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- Regulação afetiva na toxicodependência : impacto da inteligência emocional e alexitimia no grau de dependência de substânciasPublication . Silva, Ana Sofia Fernandes; Costa, Eleonora Cunha VeigaEsta investigação propôs-se determinar a influência de algumas características psicológicas (alexitimia e inteligência emocional) no grau de envolvimento com drogas, servindo-se de um estudo comparativo entre consumidores e não consumidores, tendo em vista contribuir para um melhor conhecimento e compreensão dos fatores que podem estar na base do referido consumo bem como da sua severidade. Com uma amostra de 60 sujeitos, 30 consumidores e não consumidores, procedeu-se à realização de um estudo descritivo-correlacional, utilizando como instrumentos de colheita de dados o Dast (Drug Abuse Screening Test), a Escala de Inteligência Emocional - EIS e a escala de alexitimia de Toronto (TAS-20), além de um questionário sociodemográfico. De seguida, procedemos à análise das relações entre as respetivas variáveis. Ao nível das hipóteses procurou estudar-se as diferenças de inteligência emocional e alexitimia em consumidores e não-consumidores, bem como a sua relação com a gravidade do consumo. Os resultados da nossa investigação indicam que a alexitimia apresenta níveis superiores no grupo de consumidores em comparação com o grupo de não consumidores. Quanto aos níveis de inteligência emocional os resultados não foram conclusivos, apresentando médias superiores de inteligência emocional no grupo de não consumidores, mas não sendo resultados significativos, de igual modo a sua relação com a gravidade de substâncias não nos permitiu um resultado conclusivo. Concluímos a nossa investigação com uma interpretação destes resultados.
- Multiculturalismo e desempenho escolar no ensino profissional : um estudo de casoPublication . Sousa, Cidália Maria Capela de; Orvalho, Luísa Antónia de Vila FernandesA presente dissertação de mestrado procura estudar a problemática geral do multiculturalismo que se vive atualmente nas escolas profissionais privadas e a sua relação com os desempenhos escolares dos alunos e pretende, ajudar as escolas e os professores dos cursos profissionais, a construir melhores respostas e de maior qualidade para que todos os alunos aprendam, já que a aprendizagem é o maior fator de inclusão. Sendo longínqua e indiscutível a ligação que se estabelece entre Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e escassa a existência de estudos realizados para tentar saber como é que os jovens oriundos dos PALOP constroem as representações de identidade nas vivências do quotidiano e de que forma conduzem o seu desempenho escolar, torna pertinente a realização deste estudo. O objetivo desta pesquisa é perceber as diferenças de desempenho escolar que possam existir. Se existem e porquê? E quais os fatores que podem potenciar a sua superação. Enunciado o objetivo foi feita uma investigação de natureza qualitativa, centrada num estudo de caso, realizado na Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), com sede em Vila Verde e na delegação de Amares, no distrito de Braga, envolvendo dois grupos de cinco jovens cada, sendo um de alunos Moçambicanos e o outro de jovens Portugueses naturais dos concelhos de Amares e Vila Verde, que frequentavam os cursos profissionais, na escola Sede e na Delegação de Amares, no ano letivo 2011/2012, no 2º ano (11º ano de escolaridade) e no 3.º ano (12º ano de escolaridade). As questões de investigação, às quais pretendemos responder são: 1 – Como é que os alunos convivem com a multiculturalidade? 2 – Existem, ou não, diferenças de desempenho escolar entre alunos multiculturais? 3 – Quais são os fatores que influenciam o desempenho escolar dos jovens multiculturais no Ensino Profissional? 4 - Que perceções e representações têm os diretores da escola e o SPO sobre o multiculturalismo e o desempenho escolar, no Ensino Profissional? 5 - De que forma e até que ponto se verifica a correspondência entre as representações e as práticas? 6 – Que estratégias podem ser implementadas para melhorar o desempenho escolar dos alunos do Ensino Profissional? Como técnicas e instrumentos de recolha e produção de dados foram privilegiadas as entrevistas semiestruturadas e em profundidade, a observação direta e participante em diário de bordo e a recolha documental. A análise de conteúdo das entrevistas e de todos os documentos e registos elaborados foi a técnica de análise e de interpretação escolhida. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que o multiculturalismo que se vive na EPATV é vantajoso pela partilha cultural que possibilita e que, neste caso, os alunos moçambicanos, desta escola, apresentaram melhores resultados escolares quando comparados com os alunos portugueses, do mesmo grau de ensino.
