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- A burla tributária : a norma incriminadora, as relações de concurso com a fraude fiscal e outras consideraçõesPublication . Gasalho, Jorge Miguel Silva; Salinas, Henrique
- Competências profissionais docentes para o séc. XXIPublication . Marques, Marília da Conceição Sampaio; Cardoso, Sílvia Maria Castro FortesO querer ser professor para muitos desenvolve-se desde criança e consolida-se numa idade de maior maturação, para outros e para nós o desejo e gosto pela docência nasce de uma primeira experiência no ensino, e anterior a este percurso de formação. Assim, este relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa. Ele reflete o nosso percurso de formação, as reflexões sobre os desafios e projetos vivenciados na prática letiva e não letiva desempenhada no contexto da Escola EB 2,3 André Soares. Integra três componentes fundamentais: uma relacionada com o referencial conceptual da prática de ensino e aprendizagem e projetos desenvolvidos; outra com a prática profissional, e uma última, complementar da nossa formação integral respeitante à investigação em contexto de trabalho. Inclui-se nestes capítulos as nossas experiências do Ensino Supervisionado, os projetos de complemento da ação educativa por nós dinamizados e, por fim, a investigação sobre o tema “as representações de professores do 3º ciclo sobre o uso das TIC na prática letiva”, que nos possibilitou concluir que de forma geral as Tecnologias da Informação e Comunicação são ainda um recurso pouco integrado na prática letiva dos docentes. Em modo específico, concluímos também que a sua prática é maioritariamente sustentada por recursos associados à velha pedagogia, é exemplo o PowerPoint. O uso de plataformas e-learning e recursos associados à web 2.0 que favoreçam a partilha, colaboração, bem como, que permitam ao aluno cumprir o seu papel de ativo na obtenção de conhecimento/aprendizagem, são pouco ou nunca utilizados.
- Um olhar reflexivo sobre a escola de hoje partindo do autismo e trissomia 20Publication . Barreira, Maria de Lurdes Carvalho; Xavier, Maria RaúlNo presente relatório teço uma abordagem reflexiva da escola de hoje, partindo do autismo e da trissomia 20. Em primeiro lugar,começo por refletir sobre a importância do desenvolvimento do espiríto cientifico para estar capacitada a construir conhecimentos de forma sustentada, conducentes a melhorar o meu desempenho profissional. Em segundo lugar, procedo a uma abordagem sinótica e crítica da minha carreira profissional, referindo, ainda, a experiência com alunos com perturbações do espetro do autismo e trissomia 20, uma vez que leciono uma turma mista, com uma aluna com perturbações do espetro de autismo e um aluno com trissomia 20. Esta situação leva-me a formular um conjunto de questões (e.g. Como educar e formar integralmente os alunos sem e com autismo e trissomia 20? Como promover o desenvolvimento de competências em todas as vertentes: académica, pessoal e de grupo? Etc) que me fazem repensar a minha praxis. Abordo, então, sustentadamente a Educação Especial, o seu contexto histórico; a escola inclusiva, única, plural, heterogénea, aberta à diversidade, que acolhe os alunos com ou sem autismo e trissomia 20 e que, de forma equitativa, tenta dar oportunidade a todos e a todos tenta formar integralmente. Debruço-me, depois, criticamente nas problemáticas em questão (autismo e trissomia 20), na sua especificação e repercussão no modo de aprender, enquadrando as histórias dos meus alunos. Pondero, também, as estratégias educativas especializadas (e.g. Programa Educativo Individual, promover a familiarização, postura corporal, instruções verbais, comunicação pessoal, entoação, expressão facial e linguagem corporal do agente educativo, etc.) e a importância da família (o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos é fundamental). Passo, então, a uma exploração critica do ensino estruturado e das unidade de ensino estruturado para alunos com perturbações do espetro do autismo . Posteriormente, reflito na escola na era da globalização, onde o consumismo, o vazio de ideias, de pensamento crítico estão muito presentes; assiste-se, ainda, à infantilização prolongada dos jovens; há que investir numa educação nos e para os valores. Seguidamente, debato-me reflexivamente com os desafios da escola de hoje, dando especial relevo ao papel do professor. Este deve ser um professor reflexivo e orientador das aprendizagens dos alunos. Deve atender aos contextos dos alunos, valorizar as experiências dos mesmos. A sua prática e relação pedagógicas devem assentar na cooperação, determinação, afetividade, tolerância; devendo implementar estratégias (e.g. pedagogia diferenciada, atender a ritmos de aprendizagem diferentes, leitura expressiva, dramatizada; produção e dramatização de textos, etc) e organizar e dinamizar atividades promotoras do sucesso académico, pessoal e social dos alunos ( e.g. concursos de leitura, festival de poesia, encontros com escritores, intercâmbios com alunos doutros ciclos de ensino, teatro, etc). Finalmente, faço uma reflexão do trabalho efetuado, visando o trabalho futuro, com propostas de dinamização de alguns projetos.
- Engagement in independent video games through narrative and character developmentPublication . Prazeres, Vasco Pires; Castro, Maria Guilhermina; Megre, RicardoIndependent videogames (also known as “indie games”) have experienced an increasingly prominent role in the videogame industry. In the last decade, this particular genre has seen an exponential growth, filling its own niche in the market. Furthermore, the low level of investment required by this genre (both in terms of economical and human resources) makes it a favoured path for small companies to start producing videogames. This paradigm of low resources, allied with the technological limitations of mobile devices (this genre's most common platform) defines the “indie game's” playability and visual/narrative aesthetics; the result being a peculiar creative simplicity. We believe this simplicity to be the source of the independent videogames' appeal to the general playerbase. In other words, these videogames engage the player by presenting him/her with a simple yet rich storytelling experience, where complex elements such as long cinematics are eschewed in favor of a more primal and direct experience. Simply put, by investing on a solid narrative and fleshing out interesting, relatable characters, an independent videogame manages to achieve the engagement potential of its commercial counterparts, while doing so with a fraction of the cost. In this dissertation we aim to understand exactly how independent videogames achieve this phenomenon of player engagement through their narrative and characters. We will do so by allying theoretical research on these two creative resources with a the practical exercise of developing our own videogame concept (as a part of our Master's Degree project). Strictly speaking, we will study tools and techniques relating to achieving engagement through narrative and character development, subsequently testing them out in our own project and drawing conclusions on their effectiveness in the process.
- Análise do conceito de "dano biológico" e sua autonomização no ordenamento jurídico portuguêsPublication . Henriques, Filipa Correia Fernandes; Trigo, Maria da Graça