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- Forging a new path for educational neuroscience: an international young-researcher perspective on combining neuroscience and educational practicesPublication . Pincham, Hannah L.; Matejko, Anna A.; Obersteiner, Andreas; Killikelly, Clare; Abrahao, Karina P.; Benavides-Varela, Silvia; Gabriel, Florence C.; Rato, Joana R.; Vuillier, LauraThe use of neuroscience to improve education has been considered by researchers and practitioners alike. However, workable solutions that lead to improvements in research and practice are yet to emerge. As newly qualified educational neuroscientists, our experiences dictate that the progress in this field relies upon 'Educational Neuroscience' being recognised as a distinct discipline. We therefore present a four-stage practical approach that concretely describes the role of the educational neuroscientist and details how neuroscientific knowledge can be practically assessed in the classroom. Using this approach, junior scientists will become empowered to replace the 'bridge' between education and neuroscience with a stronger, distinct Educational Neuroscience highway that is built in parallel to the existing paths.
- Validation of the comprehensiveness of an instrument on ethical problems in primary carePublication . Junges, José Roque; Zóboli, Elma Lourdes Campos Pavone; Schaefer, Rafaela; Nora, Carlise Rigon Dalla; Basso, MikaelaThe study aimed to validate the comprehensiveness of an instrument on the occurrence of ethical problems in primary health care and discuss their results. This is a methodological research. The technique used was Delphi, which seeks to obtain a consensus on a subject by experts, using structured questionnaires that are modified to obtain consensus on the comprehensibility of content. The sample was composed by nine professionals with expertise in primary health care in São Leopoldo. Data collection was in March and April 2011. In the first round, the professional was asked to respond whether the described situation has represented an ethical problem, whether the statement was clear and whether there was any suggestion to rewriting the problem. Were presented thirty-six statements, and to twenty was suggested new rewrite. After the review and systematization the proposed amendments, has begun the second round to seek consensus among all the statements that its writing had changed. In the second round, the consensus required by the method was obtained. Using the method supported significantly to build the instrument in its initial stage, what makes it appropriated and comprehensive for the subsequent steps of the validation.
- Atitudes e práticas dos professores face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Silva, Maria Deolinda Oliveira; Ribeiro, Célia; Carvalho, AnabelaNum momento em que questões como inclusão educativa, atitudes e práticas inclu‑ sivas têm tido evidência crescente, nomeadamente no ensino básico, é necessário atender à diversidade, como uma fonte enriquecedora do processo educativo, uma vez que a partir dela se pode idealizar a educação como uma via propícia para concretizar princípios de igualdade. Assim, importa perceber se os professores estão a conseguir uma efetiva flexibilização e diferenciação de práticas inclusivas nas escolas. Neste contexto, a presente investigação assenta na problemática: quais as atitudes e práticas dos professores dos 2º e 3º ciclos face à inclusão de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) na sala de aula? Através de uma metodologia de investigação quantitativa, com a aplicação de um questionário a 105 docentes dos 2.º e 3.º ciclos de três Agrupamentos de Escolas do Concelho de Viseu, encontrámos dados que confirmam as atitudes e práticas dos professores favoráveis à inclusão de alunos com NEE. Constata‑se que são os professores do sexo masculino e os que têm uma formação complementar à de base, bem como aqueles que apresentam entre seis a dez anos de serviço e com o mesmo tempo de experiência com NEE os que regem, de forma mais frequente, as suas atitudes e práticas pelo conceito de educação inclusiva. Pode‑se concluir que as práticas existentes na escola se guiam por atitudes inclusivas havendo, contudo, ainda um caminho a percorrer para melhorar o que é proclamado para a educação inclusiva.
- Expressões faciais emocionais em indivíduos laringectomizados totaisPublication . Almeida, Lina Isabel Marques deObjetivos: verificar se existem diferenças no grau de inteligibilidade de indivíduos laringectomizados totais, que utilizam diferentes formas de comunicação oral (fala murmurada, laringe eletrônica, voz esofágica e voz traqueoesofágica); verificar se existem diferenças na expressão facial (número e duração de movimentos faciais) de indivíduos laringectomizados totais, que utilizam diferentes formas de comunicação oral, durante tarefas de discurso espontâneo alegre e triste e, ainda, verificar se existem diferenças estatisticamente significantes na expressão facial (número e duração de movimentos faciais) de indivíduos com elevada e baixa inteligibilidade durante tarefas de discurso espontâneo alegre e triste. Métodos: tratou-se de um estudo exploratório, comparativo de base descritiva e de metodologia transversal, sendo que se constituiu um grupo de treze indivíduos laringectomizados totais. Os indivíduos foram filmados durante as duas tarefas de discurso espontâneo alegre e triste e avaliados quanto à inteligibilidade do discurso por pessoas sem patologia da comunicação, sendo que a análise da expressão facial foi realizada com recurso ao Sistema de Codificação de Ação Facial. A análise descritiva e inferencial foi efetuada com recurso ao SPSS19 por meio da aplicação dos testes Mann-Whitney e Kruskall-Wallis. Resultados: verificou-se que os diferentes tipos de comunicação apresentam diferentes graus de inteligibilidade no discurso e que descritivamente existem diferenças na expressão facial dos indivíduos laringectomizados totais durante o discurso espontâneo alegre e triste . Verifica-se ainda diferenças estatisticamente significantesna expressão facial nos grupos de baixa e elevada inteligibilidade, na duração média de cada unidade dos olhos no discurso espontâneo triste (p-valor=0,01). Conclusão: verificou-se que nos dois contextos emocionais, os laringectomizados, independentemente da sua forma comunicativa, são menos expressivos facialmente do que os normofalantes.
