Browsing by Issue Date, starting with "2014-04-01"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Falhas do Estado na regulação das parcerias público-privadas no setor rodoviárioPublication . Lopes, Ana Margarida Balseiro de Sousa; Confraria, João; Medeiros, Rui
- O direito de oposição do trabalhador na transmissão da unidade económicaPublication . Simão, Luísa da Cruz Mata Nobre Guedes; Vasconcelos, Joana
- O tratamento fiscal do mecenato social no Direito Português : breves notas sobre a noção de bilateralidadePublication . Brito, Bernardo Vaz Franco de Vieira e; Soares, Cláudia Alexandra Dias
- Uma reflexão sobre : o defeito remanescente e o abuso do direito no cumprimento (defeituoso), sem dolo, do contrato de empreitadaPublication . Azevedo, José Rui Ribeiro de; Gomes, Júlio
- As artes visuais como fator de motivação e autonomiaPublication . Ferreira, Filipe da Costa Martins; Major, João CarlosO presente relatório diz respeito a uma investigação sobre a importância que as artes visuais representam no ensino, particularmente no âmbito da motivação e autonomia do aluno. Este tema surge do diagnóstico de uma turma, na qual foram detetados alunos que demonstravam apatia relativamente à disciplina de educação visual, o que sugere um possível défice de motivação e autonomia. Foram, assim, implementadas práticas educativas, tal como indicadas em estudos científicos, que se julgam potenciar a autoestima, o autoconceito e a autonomia do aluno. No início e no final da intervenção foram aplicados dois questionários para avaliar da eficácia da ação, a um grupo de intervenção (turma 8.4) e um grupo de controlo (turma 8.8.) O espaço de tempo entre os dois questionários foi de noventa dias com treze dias de pausa letiva. A carga horária da disciplina consistiu em cem minutos de aula, concentrados uma vez por semana. Contudo o curto período de tempo da intervenção bem como o grande distanciamento entre aulas talvez tenha contribuído para que não se tenham registado alterações significativas nos índices de autoestima e autoconceito. Fica aberto o caminho para uma ação mais alargada no tempo e, porventura, a inclusão de mais disciplinas, para podermos aferir da validade destas práticas pedagógicas.
- Braslendas do além-mar: transmissão teatral de lendas brasileirasPublication . Licursi, Maria Beatriz; Silva, Maria Ione; Bezerra, Sefisa Quixadá; Leonido, LeviThis study consisted of preparing a public presentation in text and theatrical version of the following legends Brazilian folklore: Caipora, Iara , Headless Mule , Saci Pererê , Tata Boi , Papa Figo , Victoria Regia and Little Black Pastoreio.O goal was to conduct interdisciplinary areas involved in this artistic process - education to promote a peculiarity of Brazilian folk culture . The methodology included an account of experiences for individual interpretation of the legends according to the specific characteristics of the plots and characters. As a result the entire aim of teaching applied through the interface of music, art, folk language and body language. The composition of the characters coupled with relevant features mentioned, this streamlined artistic production revealing to the public the essence of legends selected preserving the characteristics of the folkloric fact: anonymity , functionality and oral transmission.
