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- Changes in the volatile fraction composition of port wines during aging : a mechanistic approachPublication . Monforte, Ana Rita Araújo da Silva Monteiro; Ferreira, António César SilvaOs produtos alimentares durante o seu tempo de vida útil sofrem modificações químicas provocadas por conjuntos de reações reguladas por princípios termodinâmicos, sendo estas tradicionalmente agrupadas em diversos mecanismos. No processamento alimentar destaca-se a reação de Maillard que é dos mais descritos nos alimentos. O conhecimento da “mecânica” das reações e da sua possível interligação é fulcral para a compreensão e consequentemente para a monitorização da qualidade alimentar. Neste contexto, surge a motivação deste trabalho: elucidar sobre a possível interligação entre a reação de Maillard e a oxidação durante o envelhecimento do Vinho do Porto. De que forma estes mecanismos são afectados por parâmetros tecnológicos, como o oxigénio e a temperatura. E por fim saber de que forma podem ser controlados e assim providenciar formas de gerir o processo de envelhecimento e consequentemente a qualidade do produto. Foram usados vinhos envelhecidos durante 63 dias sob diferentes condições de oxigénio e temperatura e vinhos de diferentes idades que foram analisados por cromatografia gasosa acoplada a um detetor de ionização por chama e por espectrometria de massa. Compostos marcadores da reação de Maillard, oxidação e de um possível mecanismo que resulta da junção dos 2 que dá origem ao sotolon foram quantificados e calculados os respetivos parâmetros cinéticos, posteriormente usados para através de simulações de Monte Carlo prever a composição de vinhos armazenados em diferentes condições. Os perfis cromatográficos i.e. vetores de intensidade vs. tempos de retenção foram usados como impressões digitais químicos para encontrar mais marcadores relacionados com o processo. Foi criada uma nova técnica de visualização de cromatogramas que consiste na construção de uma rede com conexões (correlações de Pearson) entre tempos de retenção (compostos). Os parâmetros cinéticos demonstraram que a formação de sotolon é dependente do oxigénio e da temperatura, observando-se um efeito sinérgico entre ambos o que sustenta a hipótese da sua formação estar relacionada com o mecanismos de Maillard e a oxidação. As simulações demonstram que o efeito da temperatura tem maior impacto em vinhos armazenados em recipientes com elevada permeabilidade ao oxigénio (barris) do que naqueles com baixa permeabilidade (garrafas com rolha de cortiça). O uso dos perfis cromatográficos permite classificar as amostras de diferentes idades e encontrar mais marcadores relacionados com o processo. A reconstrução de redes é útil na priorização da identificação dos biomarcadores assim como permite uma visualização das cinéticas destes, compostos próximos têm a mesma expressão temporal e consequentemente obedecem á mesma ordem cinética e verificou-se que compostos agrupados são sensíveis aos mesmos parâmetros tecnológicos (oxigénio e temperatura). O controlo de parâmetros tecnológicos permite modular o perfil sensorial do vinho do Porto e consequentemente a sua qualidade. Este conhecimento tem elevado valor para a indústria porque permite gerir a qualidade e consequentemente aumentar o valor do produto.
- Um estudo sobre a direção artística : do teatro grego ao chroma-keyPublication . Oliveira, Sofia de VasconcelosA dissertação “Um estudo sobre a Direção Artística: do palco grego ao chroma-key” apresenta o percurso da Direção Artística no Cinema, desde as suas influências que retirou do Teatro, até à Direção Artística cinematográfica atual que se encontra em mudança com a crescente utilização do cinema digital. A presente dissertação inicia-se com o percurso pelos diferentes palcos e teatros que existiram e existem, desde as representações no palco grego até às representações contemporâneas que não necessitam, exactamente, desse espaço denominado palco. Do teatro partimos para o cinema, iniciando, claro está, no primeiro cinema, o chamado cinema primitivo, com os pioneiros do cinema tais como Lumière e Méliès. Daqui viajamos pela Direção Artística do cinema europeu e americano, passando pelos imponentes cenários entre os anos 30 e 50 e pelo Expressionismo Alemão - focando sempre nos desenvolvimentos que a Direção Artística foi sofrendo ao longo de todos estes anos e não esquecendo que, foi nestas décadas que se falou pela primeira vez em Design de Produção – até anos 70/80, altura em que o cinema sofreu uma revolução com o aparecimento dos efeitos visuais digitais. A partir daqui é feita a ponte para o cinema atual que se apresenta cada vez mais digital, e este, tal como o cinema dos anos 70/80, sofre objeções como qualquer revolução que existiu no cinema. No entanto, é apresentado como o Diretor Artístico deve adaptar-se a estas mudanças, tornando-se, assim, um Diretor Artístico completo, sempre em prol do filme. Para terminar a investigação teórica, são apresentadas as principais funções do departamento da Direção Artística e quais as relações do Diretor Artístico com os outros departamentos do cinema. A presente dissertação termina, então, com a investigação empírica baseada no projeto prático “Entropia”, realizado no âmbito das unidades curriculares de Pré-Produção e Produção de Projeto Final. Nesta investigação são apresentadas as fases de Pré-Produção, Produção e Pós-Produção da Direção Artística da curta-metragem “Entropia”.
- Adoração Eucarística e reparação na Madre Trindade : fundadora das Religiosas Escravas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de DeusPublication . Fernandes, Eloísa Helena Marques; Farias, José Jacinto Ferreira de
- O Tratado de Lisboa e a agricultura europeia : consequências da aplicação do novo procedimento legislativo ordinário para a configuração e evolução futura da PACPublication . Seixas, Osvaldo Luís dos Santos Coelho; Cunha, Arlindo MarquesThe evolution of the Common Agricultural Policy, from its birth until today, has been characterized by a few decades of stability, followed by times of big and consecutive reforms, always tagged by the division of powers between the Council and Commission. The coming into force of the Lisbon Treaty and the consequent adoption of the Ordinary Legislative Procedure, as the key method of decision in agricultural policy matters, particularly in future reforms, will certainly change the previous division of power, introducing the Parliament as the new key player in the design and final configuration of CAP reforms. Through this work we try to understand and explain to what extent can, these changes, affect the future design of the CAP, while pointing the factors that may determine the Members of the European Parliament’s voting behavior. We try also to determine to what extent one can anticipate the existence of a higher or lower tendency towards CAP reform, by merely seeing de Parliament’s composition. We conclude that, in fact, the changes induced by the Lisbon Treaty have changed the balance of powers between the Union institutions. Three factors were identified as being the main factors that weigh in the voting behavior of the Members of the Parliament: the position of the National Parties in the lists of which they were elected, the position of the European Party or Parliamentary Group they include and their own ideological convictions. It is also concluded that any reformist propensity of the Parliament, may depend far more from the willingness and leadership of the members of the Agricultural Committee, particularly its President, than from any ideological frame in the Parliament, also due to the strong bipartidarization of the Parliament.
- Guitar multiphonics: notations for a formalized approachPublication . Torres, Rita; Ferreira-Lopes, PauloWhen the execution of multiphonics takes place between frets, it might not be easy to find orientation references for the visual situation of some touch locations, as some of the reviewed pieces in this paper attest. Due to this situation it might be difficult to achieve the reproducibility of the sounds being this the criterion behind the authors' formalized approach to the technique. The suggested notations for this approach's touch locations pursue to suit all tastes. If a specific color is to be achieved, or if, at a certain location, the technique of harmonics is also possible, other descriptors need to be notated. Given that the technique of mutliphonics is not common vocabulary for the guitar, an explanation should always be included in the score, regardless of the chosen approach.
