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- Gramática escolar e (in)sucesso : os casos do Projeto Fénix, Turma Mais e ADIPublication . Vieira, Maria Ilídia de Meireles Cabral da Rocha; Alves, José MatiasO problema do insucesso e do abandono escolar precoce em Portugal persiste nos dias de hoje, apesar das sucessivas políticas orientadas para a promoção do sucesso desenvolvidas nas últimas décadas do século XX. Estas políticas tiveram poucos impactos ao nível das práticas educativas, mantendo a gramática escolar inalterada, ou seja, continuando a escola a organizar-se segundo uma uniformização de situações, tempos e espaços de aprendizagem, que não se coaduna com a heterogeneidade dos alunos que habitam hoje as nossas escolas. No início do século XXI, o Ministério da Educação lança, em 2009, o Programa Mais Sucesso Escolar (PMSE), com o objetivo de prevenir o insucesso e o abandono escolar no ensino básico. O PMSE prevê alterações ao nível do modelo escolar tradicional, tornando possíveis diferentes formas de agrupar os alunos e de gerir os tempos e espaços de instrução. Este programa marca o início de uma nova geração de políticas educativas, mais centradas no apoio das iniciativas de cada estabelecimento escolar, e abre caminho para a emergência de outros projetos por parte das escolas (numa lógica bottom up), que se auto organizaram para fazer face aos seus problemas. Neste cenário, quisemos compreender melhor a realidade destas iniciativas, enveredando por um estudo de caso múltiplo que abrangeu três projetos diferentes: Fénix, Turma Mais e Área de Desenvolvimento Individual. Na tentativa de compreender se a forma como as escolas se (re)organizaram no âmbito destes projetos tem sido percecionada como promotora da aprendizagem dos alunos, propusemo-nos estudar as variáveis organizacionais mobilizadas para a promoção das aprendizagens e os seus impactos nas escolas. Para tal, procedemos a uma revisão das lentes teóricas que nos permitissem esboçar um quadro conceptual integrado para vermos as organizações escolares nas suas diferentes dimensões, nomeadamente ao nível das políticas educativas, da gramática organizacional, das variáveis organizacionais (lideranças, agrupamento dos alunos, tempo de ensino/aprendizagem, culturas profissionais e redes de apoio) e das variáveis chave da sala de aula (relação pedagógica, estratégias de ensino, clima de sala de aula e avaliação). Neste processo foram convocadas as perspetivas teóricas da burocracia, do neoinstitucionalismo e da escola como sistema debilmente articulado. Os dados recolhidos e analisados neste estudo permitem-nos concluir que, na generalidade, os diferentes atores envolvidos nos projetos (diretores, professores e alunos) os percecionam como geradores de impactos positivos nas aprendizagens dos alunos. Identificam-se, contudo, algumas margens de melhoria, das quais destacamos: a instituição de práticas de supervisão pedagógica que permitam uma reflexão mais consistente sobre a ação de ensinar e com impactos diretos nos modos de fazer aprender; uma gestão mais inteligente e integrada do currículo, mais atenta ao estádio de desenvolvimento dos alunos e assente em práticas de desenvolvimento curricular mais colaborativas; a ativação do funcionamento dos projetos numa lógica de verdadeiros ciclos de aprendizagem, alavancados por processos de diferenciação pedagógica e mecanismos de avaliação formativa ao serviço das aprendizagens.
- A comunicação organizacional na vertente externa da instituição do Centro de Solidariedade de Braga : Projecto HomemPublication . Semedo, Alice Monteiro Pinto; Araújo, Maria de Fátima Rodrigues Leitão Lobo deEste trabalho refere-se à comunicação organizacional do Centro de Solidariedade de Braga - Projecto Homem, na vertente externa. A comunicação organizacional tem vindo a destacar-se no meio organizacional, sendo considerada um campo indispensável nas organizações pelas suas funções na comunicação interna, comunicação externa, relações públicas, publicidades e propaganda institucional. Contudo, esta investigação centra-se na vertente da comunicação externa. Esta vertente assenta na divulgação das missões das organizações, para que estas possam adquirir o respeito e o reconhecimento do seu público-alvo, ou seja, tem como objetivo dar a conhecer e promover a imagem das instituições, com vistas à obtenção de atitudes favoráveis por parte do público externo. Assim sendo, o estudo foi suportado por um quadro teórico capaz de proporcionar uma boa compreensão do tema e de sustentar cientificamente os resultados atingidos. Do ponto de vista metodológico, tratou-se de um estudo quantitativo exploratório, construído por um questionário Sócio-Demográfico e um questionário de Comunicação Externa, aplicados a uma amostra de 154 inquiridos na Cidade de Braga. O resultado mostrou que os bracarenses não conhecem a instituição do Centro de Solidariedade de Braga- Projecto Homem, nem os seus valores ou o seu programa educativo. Também não se verificou a existência de resultados estatisticamente significativos sobre a relação existente entre a qualidade da comunicação externa e grau de escolaridade dos inquiridos. Outra conclusão a que se chegou foi a de que não há uma relação significativa entre as diversas faixas etárias dos inquiridos com a clareza e objetividade da informação veiculada pela instituição. Mas, no que toca a relação existente entre a faixa etária e a simplicidade e utilidade da informação obteve-se diferenças significativas. Da mesma forma, obtemos diferenças significativas no que concerne à ligação entre os níveis de escolaridade dos inquiridos e as visitas efetuadas ao site da instituição. Por fim, verificou-se que a divulgação da instituição através de amigos e familiares mostrou ser mais eficaz do que os mass media e a publicidade institucional.
- O luto da mulher de terceira idade : a vivência de quem ficou viúvaPublication . Rego, Lídia Maria Henrique; Higuera, José Carlos Bermejo; D' Eça, Ana Rita Camara Pestana de Almeida Alves de AlmeidaIntrodução: A presente investigação insere-se na temática do luto em cuidados paliativos e tem como objectivo a compreensão da vivência do luto da mulher idosa, após perda do conjugue acompanhado em cuidados paliativos. Material e métodos: A investigação foi do tipo qualitativo, fenomenológico. Foram realizadas nove entrevistas abertas, registadas com gravador áudio e transcritas posteriormente para análise do fenómeno em estudo. Resultados: Desta vivência de luto, destaca-se a expressão emocional de sofrimento e elaboração de significados pela narrativa (em relação ao casamento, vivência da doença e história pessoal), a importância do suporte social e dos próprios recursos pessoais, nomeadamente espiritualidade/ religiosidade. Conclusões: A integração dos conhecimentos da Gerontologia e Geriatria nos Cuidados Paliativos será facilitadora de respostas preventivas, efectivas e holísticas às necessidades desta população em luto
