Browsing by Issue Date, starting with "2013-03-15"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Análise aos relatórios do auditor externoPublication . Teles, Ana Rita Ferreira; Alves, Paulo PimentaO objectivo deste projecto passa pelo estudo do papel do auditor externo, das suas funções e o porquê da necessidade da sua intervenção. São ainda objecto de análise relatórios dos auditores externos às Unidades de Saúde EPE. O conflito agente-principal representado na Teoria de Agência, advém, entre outros, da existência de assimetrias de informação e a diferença de motivações, e culmina na falta de motivos para que o principal (accionista) confie plenamente nos seus agentes (gestão). Assim, a auditoria externa apresenta-se como um instrumento de particular relevância na monitorização da gestão aferindo a veracidade e correcção da informação por esta divulgada. Em primeiro lugar é feita uma análise aos relatórios de auditoria, tentando-se perceber quais as reservas mais comuns, com maior persistência e o seu impacto nas demostrações financeiras. Tenta-se ainda se perceber se existe uma relação entre a existência de reservas por limitação de âmbito o nível verificado em rácios de desempenho económico-financeiro. Por último recorre-se a um modelo logístico para testar o impacto de algumas variáveis na probabilidade de existir reporte por limitação de âmbito. Neste projeto foi utilizada uma amostra de um conjunto de Unidades de Saúde portuguesas transformadas em EPE no período de 2005 a 2009. Em particular, foram analisadas as certificações legais de contas e demostrações financeiras das entidades em causa. Foi possível identificar três áreas, que deverão ser consideradas áreas críticas, onde recorrentemente se verificam situações modificativas. Verificou-se ainda que em duas dessas três áreas não existe unanimidade quando à sua classificação ficando patente que a determinação da materialidade é uma questão de julgamento profissional do auditor. Concluiu-se também que com a exceção do rácio de rendibilidade dos capitais próprios, as entidades analisas que a apresentam reservas por limitações de âmbitos nas suas CLC têm níveis de desempenho mais reduzidos nos rácios analisados. Por último, da análise do modelo logístico podemos concluir das variáveis analisadas apenas a variável rácio de liquidez geral é significativa e valores superiores para este rácio diminuem a probabilidade da existência de reservas por limitação de âmbito nas CLC.
- Implementação de uma metodologia de avaliação à fusão entre a Sonaecom e a ZonPublication . Curral, Ana Catarina Pereira; Alves, Paulo; Sousa, Eduardo Teixeira deNo âmbito do Trabalho Final de Mestrado, efetuei um estágio na área de Fusões e Aquisições e Financiamentos Estruturados do Banco Santander Totta, sob o tema “Processo de Análise e Avaliação de Empresas”. O trabalho desenvolvido no referido estágio despoletou curiosidade acerca de um dos métodos de avaliação mais usados pelos analistas financeiros – o método dos múltiplos. Nesse sentido, e pelo que foi proposto no estágio, vamos aprofundar o conhecimento acerca do referido método. Iniciamos o presente trabalho com um enquadramento teórico que permite ao leitor saber em que consiste o método dos múltiplos, suas vantagens e desvantagens, diferentes categorias e os múltiplos mais utilizados pelos financeiros, bem como a respetiva explicitação. Como forma de contextualizar e desenvolver o método escolhido, efetuamos a análise da avaliação de uma fusão entre duas empresas portuguesas do setor das Telecomunicações, a Sonaecom e a Zon. Partindo de uma base de dados com múltiplos do setor das Telecomunicações, recolhemos os múltiplos que nos pareceram mais pertinentes ao estudo e identificamos se as empresas alvo da fusão se encontravam sub ou sobreavaliadas, bem como um intervalo de valores para cada uma delas. Convém salientar que neste estudo com múltiplos, o objetivo principal não foi a definição de um valor em concreto para as empresas alvo, mas sim o conhecimento adquirido por detrás deste processo que vai desde o conhecimento do método dos múltiplos em si, como também das empresas e do setor das Telecomunicações.
- Relação entre a qualidade de vida, ansiedade, depressão, stress e fadiga nos doentes com Lúpus Eritematoso SistémicoPublication . Carvalho, Sarah Sophie Magalhães; Ramos, RuiO Lúpus Eritematoso Sistémico é uma doença autoimune, afetando o organismo, prejudicando diversos aspetos do quotidiano dos doentes. Segundo a literatura a doença afeta a qualidade de vida dos sujeitos, aumentando os níveis de ansiedade, depressão, stress e de fadiga. Assim, o objetivo geral é verificar de que forma a fadiga, depressão, ansiedade e stress afetam a qualidade de vida dos doentes. Pretende-se ainda avaliar qual destas variáveis (preditoras) tem maior peso negativo na qualidade de vida dos doentes com Lúpus. Trata-se de um estudo quantitativo, correlacional, transversal com uma amostra de 50 doentes com Lúpus Eritematoso Sistémico, sócios da Associação de Doentes com Lúpus. Dos resultados apurados, verificam-se correlações significativas entre as escalas em estudo, denotando que a fadiga afeta a qualidade de vida dos doentes, assim como o aumento da ansiedade, depressão e stress. Apura-se ainda que a depressão é a variável preditora que contribui para a deterioração da qualidade de vida dos doentes. Espera-se que esta investigação seja um contributo a nível de conhecimentos na área de saúde, relativamente ao impacto que o Lúpus Eritematoso Sistémico tem na qualidade de vida dos utentes.
