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- Percursos de inclusão : utopia ou realidade? Trissomia 21 : um estudo de casoPublication . Freitas, Patrícia da Conceição Barbosa de; Ponte, Filomena Ermida daApresentamos a nossa prática profissional com crianças com Necessidades Educativas Especiais. Destacamos um caso que nos foi altamente significativo em todo este percurso, desenvolvendo assim, um pequeno registo deste estudo de caso, em torno de um aluno com Trissomia 21. O objetivo deste testemunho consiste em dar a conhecer percurso desta criança na sua vida escolar, averiguar o seu perfil de funcionalidade, saber quais as suas expectativas e da sua família em relação à escola e compreender as adequações no seu processo de ensino aprendizagem. Demonstrou-se que os alunos com Trissomia 21 necessitam, de facto, de uma estruturação de programa e de uma metodologia adequada às suas características diferentes, para se potencializar o seu desenvolvimento intelectual. Reconheceu-se que a inclusão é um procedimento essencial para a plena realização dos alunos com Trissomia 21. Cumpre à escola, família e comunidade trilhar percursos de inclusão cada vez mais reais que proporcionem aos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) o melhor futuro.
- Ansiedade, qualidade do relacionamento conjugal e vinculação materna ao feto : estudo com grávidas primíparas e multíparasPublication . Magalhães, Cláudia Sofia Pereira; Costa, Eleonora Cunha Veiga; Silva, Ana Margarida de Barros Trovisqueira Baptista daA gravidez é um período caraterizado por várias mudanças na vida da mulher. É nesta fase repleta de sentimentos ambivalentes, que se dá início à formação do vínculo mãe-bebé. Esta vinculação pré-natal materna relaciona-se com diferentes variáveis psicossociais como a ansiedade e qualidade do relacionamento conjugal que influenciam o bem-estar da grávida e do bebé. O objetivo central desta investigação foi comparar uma amostra de mulheres grávidas primíparas com um grupo de mulheres multíparas em relação à vinculação pré-natal materna ao feto, à ansiedade na gravidez e à qualidade do relacionamento conjugal. A investigação foi de natureza observacional, descritivo-transversal. A amostra foi constituída por 62 utentes do ACES Alto Ave. Foram administrados o Antenatal Emotional Attachment Scale, o State- Trait Anxiety Inventory (STAI) e Relationship Questionnaire (RQ). Os resultados mostraram que a qualidade do relacionamento conjugal positivo difere entre as grávidas multíparas e primíparas, evidenciando as últimas mais aspetos positivos na relação conjugal. Constatou-se também que ao nível da subescala ansiedade traço, as grávidas multíparas apresentam maior sintomatologia ansiosa do que as grávidas primíparas. Ao nível da vinculação pré-natal e ansiedade estado não se verificaram diferenças entre as grávidas primíparas e multíparas. Os resultados desta investigação no âmbito da Psicologia da Parentalidade sublinham a necessidade de um maior investimento na prevenção e intervenção durante o período da gravidez com a finalidade de promover uma melhor parentalidade.
