Criação (ou reformulação) de mecanismos de financiamento. e. Criação / recuperação de serviços de suporte clínico (laboratório e radiologia). f. Elaboração de um sistema de informação. g. Apoio logístico. h. Participação de todos os agentes ligados à saúde (Ministério da Saúde, direção do Hospital e equipas operacionais). i. Participação comunitária. Finalmente, propus-me abordar as diversas aprendizagens profissionais e a projeção do conhecimento para reflexão na ação, dando ênfase a aspetos que considero relevantes e que tiveram reflexo no exercício futuro das atividades que exerci, designadamente: (i) problemática da cooperação, ligada ao respeito pelos direitos humanos; (ii) recursos humanos como elemento prioritário no progresso e desenvolvimento da saúde, cabendo especial referência à liderança, motivação, desempenho; e (iii) a atenção da saúde em rede como uma solução que compreende diversas componentes, adaptável à realidades dos países em desenvolvimento. Esta abordagem teórica pretende sinalizar criticamente o que foi e o que é importante para o exercício da atividade de cooperação. As conclusões atêm-se às matérias que considero prioritárias em matéria de cooperação em saúde, recursos humanos e estabelecimento de redes na atenção à saúde.