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- Cuidar da pessoa em fim de vida com sofrimento espiritualPublication . Oliveira, Marta Isabel Santos Correia de; Martins, José Joaquim Penedos AmendoeiraA realização deste estudo baseou-se na questão de investigação: “Como perceciona o enfermeiro a sua intervenção no alívio do sofrimento espiritual da pessoa em fim de vida?” A pessoa em fim de vida é muitas vezes confrontada com desafios existenciais que a levam a um sofrimento único e pessoal, que extrapola a dimensão física. O enfermeiro deve assim, assumir uma abordagem que incorpore a dimensão espiritual da vida, estando preparado para reconhecer e atender precocemente a pessoa com sofrimento espiritual. Neste âmbito, descrevemos a forma como os enfermeiros reconhecem o sofrimento espiritual da pessoa em fim de vida, identificámos os cuidados de enfermagem desenvolvidos no sentido de aliviar esse sofrimento e identificámos as dificuldades sentidas pelos enfermeiros no cuidar da pessoa em fim de vida com sofrimento espiritual. Desenvolvemos um estudo a partir do paradigma da investigação qualitativa com orientação indutiva e utilizando como técnica a análise de conteúdo (temática). Foram identificados três temas “perceção do sofrimento espiritual”; “alívio do sofrimento espiritual” e “ação refletida – da construção do eu ao cuidar no sofrimento espiritual”. Para cada tema, analisámos as dimensões relacionadas tendo emergido como principais conclusões: - Os enfermeiros reconhecem o sofrimento espiritual da pessoa em fim de vida através da comunicação verbal (pela verbalização espontânea da pessoa ou através do questionamento realizado a esta), e pela comunicação não-verbal, pelo reconhecimento de sinais e comportamentos indiciadores de sofrimento espiritual; - No sentido de aliviar o sofrimento espiritual os enfermeiros prestam cuidados espirituais que consistem em oferecer acompanhamento espiritual, incentivar a procura de sentido e propósito e gerir esperança; - Consideram que os cuidados prestados no sentido de aliviar o sofrimento espiritual permitem à pessoa adquirir o bem-estar espiritual, tendo também um efeito positivo na família, proporcionando-lhes bem-estar; - Reconhecem a existência de um processo reflexivo que lhes permite identificar potencialidades e dificuldades/constrangimentos à/na sua intervenção; - Identificam como potencialidades: o autoconhecimento -Identificam dificuldades/constrangimentos relacionados com: conhecimento interprofissional, gestão de tempo e condições de acompanhamento.
- Famílias clássicas do concelho de Lisboa com parentes institucionalizados : das causas da institucionalização aos requisitos para cuidado no domicílioPublication . Rocha, Marisa Joaquina Rebelo; Pereira, Filipe; Costa, AndreiaA população portuguesa, no último século, tem sofrido alterações demográficas significativas. Fruto do envelhecimento da população, o número de idosos dependentes integrados no seio das famílias clássicas tende a aumentar. Muitas vezes, face à condição de dependência de algum dos seus membros, as famílias recorrem à institucionalização, até porque as exigências de cuidado ao familiar dependente excedem os recursos (internos e externos) que estão disponíveis no seio das famílias. Este estudo teve por finalidade explorar a problemática da institucionalização dos dependentes, por parte das famílias clássicas do concelho de Lisboa. Teve por objectivos: identificar que motivos contribuíram para a institucionalização; identificar o tipo de envolvimento da família no processo de institucionalização do dependente e os recursos que a família considera como necessários para assumir o cuidado dos seus parentes dependentes no ambiente do domicílio. A metodologia utilizada assumiu um carácter quantitativo. Foi um estudo exploratório-descritivo e transversal; em que o instrumento de colheita de dados (formulário) foi elaborado com base na pesquisa bibliográfica desenvolvida. Este instrumento de colheita de dados foi aplicado numa abordagem “porta a porta”, com base numa amostra probabilística e estratificada por freguesia de 2551 famílias clássicas de Lisboa, entre Julho e Setembro de 2009. Aceitaram responder ao formulário 75 famílias com parentes dependentes no autocuidado institucionalizados. A maioria dos dependentes institucionalizados são viúvos e do sexo feminino; a dependência no autocuidado é referida como principal causa para a institucionalização, seguido do défice de apoio informal e formal. Estes dependentes encontram-se maioritariamente em lar. O envelhecimento é mencionado como o principal motivo para o surgimento da dependência, seguido da doença crónica. A decisão de institucionalizar o parente dependente partiu da família (no seu conjunto), estando esta globalmente satisfeita com a instituição do seu parente institucionalizado. No que respeita aos requisitos necessários para a família ter o seu parente dependente no domicílio, verificámos que o apoio das equipas de saúde, foi referido como um requisito fundamental.
- Os exames nacionais do ensino secundário como modelo de avaliação externaPublication . Amaral, Maria Isabel do; Pereira, Paulo de AlmeidaCom este trabalho de reflexão e análise crítica do nosso percurso profissional relevamos a nossa experiência de professora classificadora de exames nacionais do ensino secundário, como um dos aspetos que mais marcou o nosso percurso. Selecionamos os exames nacionais, especificamente da disciplina de Economia A, quer pelo impacto que tiveram na prática pedagógica, em sala de aula, quer em contexto da organização escolar como elemento de avaliação externa. Consideramos pertinente refletir sobre a importância dos exames como instrumento de avaliação externa, não esquecendo que, na prática letiva, tivemos sempre como objetivos principais o sucesso escolar dos alunos e contribuir para o plano de melhoria da escola. A escola atual está a passar por alterações profundas devido às mudanças organizacionais, tecnológicas, económicas, sociais e culturais. Assim, ao professor compete exercer uma diversidade de funções que o tornam um profissional profundamente complexo, de modo a acompanhar todas as mudanças que se verificam na sociedade. Partindo do pressuposto que o desenvolvimento profissional é contínuo, reconhecemos que é necessária uma atualização permanente de conhecimentos que contribua para a melhoria do exercício da atividade docente. Ao fazermos a análise do contributo das formações realizadas, tivemos como objetivo principal contribuir com reflexões e vivências de forma a partilhar saberes adquiridos. Das formações que frequentamos ao longo da vida é de salientar este Curso de Mestrado em Ciências da Educação, sendo uma oportunidade de partilhar, de forma singela, a experiência reflexiva da nossa prática docente, à luz de trabalhos realizados por importantes investigadores educacionais.