- Metodologia projectual, um método para atingir a criatividadePublication . Barbosa, Tiago José Vaz; Fernandes, Ana CláudiaO mito da criatividade ser apenas pertença de alguns, há muito caiu por terra, dando lugar a uma criatividade que a todos pertence e que todos podem desenvolver e manter activa. É neste sentido que propomos a Metodologia projectual de Bruno Munari como um método para desenvolver a criatividade. Ao analisarmos o modo como os alunos respondem às propostas de trabalho que lhes são apresentadas, apercebemo-nos que estes não têm um método que lhes permita criar criativamente, como tal, é urgente procurar incentivar os alunos a criar metodologias de trabalho para atingirem melhores resultados na elaboração dos seus trabalhos. A metodologia projectual de Munari é um exemplo de como os alunos poderão desenvolver as suas respostas devidamente fundamentadas. Para isso, foi proposto a uma turma de 22 alunos, 18 do sexo feminino e 4 do sexo masculino, que elaborasse uma peça de joalharia, seguindo o método projectual de Munari, juntamente com um involucro no qual inseririam a peça e um dossiê de fundamentação e acompanhamento das propostas. Os resultados demonstraram que a metodologia projectual de Bruno Munari se apresenta como um importante contributo para o desenvolvimento da produção criativa dos alunos.
- Da inconstitucionalidade da al. E) do nº 1 do art. 400º do CPPPublication . Sousa, Bruna Ribeiro de; Moutinho, José Lobo
- O mercado de non-performing loans em Portugal : o novo quadro regulatório dos bancos como ponto de viragem do mercadoPublication . Pina, Carmina Campos; Barona, Francisco
- Euro secession and bondholders : in which currency will they get paid ?Publication . Carneiro, Maria Isabel Canelas Sá; Barona, Francisco
- A abordagem Rime e o universalismo no budismo tibetano : a relevância do movimento religioso não-sectário no século XIX e o seu papel como elemento político unificador na actualidadePublication . Carvalho, José António Barradas; Lobato, Manuel Leão MarquesNa província do Kham, no Tibete oriental, na segunda metade do século XIX, ocorreu um florescimento religioso e cultural posteriormente designado como movimento Rime. Um grupo de mestres Budistas tibetanos provenientes de várias Escolas, cujas figuras mais proeminentes foram Jamgon Kongtrul, Jamyang Khyentse Wangpo e Chokgyur Lingpa, recolheram, compilaram, redigiram e divulgaram um grande volume de textos e ensinamentos pertencentes às oito linhagens de Budismo provenientes da Índia. Na génese deste empreendimento estava a abordagem Ris med ou Rime, que reconhece as diferenças entre as várias linhagens mas aceita que todas tenham o mesmo potencial. Tratase de uma abordagem não-sectária, cujos proponentes pretendiam que fosse característica do Budismo desde o início. Nesta dissertação analisam-se as razões pelas quais aquele fenómeno surge no Tibete oriental no século XIX e qual a natureza do seu legado, se se trata de um movimento ou não e, finalmente, discutem-se as diversas posições assumidas sobre as suas principais características. Conclui-se sustentando que a abordagem Rime é leitmotiv das actividades da Administração Central Tibetana no Exílio encabeçada pelo Dalai Lama e discutindo a forma como este líder político e religioso a utilizou para construir a identidade de um povo que mantém uma existência condicionada no Tibete e no exílio.
- Relatório de estágioPublication . Ribeiro, Ângela Clara Braga Marques; Costa, Eleonora Cunha VeigaO presente relatório de estágio tem como finalidade descrever as atividades realizadas, ao longo do ano letivo de 2012/2013, que integra o 2º ano do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, lecionado pela Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Filosofia de Braga. O estágio realizou-se no Centro de Solidariedade Social - Projeto Homem, situado em Braga e teve uma duração de nove meses (500 horas). O estágio curricular constitui o momento por excelência de elevada aprendizagem na formação prática do estagiário. Assim, o presente estágio curricular teve como objetivo geral a aplicação das diferentes abordagens teóricas no contexto da prática da Psicologia Clínica e da Saúde e a aquisição de experiência e competências profissionais adequadas e autónomas. Este relatório encontra-se subdividido em quatro partes. Na primeira parte, encontra-se descrito uma breve caracterização do contexto institucional, bem como o papel do psicólogo integrado nesse contexto; na segunda parte procedemos à caracterização da observação e o levantamento das necessidades. Numa terceira parte, descrevemos as atividades realizadas no contexto e, por último, apresentamos a conclusão em que elaboramos uma reflexão integrativa sobre o estágio.