Browsing by Issue Date, starting with "2014-04-29"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Governo das Sociedades na EfacecPublication . Carrilho, Francisca Maria Palmeirão; Marques, Luís; Alves, PauloO presente trabalho visa estudar e aprofundar o tema Governo das Sociedades e aplicar esta temática num contexto prático e organizacional. Desta forma, em primeiro lugar procura apresentar uma metodologia de trabalho da PwC, empresa em que a autora teve a oportunidade de realizar um estágio de 6 meses. A razão subjacente à escolha desta metodologia reside no facto de ter sido o projeto em que a autora esteve alocada durante o estágio. Em segundo lugar, esta abordagem metodológica permitiu dar os primeiros passos naquele que é o principal objetivo do trabalho - analisar o posicionamento da Efacec em matéria de Governo Societário e identificar oportunidades de melhoria. O trabalho inicia-se com a apresentação do plano de estágio, onde são expostas as principais competências adquiridas bem como os projetos em que a autora participou. Ainda relativamente ao estágio, é apresentada a metodologia de trabalho da PwC. Segue-se uma revisão da literatura sobre Governo das Sociedades, onde são apresentadas diversas abordagens concetuais sobre esta temática, bem como as principais teorias e mecanismos associados. Após o enquadramento do tema do trabalho na literatura, é apresentado o posicionamento da Efacec relativamente às recomendações da CMVM. Para uma melhor análise e reflexão foi fundamental uma exaustiva recolha e análise de informação que, não se podendo apenas basear apenas em documentação de natureza pública, exigiu a realização de reuniões com um colaborador interno da Efacec. Posteriormente, são apresentadas um conjunto de oportunidades de melhoria. Por último, são abordadas as principais conclusões que este trabalho permitiu à autora retirar.
- Tell me what you study, and I’ll tell you what your risk profile is : evidence on financial, career and educational risk domainsPublication . Jacinto, Madalena Costa Ferreira Lavrador; Raposo, PedroThe aim of this dissertation is to study the association between studying in business schools and students’ risk profiles, especially in the financial, career and educational risk domains. Based on Ding, Hartog and Sun’s (2010) survey to measure risk attitudes and using a sample divided into (i) people that study or have studied business or economics in the university (treated group) and (ii) those who have not studied business or economics, but that had considered taking a business or economics university degree (control group), I present results regarding financial literacy and its role in determining financial risk among business students. In addition to that, I also present results regarding career and educational risk and argue these are influenced by a business school organizational culture and competitiveness. I show that people who attend or have attended a business school are more likely to be more risk averse and more risk loving, i.e. less likely to be risk neutral, than non business students in the career domain, at a significance level of 1% and 10%, respectively. Moreover, I show that business and economics students are less likely to be risk averse in the financial domain at a 10% significance level. Finally, when introducing financial literacy as a moderator in the analysis, I demonstrate that a person that has both studied in a business school and has a high literacy level is more likely to be both risk averse or risk loving than a person that has not studied in a business school and/or has low literacy level, at a significance level of 1%. These results have several policy implications with regards to the functioning of financ ial markets, as well as to entrepreneurship and its importance to economic growth.
- A reconstituição do facto feita por arguido no processo penal português : análise jurisprudencialPublication . Rogeiro, Maria Inês Esteves da Fonseca; Silva, Germano Marques da
- As tecnologias digitais na promoção da leitura e da escrita : estudo de caso sobre as perceções e práticas de leitura e escrita associadas às tecnologias digitais entre os encarregados de educação e alunos do 3.º anoPublication . Alentejano, Susana Fernandes; Lagarto, José ReisNas últimas décadas, as investigações realizadas no âmbito da utilização das tecnologias digitais em contexto educativo têm proliferado de uma forma bastante significativa. Diversos estudos têm revelado as potencialidades das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, desta forma, pretendeu-se com este estudo salientar a importância da leitura e da escrita e intervir na promoção e desenvolvimento destas competências essenciais e imprescindíveis a todos os cidadãos. Destacou-se a importância da escola que, de acordo com os princípios que orientam a ação educativa e o papel fundamental dos professores, contribuem para a aprendizagem, desenvolvimento e promoção da leitura e escrita, sendo estas competências essenciais para o sucesso do aluno. Este estudo qualitativo foi realizado durante um ano letivo com uma turma de 17 crianças que frequentavam o 3.º ano de escolaridade, numa escola particular do distrito de Lisboa. Compreendeu essencialmente atividades de leitura e escrita, sobretudo em processador de texto e outros softwares. A recolha de dados fez-se a partir de três fontes – a observação direta, as entrevistas aos alunos e os questionários realizados aos alunos e encarregados de educação. Perante os resultados obtidos, apurou-se que as tecnologias digitais despertam nos alunos elevados níveis de motivação e persistência na execução das atividades. Constatou-se que o computador Magalhães, o tablet e o datashow podem estimular a curiosidade e vontade de aprender dos alunos, tornando-os mais concentrados, participativos e interessados na realização das tarefas de leitura e escrita. A utilização das tecnologias digitais pode modificar a forma como os alunos aprendem a ler e a escrever, potenciando a sua motivação para o estudo, contribuindo para o desenvolvimento da sua competência comunicativa e para o aperfeiçoamento da sua dimensão humana. Pretende-se que este estudo possa, de alguma forma, favorecer a reflexão sobre esta temática, contribuindo para possíveis alterações nas práticas letivas com a finalidade de promover a leitura e a escrita, ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
- A concorrência deslealPublication . Alves, Rita Cardoso; Rocha, Maria Victória Ferreira da
- O direito à imagem e o direito à palavra no âmbito do processo penalPublication . Bexiga, Vanessa Vicente; Silva, Germano Marques da
