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- A tutela penal dos direitos de propriedade industrialPublication . Carriço, Ana Isabel Mendes; Silva, Germano Marques da
- Refletir para melhorar : análise reflexiva das alterações produzidas pelo regime de frequência articulado no ensino vocacional de música : caso concretoPublication . Amaral, José Miguel Nascimento Mendes Fraga; Ribeiro, CéliaAtualmente, o desafio que a educação nos lança reveste-se de um cariz tão alargado quanto a própria definição do termo. Pensá-la para melhor poder intervir nas múltiplas tarefas que esta nos atribui, enquanto professores, representa um esforço de atualização e adaptação constante com o intuito de encontrar ferramentas de prevenção, deteção e resolução das mais variadas questões com ela relacionadas. Nesse sentido, o presente trabalho toma por base uma realidade educacional – a do ensino artístico, na vertente do ensino vocacional da música – que, sendo ainda um pouco desconhecida por parte da população em geral e em certa medida até pelas próprias entidades que a gerem, funciona como um reservatório de experiências de ensino e de aprendizagem transversais a toda uma gama de relações interpessoais que são dignas de ser analisadas à luz de um quadro científico rigoroso. A premência da investigação reside na tomada de consciência enquanto docente do Conservatório Regional de Música de Viseu “Dr. Azeredo Perdigão”, relativamente ao facto de, nos últimos anos, este setor de ensino ter sofrido alterações várias sob a alçada de um projeto global de massificação do ensino da música, desenhado pelo governo que liderou Portugal até ao ano de 2011. Sendo parte integrante desta extensa engrenagem, vejo-me aliciado a analisar a realidade específica da minha escola, bem como o quadro sócio-organizativo desta, a partir de uma teorização em torno de temáticas lançadas pelos investigadores da área específica das Ciências da Educação. Assim, o que se realça, numa primeira fase, é a necessidade de analisar a própria tipologia de escola, nomeadamente o tipo de conceção que lhe assiste e em que medida esse suporte científico pode ou não trazer melhorias em todos os processos adjacentes à realidade da escola. Considerando-a uma construção sociocomunitária, a escola é um espaço onde se movem diferentes atores, cada um deles com papéis diferenciados e comportamentos expectáveis. Procurando afastar a ideia da escola enquanto locus de reprodução das desigualdades sociais, argumento este praticamente unânime ao nível da opinião pública, este trabalho presta ênfase à urgência de articular aquilo que é um saber sólido assente em rigorosas bases científicas, dentro de um contexto escolar relacional favorável, às valências de toda uma comunidade que a suporta e constrói no dia a dia. Ou seja, coloca-se a tónica na premência de colocar a escola ao serviço das comunidades locais, numa lógica de complementaridade. Igualmente no caso do Conservatório Regional de Música de Viseu, este caminho é a forma mais passível de se atenuar uma certa tendência para a elitização do ensino vocacional da música e de se atingir a real e efetiva participação do Conservatório na construção de uma identidade própria, paralela ao estímulo que tal significará no plano do reforço da identidade local. Naturalmente, esta via não pode surgir sem que outro dos pilares teóricos aqui dissecado tenha uma maior efetividade. Tal é a autonomia das escolas, um item que demora ainda a sair de um quadro puramente legal para um plano de ação concreta. Uma escola que não pode planear a sua própria ação, o que pode passar por ações várias como a própria contratação de profissionais do corpo docente, é uma escola enfraquecida sob o ponto de vista da sua eficácia. No que toca ao Conservatório, este aspecto é particularmente visível, ainda que no pólo oposto, uma vez que a relativa autonomia que possui tem-lhe permitido, desde a sua fundação em 1985, uma aproximação sólida e gradual à comunidade em que se insere, transferindo a sua própria cultura de escola para um plano extra-escolar. Tal como os alunos são avaliados, também a escola que os forma o deve ser. Porém, essa avaliação deve ter o intuito de detetar os problemas e apontar soluções, o que se afasta da vulgar ideia subjacente à avaliação de desempenho. Só assim se poderá saber se estamos ou não na presença de uma escola que é eficaz, à imagem daquilo que o movimento das escolas eficazes propõe. A dimensão das escolas, agora organizadas em mega-agrupamentos, tem cada vez mais um impacto negativo tanto no campo do trabalho dos professores como no dos alunos. É por isso de notar, com satisfação, que o Conservatório Regional de Música de Viseu soube conseguir crescer, sobretudo a partir do ano letivo 2007/08 (ano da entrada em vigor do novo regime articulado de frequência) com passos relativamente seguros, o que demonstra que a sua autonomia e o tipo de cultura de escola que incorpora (à imagem de uma escola de pequena dimensão) vêm ao encontro das necessidades da sua própria atualização. Embora seja hoje um pouco diferente do que era até 2007, o Conservatório mantém um corpo docente e discente que tenta a todo o custo instituir toda uma cultura adjacente a um projeto comum de luta pelo ensino da música. A unidade da escola advém de um núcleo alargado de colaboradores que agem em prol da escola, porque a sentem como sua. E, poder-se-á dizer, esse sentimento de pertença é atualmente aquilo de que mais carece a esmagadora das escolas, sejam estas do ensino regular ou vocacional. Nesta escola, o professor ainda consegue ter espaço para sonhar e viver apaixonadamente a sua profissão numa perspetiva de aprendizagem e partilha, entre colegas e alunos, constante. O presente trabalho propõe algumas formas de ação que se situam quase num plano de prevenção e correção de pequenos problemas que se prendem com a relativa debilidade da estrutura administrativa, salvaguardando no entanto a mais valia funcional do Conservatório Regional de Música de Viseu.
