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- Entre a Serpente e a Cruz : a interpretação joanina de Nm 21:4-9Publication . Marques, Ricardo Filipe Rosa; Couto, António José da Rocha
- Passos de enfermagem na comunidade, capacitar para vidas de qualidadePublication . Ribeiro, Márcia Andreia da Silva Ribeiro; Magalhães, NormindaAs etapas do Planeamento em Saúde foram aplicadas nos Estágios de Enfermagem Comunitária do Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica do Porto, no período de Abril de 2011 a Fevereiro de 2012. No Módulo I realizou-se um Diagnóstico de Situação de Saúde na área da Diabetes, aplicou-se um formulário a utentes diabéticos/não diabéticos do Agrupamento de Centros de Saúde – Porto Oriental, institucionalizados em Lares e Centros de Dia e a utentes diabéticos inscritos na Unidade de Saúde Familiar Faria Guimarães. A Gestão do Regime Terapêutico da Diabetes, nomeadamente a alimentação, o exercício físico, a auto-vigilância da glicemia capilar, a auto-vigilância do pé e a vacinação, foram áreas priorizadas. No Módulo II implementaram-se projetos a utentes diabéticos na Unidade de Saúde referida. Na avaliação do projeto “Diabetes, Não és uma Pedra no meu Sapato!”, concluiu-se que 34,15% dos utentes adquiriram conhecimentos e habilidades de vigilância do pé. 71,4% passaram de médios para bons cuidados aos pés; 14,81% passaram de maus para médios cuidados e 37,03% passaram de maus para bons cuidados. No projeto “Diabetes, Viver no Equilíbrio!”, 45,71% dos utentes adquiriram conhecimentos e habilidades de auto-vigilância de glicemia capilar. Foram, ainda, desenvolvidos projetos em grupo: “Pela sua Saúde, Vacine-se!” em que 58,8% dos utentes passaram para adesão à vacinação demonstrada e 100% adquiriram conhecimentos sobre vacinação e, no “Workshop sobre a Diabetes - Dia Mundial da Diabetes”, informou-se a população de Paranhos sobre a alimentação, o exercício físico, os cuidados aos pés e a vigilância da glicemia capilar. O trabalho desenvolvido foi apresentado a 77,3% dos profissionais da equipa multidisciplinar, dando a conhecer o processo realizado e a sua avaliação. No Módulo III implementou-se o projeto “Diabetes: Prevenir para Não Remediar!” nos utentes do Centro Social da Paróquia de Nossa Senhora do Calvário e do Centro Social do Cerco do Porto da Obra Diocesana de Promoção Social, verificando-se que 100% adquiriram conhecimentos sobre alimentação, exercício físico, auto-vigilância da glicemia capilar e pé. No último local, nas consultas de enfermagem adquiriram habilidades de auto-vigilância dos pés e da glicemia capilar. No projeto “Crianças com + Saúde = Crianças + Desenvolvidas”, direcionado aos profissionais da Creche e Infantário constatou-se que 88,23% adquiriram conhecimentos sobre necessidades de saúde, de alimentação, de higiene e de sono e habilidades sobre formas de atuação em situações de doença, urgentes/emergentes nas crianças. O projeto “Supervisão em Enfermagem, Uma Luz para Encaminhar” permitiu acompanhar alunos do 2.º ano, da referida Universidade, no seu primeiro ensino clínico, sendo que 100% adquiriram competências instrumentais, interpessoais, profissionais, académicas, crítico-reflexivas e de trabalho em equipa. Todos os projetos tiveram adesão significativa e o Relatório de Enfermagem Comunitária pretende espelhar os ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de Enfermagem.
