Browsing by Issue Date, starting with "2013-09-11"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Internet e redes sociais : um estudo de caso com alunosPublication . Silva, Carlos Alberto Tibúrcio Oliveira; Cruz, SóniaNo século XXI é inevitável falar em tecnologias da informação e comunicação e associado a esses conceitos surge a Internet. A sociedade está em constante evolução e a escola deve acompanhar essa evolução. Não podemos esquecer que os nossos alunos são nativos digitais, ou seja, conhecem bem as novas tecnologias, enquanto os professores fazem parte de outra geração e têm que se adaptar a esta nova realidade. Por isso os professores devem acompanhar a evolução para assim poder usar corretamente estas tecnologias na sala de aula. O aparecimento dos serviços da Web 2.0 alterou o modo como as pessoas interagem na Internet e verificamos que o surgimento das redes sociais contribui muito para isso. Há alguns anos atrás, a Internet era uma ferramenta de trabalho voltada, sobretudo, para instituições. Na última década e meia assistimos à massificação da Internet e hoje em dia já faz parte do quotidiano das pessoas. Atualmente muitas pessoas comunicam por correio eletrónico, por skype e nas diferentes redes sociais. A globalização contribuiu muito para isso. Os nossos jovens facilmente se adaptam às novas tecnologias e utilizam-nas, apropriando-se delas na sua vida quotidiana. Usam as redes sociais para se manterem permanentemente em contacto com os amigos e colegas. Neste trabalho, além de refletir sobre a prática pedagógica efetuada ao longo de seis anos de serviço, pretende-se saber como os jovens utilizam a Internet, mais precisamente, as redes sociais. Para isso foi realizado um estudo de caso que incidiu sobre 141 alunos do 3.º ciclo do ensino básico de uma escola no concelho de Tomar. Para a recolha de dados foi utilizado um inquérito online, aplicado durante uma aula de TIC de modo a estudar e compreender o uso que os alunos dão às redes sociais. Os resultados a que chegámos permitem-nos concluir que o Facebook é a rede social mais utilizada onde os alunos passam um tempo considerável. Dos alunos inquiridos 88% têm conta criada em alguma rede social. Desses alunos 97% têm conta no Facebook e 3% no Twitter. Podemos concluir ainda que 51% dos alunos acedem diariamente a uma rede social. Quanto à duração da utilização da rede constatámos que 35% passam mais de duas horas, 23% até duas horas e 26% até uma hora. Algumas das atividades preferidas dos alunos são conversar com os amigos (92%) e jogar online (67%).
- The power of credit card numbers and enhanced CVVsPublication . Oliveira, Valentim Vieira de; Silva, Tito Lívio dos SantosO roubo de informação respeitante a cartões de crédito é uma ameaça ao comércio electrónico. Os sistemas de pagamento introduziram o conceito do CVV2 como forma de mitigar o risco baseado no princípio de que estes valores não deveriam ser armazenados uma vez completa a transação. Sistemas, comunicações e bases de dados comprometidos resultam na captura ilícita desta credencial de autenticação frustrando assim o seu propósito inicial. Este estudo propõe a criação de CVVs dinâmicos (enhanced CVVs) como forma de contrariar estes ataques. Desta forma, o compromisso de todos os elementos presentes numa ou mais transações não são suficientes para garantir o sucesso na autenticação de transações subsequentes. É essencial que qualquer novo método de pagamento tome em conta os factores determinantes para que seja aceite por todas entidades participantes. Este estudo propõe dois métodos de CVVs dinâmicos: Matriz de CVVs e CVVs Longos. Os métodos propostos baseiam-se na infraestrutura atual de pagamentos baseados em cartões, com o objectivo de mitigar as maiores ameaças atuais, tendo o cuidado de manter o delicado equilíbrio dos factores determinantes para todos os participantes. Ambos os métodos são analisados na vertente da segurança de forma a avaliar, e comparar, o nível de resistência perante situações de compromisso de transações. Questões relativas à implementação e à migração são igualmente analisadas de forma a determinar os impactos respeitantes à adoção dos métodos propostos.