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- A importância da relação pedagógica na promoção do sucesso nas turmas de percurso curricular alternativoPublication . Santos, Marina Amorim; Azevedo, JoaquimEsta dissertação consiste numa abordagem ao percurso escolar e biográfico de jovens portadores de fraca motivação para a vertente académica e analisar uma alternativa que as escolas se servem para dar resposta às dificuldades no combate ao insucesso. Para o conseguir, interpreto as vivências dos alunos e descrevo de que forma os mesmos avali-am a relação pedagógica que estabelecem com os seus professores e como esta poderá ser potenciadora de sucesso. A pertinência deste tema de trabalho prende-se com a necessidade de se interpre-tar os problemas que dificultaram e impediram o sucesso escolar destes jovens no pas-sado, bem como avaliar o significado deste modelo de aprendizagem. A componente empírica da dissertação compreende a realização de dois estudos. O primeiro tem por objetivo a caracterização sociodemográfica e académica da popula-ção, entre os 12 e 15 anos de idade. Os dados foram recolhidos no estabelecimento es-colar onde trabalhei e onde fui diretora de turma, durante dois anos junto dos alunos em estudo. Os perfis destes jovens constituíram o ponto de partida para a realização do se-gundo (e principal) estudo empírico, que consiste numa abordagem aos discursos que os jovens constroem sobre o seu percurso académico e as significações que atribuem a esses percursos e a importância que a relação pedagógica tem no alcance do sucesso. Os dados foram recolhidos através da realização de entrevistas qualitativas apro-fundadas a 9 jovens, a partir de um guião de entrevista adaptado da “life-story inter-view” de McAdams (2000). Apesar de este estudo abarcar uma minoria de alunos, acredita-se que os resulta-dos encontrados são a realidade de muitos estudantes na mesma situação. Recomenda-se, por isso, a continuação da investigação sobre este problema, principalmente na ver-tente da harmonização entre o sucesso e a relação pedagógica.
- A marca comunitária e os princípios da livre circulação de mercadorias e da livre prestação de serviços na União EuropeiaPublication . Cruz, Rui Jorge Pereira Solnado Tavares da; Gonçalves, Luís Manuel Couto; Rodrigues, Eduardo LopesOs primórdios normativos da marca comunitária encontram-se no disposto no art. 2.º do Tratado de Roma em cuja versão original se lia que a Comunidade tinha como objectivos a promoção do desenvolvimento harmonioso das actividades económicas, da expansão contínua e equilibrada e do crescimento sustentável do nível de vida com base no estabelecimento de um mercado único. Tal implicava a abolição dos obstáculos à livre circulação de mercadorias e à livre prestação de serviços e a instituição de um sistema que assegurasse o não falseamento da concorrência. Na avaliação das causas potencialmente distorcivas do mercado, as Instituições comunitárias aperceberam-se de que as disparidades das legislações dos Estados-membros em matéria de marcas afectavam as liberdades supra referidas e a concorrência. Com efeito, os Estados-Membros, mantendo os seus direitos nacionais em matéria de marcas, criavam entraves ao funcionamento harmonioso e não enganoso do mercado único. Neste contexto, o instrumento jurídico-económico, mais eficaz para fazer face a esta “entropia” do mercado da União Europeia, era a criação de uma marca com vocação comunitária. Assegurada, numa primeira fase, a harmonização das legislações dos Estados-Membros em matéria de marcas, o passo seguinte foi a aprovação do Regulamento que criou a marca comunitária, em efectividade desde Abril de 1996, com efeitos jurídicos unitários em todo o território da Comunidade. Contudo, e não obstante a forte contribuição da marca comunitária para assegurar o edifício económico do mercado único, o regime jurídico que a suporta suscita um conjunto de questões que podem traduzir efeitos antagónicos aos que justificaram a sua criação. São algumas dessas questões que constituem o PROBLEMA que o presente trabalho pretende abordar.
- As redes sociais e a EvangelizaçãoPublication . Figueiredo Rodrigues, L. M.