- Equity valuation using accounting numbers in low and high Beta FirmsPublication . Coutinho, Pedro Miguel Pinto de Ataíde Ferreira; Cerqueiro, GeraldoThe aim of this paper is to study the performance of different accounting valuation models across firms with different beta levels. In order to create this analysis more realistic, both sub samples will be distinguished, according to their leverage level, in quartiles. Initially, not only several studies developed concerning equity valuation using accounting-based valuation models, which will provide an important theoretical support to this analysis, but also a brief reflection on the relevance of the variable beta will be introduced. Then, stock-based and flow-based accounting valuation models are analyzed across low beta firms and high beta firms. While valuation models on low beta firms perform better when selected companies with extreme leverage levels, when applied for companies with average leveraged levels, these same models show better results on high beta firms. In order to understand whether analysts take into consideration the results provided by the previous analysis, a small sample analysis, applied for some UK companies with different beta values, examines not only the investment recommendations and the valuation models used in practice by brokers’ reports, but also other relevant variables, such as, the firm’s profitability, market size, intangible-intensity, R&D expenses and the number of pages per broker report.
- Equity valuation using accounting numbers in high and low market cap companiesPublication . Ceia, Filipe Foja Ferreira Pinto; Cerqueiro, GeraldoMost firms’ and individual analysts’ decisions depend on information obtained by valuation to make assessments. The several factors influencing that same valuation process are not always straightforward, and a small difference in methodologies used, time period considered or even assumptions made, can dictate a difference in the agent’s economic decisions. The present dissertation proposes to ascertain which models of equity valuation based on figures from accounting procedures put up a better alternative on explaining market prices when a market capitalization division (small/large) is put in place. Four different methodologies are compared in terms of efficiency, usability and limitations, two of those being stock-based models while the other two flow-based ones. A literature review is firstly conducted to identify previous research on the matter, highlighting the superior theoretical background of flow-based methods, especially the RIVM and OJ Model, due to their attractiveness to the use of the net income figure rather than a derivation. On the following section, a large sample examination is performed, with an analysis of errors, explanative power, sensitivity to small variable changes and even industry sub-divisions. Using the market price as reference, the Price to earnings multiple model has yielded the best results across the board, despite the differences in performance found across the divisions implemented. Also, a small sample analysis is conducted, in which a set of forty broker’s reports is chosen to ascertain if the small/large market cap division is also considered by practitioners when issuing recommendations. Although some differences are found, the main dissimilarity seems to be more closely related to the brokerage houses own preferences than to firm size, but inherit limitations on this type of analysis do not allow for definite conclusions.
