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- A responsabilidade penal do agente encobertoPublication . Loureiro, Nuno Miguel Bonita Pereira; Cunha, José Manuel Damião
- Satisfação com suporte social pelo idoso : influência na cogniçãoPublication . Simões, Tânia Esteves; Palha, AntónioA presente investigação teve por objectivo a compreensão da relação entre a satisfação com o suporte social e a função cognitiva dos idosos inscritos na USF AmareSaúde, do concelho de Amares. Pretendeu-se também verificar a influência de outros factores nestas variáveis, procurando-se a satisfação com o suporte social e ainda o nível cognitivo dos indivíduos. A amostra deste estudo é composta por 100 sujeitos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 65 e 75 anos, que frequentam a USF AmareSaúde, no concelho Amares. O estudo é correlacional, quantitativo e descritivo. Na presente investigação foram utlizados os seguintes instrumentos: um questionário de caracterização sociodemográfico, o índice de Barthel com intuito de avaliar o nível de dependência dos idosos, o teste MoCA para avaliar o nível cognitivo e ainda a ESSS de José Ribeiro para avaliar a satisfação com o suporte social. Através da análise no programa estatístico SPSS, obtiveram-se os seguintes resultados principais; a amostra em estudo é maioritariamente do género feminino (56%), casados (80%) e ainda na sua maioria independentes para as AVD’s (85%). No teste MoCA verificou-se que 64% apresentava alteração cognitiva, a média de pontuação é de 22, ou seja 33 pontos. Dos 7 domínios do teste MoCA (visuo-espacial executiva, atenção, nomeação, linguagem, abstracção, evocação e orientação) os que apresentaram uma clara alteração são o dominio: visuo-espacial executiva, atenção, linguagem e evocação. Na ESSS obteve-se em média 51,99 de score, o que significa que a amostra demonstra ter entre moderado a alto suporte social. O item no qual é assinalado como o que traz mais satisfação é a família. Após a correlação de dados entre o teste MoCA e a escala ESSS pode-se verificar que existe uma correlação positiva fraca (25%), no entanto significativa.
- Dependência funcional e auto-estima na pessoa com ferida crónicaPublication . Lino, Lisa Adriana Vieira; Amaro, HugoPor detrás da ferida existem múltiplos factores, a cicatrização é um processo complexo dependente de diversos factores, muitos deles intrínsecos à pessoa. O profissional de saúde deve ter uma visão ampla no que se refere ao tratamento da ferida crónica, não se deve centrar apenas na realização de tratamentos. É fundamental entender a pessoa com ferida no sentido mais lato e holístico, esta é uma realidade muito mais abrangente. Através da revisão bibliográfica efectuada e com base nos estudos anteriores existentes, foi definido um quadro conceptual que serviu de suporte teórico ao nosso estudo. Este quadro conceptual permitiu estabelecer as relações hipotéticas existentes entre os diferentes conceitos em estudo e definir as hipóteses de estudo. Temos como principal objectivo compreender de que forma o nível de dependência funcional originado pela presença de uma ferida crónica irá afectar o quotidiano da pessoa com ferida crónica e consequentemente a sua auto-estima. Para tal foi elaborado um estudo do tipo descritivo, transversal, correlacional, não experimental inserido numa metodologia quantitativa. Foi utilizada uma amostra do estudo constituída por 58 indivíduos com ferida crónica, que se encontram sob cuidados diferenciados, em lar residencial e na Rede de Cuidados Continuados Integrados, nesta última no âmbito do domicílio e de unidades institucionais, a nível do Barlavento Algarvio. A técnica utilizada foi de amostragem por conveniência. Os resultados encontrados relacionam positivamente o nível de dependência funcional e o nível de auto-estima do sujeito em estudo. A dor e nível de auto-estima não apresentaram nestas amostra diferenças significativas. Não se verificou relação entre a idade da ferida e o nível de auto-estima, assim como não se verificou relação entre o suporte familiar e o nível de auto-estima. Por último constataram-se diferenças significativas entre a etiologia da ferida e o nível de dependência funcional.
