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- Trajectórias e narrativas do assistente social, enquanto profissional de promoção dos direitos e protecção de crianças e jovens : da contemporaneidade ao advirPublication . Ruxa, Ana Carina da Silva; Amaro, Inês
- A educadora enquanto decisora pedagógica e administrativaPublication . Pinho, Fernanda da Conceição Almeida dos Santos; Alves, José Joaquim Matias; Alaiz, Vitor Manuel MirandaO presente Relatório insere-se no plano de estudos do Curso de Mestrado em Ciências de Educação, Especialização em Administração e Organização Escolar, da Universidade Católica Portuguesa, polo do Porto. O trabalho surge como um documento reflexivo que ilustra momentos da profissão docente que se prolongam na reflexão do aprendido e, agora, recordado pela autora, sob um olhar mais amadurecido. Incidiu sobre a própria prática da educadora de infância que construiu um percurso elíptico, movendo-se em funções e cargos ora de base ora de topo, em que o seu ponto forte é a polivalência na profissão. Atendendo à especificidade do jardim-de-infância na organização educativa, mas não descurando a organização no seu todo, e conscientes das mudanças vertiginosas que a organização sofre, nomeadamente a nível das dimensões curricular, administrativa e avaliativa, pensar na ação docente a partir do saber adquirido pela experiência e pelas relações no interior da escola e da própria sala de aula, significa interpelar essas dimensões. O educador, enquanto docente ou gestor, com as especificidades que são inerentes ao seu trabalho, necessita de refletir, de tomar decisões e agir, quase, ou mesmo, em simultâneo, para garantir que o momento não escape, para garantir a eficácia e a eficiência das suas ações. Um olhar atento que escute a vida que o rodeia. Pensar de uma forma mais profunda e com uma reflexão fundamentada, é a atitude que permite integrar novas perspetivas que garantem uma consciência e consistência no desempenho, numa perspetiva de melhoria, independentemente, do nível de “ensino” em que atua, independentemente da função que desempenha na organização educativa. Partindo destes pressupostos, encetou-se este trabalho de reflexão e análise crítica do percurso profissional, um percurso assente em formação contínua, em formação ao longo da vida como âncora a todos os momentos vividos e partilhados e que incide, essencialmente em quatro aspetos. Releva-se o início do percurso numa instituição de solidariedade social, como algo que marcou a perspetiva da docente perante a integração de crianças em situação de risco e a ação educativa; a participação num órgão de gestão, como visão amplificada de projeção da ação em vários contextos; a produção de materiais em coautorias, como materialização de saberes adquiridos em formação e a necessidade da sua partilha e, por fim, o concurso à direção de um órgão de gestão, como forma de intervenção pela disponibilidade para a organização e para a ação. Na conjugação destes marcos, agora analisados num quadro teórico, percebe-se o quanto se podem aproximar das quatro dimensões, apontadas no âmbito da definição dos padrões de desempenho docente, e que constituem as vertentes caracterizadoras da atuação profissional do docente: profissional, social e ética; desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; participação na escola e relação com a comunidade educativa; desenvolvimento e formação profissional ao longo da vida. Assume-se também a imensidão da organização escolar, e o muito que ainda está por aprender e fazer, rumo a uma seleção e tomada de decisão mais consistente e balizada, que promova, no seio escolar, uma cultura partilhada e colegial, quer ao nível da ação dentro da sala de aula, enquanto docente, quer ao nível da administração e organização escolar, enquanto líder.