- O impacto do futebol na alteração de comportamentos sociais : o estudo de caso da Dream FootballPublication . Prazeres, Miguel Pires; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eO trabalho, realizado no âmbito do mestrado em marketing, na modalidade de dissertação, procurará estudar e demonstrar o impacto do futebol na sociedade, quer numa perspectiva de responsabilidade social, como veículo de promoção da integração social e igualdade de oportunidades, quer em termos de influência positiva de comportamentos socialmente aceites. Neste sentido, o trabalho serve-se do estudo de caso da Dream Football, tendo por objetivo descrever e avaliar o seu processo de definição e aplicação estratégicas, estabelecendo uma relação com o modelo teórico de desenvolvimento de uma estratégia de marketing social, e a aplicação prática dos projetos da organização. Como área principal de conhecimento do estudo, temos o conceito de marketing social, definido como sendo a aplicação de princípios e técnicas do marketing comercial, como método de influência positiva de comportamentos de um determinado target ou audiência, no sentido de otimizar o seu bem-estar social e, consequentemente, da sociedade da qual fazem parte (Andreasen, 2011). A literatura foi analisada com o intuito de fornecer um enquadramento do tema de marketing social dentro das questões do marketing, com o intuito de construir um modelo de análise capaz de descrever e avaliar a sua aplicabilidade prática. O projeto social da Dream Football surge como veículo de promoção de uma estratégia de marketing social, quer ao nível da sua vertente digital, permitindo igualdade de oportunidades na possibilidade das crianças mais desfavorecidas poderem demonstrar os seus talentos desportivos a todo o mundo, quer numa vertente física, com a organização de eventos desportivos em locais assolados por problemas de exclusão social. Neste sentido, a ação da organização tem como objetivo promover a melhoria das condições sociais dos grupos sociais a que se dirige, promovendo essas melhorias através da orientação desportiva. A metodologia inerente ao trabalho centra-se na pesquisa de estudo de caso, caraterizada pelo estudo empírico de fenómenos contemporâneos, inseridos em contextos sociais reais, sobretudo quando a fronteira entre estes não é claramente evidente (Yin, 1994). A metodologia enunciada foi aplicada ao estudo da Dream Football, tendo sido realizada a avaliação dos projetos sociais desenvolvidos pela organização, fazendo-se uma referência à sua atuação no mercado brasileiro, nomeadamente nas favelas do Vidigal, Mangueira e Salgueiro. À luz do modelo dos 8 P’s do Marketing Social, procedeu-se ao enquadramento estratégico das ações sociais desenvolvidas, tendo sido propostas questões que permitem a análise do desempenho estratégico do projeto social em questão, seguindo-se uma posterior discussão dos resultados obtidos, assim como sugestões futuras. Estas terão como objetivo apontar pontos positivos e negativos da ação da organização, permitindo uma reflexão para a melhoria do seu desempenho e eficácia estratégica.
- O papel do orientador de estágio na formação inicial de professores do básico e secundárioPublication . Valente, Maria Goretti Matias Coelho Pereira; Baptista, José AfonsoOs professores são fundamentais num país ou numa sociedade em constante desenvolvimento. A eles cabe uma parte importante da formação das gerações mais novas, em conjunto com as famílias. A escola é, pois, o local ideal para a realização de um conjunto de aprendizagens importantes para a integração e desenvolvimento salutar da sociedade onde estão inseridos. Ser professor é um grande desafio e acata grandes responsabilidades, por isso a formação deste profissional do ensino, quer a nível inicial ou ao logo da vida, tem vindo a ser um tema de grande reflexão e investigação. O seu contributo na formação dos jovens a nível da produção e promoção de conhecimentos científicos, experienciais, relacionais e morais torna-o um elemento imprescindível, numa sociedade em construção, capaz de promover o bem-estar físico e emocional de todos os que nela vivem. Este relatório pretende incidir na área da formação de professores do 3º ciclo e secundário, sobretudo na sua formação inicial. Dentro desta formação inicial, pretende-se dar algum realce ao período do estágio e ao papel do orientador, utilizando sempre uma linguagem simples e concreta. Tendo em conta que este momento de formação é muito importante para o professor em formação e marcante para o professor orientador, que o acolhe na escola e lhe ensina os primeiros passos da profissão, entendeu-se que o título deste estudo/reflexão deveria ser “ O papel do orientador de estágio na formação inicial de professores”. Nesta análise, sem querer retirar a importância de um conjunto de áreas e temas importantes relacionados com a profissão de professor, procurar-se-á partilhar, essencialmente, uma experiência vivenciada que concretiza algumas das teorias científicas referidas por especialistas na área da Educação. Uma breve reflexão sobre a evolução histórica da profissão (construção da docência como profissão) e as competências e funções do professor são temas que iremos também abordar porque se complementam, interligam e harmonizam o enquadramento das questões que pretendemos tratar. A aquisição de saberes de áreas diferenciadas é uma necessidade básica e imprescindível para quem tem o ensino como profissão pois estas permitem diversificar estratégias de aprendizagem e produzir mais e melhor conhecimento nos alunos. Contudo, estes saberes adquiridos tornam-se ainda mais importantes quando partilhados, discutidos e analisados com os outros, pois é uma forma de promover mais e melhor informação. Para concretizar a ideia do parágrafo anterior, um dos capítulos deste relatório apresenta o registo de um roteiro pedagógico anual - que vulgarmente se apelida de planificação - com base na experiência adquirida ao longo de alguns anos como orientadora, onde se inscrevem um conjunto de tarefas e atividades nas áreas científica, pedagógica, administrativa e relacional, e que pode servir de apoio a todos os que tiverem que desempenhar a função de orientador. Estou convicta que as reflexões efetuadas neste relatório, bem como os temas e áreas abordadas podem ser um importante contributo para um conhecimento mais objetivo, concreto e aprofundado sobre uma atividade educativa/formativa, essencial para a melhoria da qualidade do ensino: a formação de novos professores.