- The first missionary speeches of Peter and Paul in Acts : a contrastPublication . Sei, Isaac Saw Aye; Monera, Arnold
- A importância da formação de professores do 1º CEB para o conhecimento dos determinantes do desempenho escolar dos alunos com PHDAPublication . Soares, Liliana Ferreira; Campos, SofiaIntrodução: A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) é uma problemática que atinge uma elevada taxa de alunos em idade escolar. A sua prevalência estima-se em 3 a 7% dos alunos (APA,2000). Deste modo, o trabalho direto com estes alunos hiperativos tornou-se uma tarefa incontornável nas nossas vidas, enquanto profissionais de educação. Cada vez mais se torna indispensável conhecer novas e eficazes práticas de ensino, pois compreender a tarefa do professor enquanto agente facilitador do processo ensino-aprendizagem é entender que essa mesma tarefa exige uma preparação especializada. Objetivo: O presente estudo pretende perceber se a formação contínua dos professores os habilita com conhecimentos sobre as crianças com PHDA, melhorando as suas perceções e atitudes. Metodologia: Sob o ponto de vista metodológico, o tipo de investigação adotado foi o Plano Descritivo por Inquérito. O instrumento utilizado foi o questionário por ser considerado a técnica mais apropriada para os estudos descritivos. Este estudo envolveu 117 professores do Ensino Básico de vários Agrupamentos de Escolas, sendo que a maior parte deles tem apenas a formação de base. São relativamente poucos os que fizeram alguma especialização e/ ou mestrado. Resultados: Assim, analisando as respostas dadas pelos inquiridos e relacionando-as posteriormente como a sua formação (habilitações académicas) pudemos perceber que a qualidade das suas práticas melhora, quanto mais formação tiver recebido o docente. No entanto, a formação adicional recebida pelos docentes, poderia ter sido ou não desenvolvida no campo da hiperatividade e por essa razão nem sempre os docentes se sentiram seguros nas suas respostas, nomeadamente no que diz respeito ao conhecimento dos problemas inerentes a esta problemática. Conclusão: Os resultados do nosso estudo levam-nos a concluir que é extremamente importante receber formação ao longo de toda a carreira profissional, nesta e noutras áreas que direta ou indiretamente estejam interligadas com o nosso trabalho, de forma a melhorar a nossa intervenção em contexto escolar e ajudar as crianças com esta patologia.
- Classificação taxonómica dos ataques de Engenharia Social : caracterização da problemática da segurança de informação em Portugal relativamente à Engenharia SocialPublication . Silva, Francisco José Albino Faria Castro e; Silva, Tito Lívio dos SantosNos nossos dias, a informação é um recurso de vital importância. Com a necessidade de protegerem esse activo, as empresas implementam mecanismos com o objectivo de garantirem a integridade, confidencialidade e a disponibilidade da informação. Na dificuldade em ultrapassarem as barreiras tecnológicas de segurança, os ataques têm sido incrementalmente direccionados ao elemento humano – o utilizador, principalmente, pese embora técnicos possam também ser o alvo destes. Os atacantes, através da aplicação de técnicas e da exploração das vulnerabilidades do ser humano, entre as quais a ingenuidade, a curiosidade e a confiança, concretizam os seus objectivos. Deste modo, e tendo em conta a relevância do problema, surge este trabalho que tem como objectivo: identificar o nível de conhecimento dos utilizadores e dos responsáveis de TI em relação à problemática da engenharia social em Portugal, identificar as medidas de segurança adoptadas, identificar as técnicas mais usadas, identificar o principal objectivo dos ataques, identificar a preocupação com a formação, Apresentar uma nova classificação dos ataques de engenharia social. A investigação envolveu 393 utilizadores que frequentam as redes sociais e 41 responsáveis por sistemas de informação. Tendo em vista a prossecução dos objectivos analisaram-se as respostas aos questionários. A análise dos dados revelou: que o nível de conhecimento sobre a problemática da engenharia social é reduzido; em relação às medidas de segurança, verifica-se que a instalação do antivírus e a utilização de uma firewall são as mais aplicadas. em relação às técnicas de ataque constatou-se que o Phishing e o Spam-mail são as mais usadas; que a principal motivação dos ataques é o roubo de informação. a preocupação com a formação dos colaboradores não é uma prioridade, entre as empresas inquiridas, apenas 23% promovem acções de formação. Com o objectivo de auxiliarmos os responsáveis de segurança no desenvolvimento de políticas e controlos, foi proposta uma nova forma de abordar os ataques de engenharia social, através da classificação dos ataques com base no tipo de abordagem, entre a vítima e o atacante, directa ou indirecta. Na abordagem directa não existe a necessidade de utilização de qualquer meio de comunicação, o contacto é presencial. A abordagem indirecta é realizada através da utilização dos meios de comunicação. Na proposta realizada, as técnicas de ataque foram analisadas com base na relação de dependência entre as diversas técnicas e na identificação da relação entre as técnicas e as ameaças.