Browsing by Issue Date, starting with "2013-03-07"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A avaliação da formação na CIE Plasfil : relatório de estágioPublication . Varanda, Ana Mafalda Folhas; Valverde, CamiloO objetivo deste TFM1 consiste em analisar os processos de avaliação da formação que vigoram na CIE Plasfil, a fim de poder desenvolver um conjunto de sugestões que permitam à empresa otimizar as suas práticas a este nível, promovendo desta forma a existência de formações de excelência. Este trabalho seguiu uma metodologia de investigação qualitativa: o estudo de caso, recorrendo a ferramentas como a análise documental, a observação participante e a entrevistas para recolher informação acerca das 3 formações selecionadas como casos de análise. Conclui-se que a empresa conta já com um conjunto de boas práticas elogiável, denotando, no entanto, algum potencial de melhoria a este nível. Por outras palavras, da recolha de dados conclui-se que existe por parte da empresa a noção correta do que deve ser feito, mas por constrangimentos vários, esse conhecimento nem sempre é aplicado de forma sistemática. Neste enquadramento, apresento um modelo de avaliação da formação desenvolvido, com base na literatura existente, que contempla 5 fases de avaliação: avaliação do contexto de partida, avaliação das aprendizagens, avaliação da satisfação e da capacidade para transferir, avaliação da transferência e avaliação dos resultados. Para além disso, as várias fases de avaliação sugeridas são integradas no ciclo formativo, sendo dadas várias indicações acerca de práticas a adotar em cada etapa para promover formações de excelência, adaptadas às objetivos da organização e às necessidades dos colaboradores.
- A tendência red carpet e o potencial do mercado chinês no marketing de cidades : o caso da cidade do PortoPublication . Soares, Nuno Manuel Costa; Silva, Susana Costa eA presente dissertação tem por objetivo avaliar o potencial da cidade do Porto para atrair e satisfazer as necessidades do mercado de turismo emissor chinês. Numa altura em que se assiste a um crescimento exponencial do número de turistas chineses a viajar por todo o mundo, muitos países e organizações dão mostras de estar atentos a este fenómeno e desenvolvem estratégias para atrair este mercado. Existe atualmente uma tendência de agradar e alocar esforços e recursos na abordagem aos turistas chineses, no que foi identificado em 2011 pela empresa TrendWatching como a tendência Red Carpet. Neste estudo começamos por efetuar uma revisão da literatura sobre a tendência Red Carpet, a caracterização do mercado de turismo emissor chinês e também sobre o marketing de cidades. A partir do modelo de níveis de marketing de cidades desenvolvido por Kotler et al. (1999), procede-se depois à análise da adequação dos “fatores de marketing” da cidade do Porto e do comportamento das entidades responsáveis pelo planeamento da cidade face ao mercado de turistas chineses. A principal conclusão retirada do estudo é a constatação de que os “fatores de marketing” da cidade do Porto estão adequados às principais motivações do mercado chinês, apesar da existência de algumas barreiras que criam dificuldades aos turistas chineses, como a questão linguística, entre outras. Não existem na cidade do Porto manifestações da tendência de Red Carpet e não é dada, para já, grande importância a este mercado por parte dos agentes públicos e privados da cidade. Para poder aproveitar o crescimento deste mercado muito promissor, a cidade do Porto deve então, no nosso entender, diminuir as barreiras e entraves existentes para os turistas chineses e reforçar a sua imagem junto deste mercado. No final deste trabalho é apresentada uma proposta de ação com uma série de medidas e estratégias com o objetivo de atrair mais turistas chineses e diminuir os constrangimentos que se levantam no processo de viagem.
- Determinantes da detenção de liquidezPublication . Bamba, Manuel Nzuzi; Pacheco, Luís Pedro KrugO presente trabalho visa analisar empiricamente os fatores que afetam a detenção de liquidez. Usando uma base de dados constituída por 58 empresas portuguesas do setor não financeiro e de capital aberto, foi possível encontrar evidências de que as empresas com maiores oportunidades de crescimento, que pagam dividendos, com nível alto de rendibilidade, com maiores níveis de despesas de capital e com maiores níveis de empréstimos bancários, não parecem necessitar de deter muita liquidez, podendo apenas fazê-lo por motivos de transação. De semelhante modo, as empresas com maiores oportunidades de investimento, maior dimensão, maior nível de cash flows, endividamento elevado e maior volatilidade dos resultados procuram deter muita liquidez sob sua égide, por razões de precaução, tal como foi observado empiricamente por Opler et al. (1999), Ferreira-Vilela (2004), Garcia-Teruel-Martinez-Solano (2007), entre outros. Foram, portanto, identificadas semelhanças empíricas em relação à literatura financeira utilizada neste trabalho, comprovando a existência das teorias de trade-off, pecking order e a teoria de agência. Relativamente aos ativos líquidos substitutos e à maturidade da dívida, os resultados obtidos não são consistentes com a literatura. Foi ainda possível evidenciar empiricamente que a crise financeira que afetou as economias de quase todo o mundo em 2008 e 2009 exerceu uma pressão negativa sobre as empresas portuguesas, deixando muitas delas sob risco de sobrevivência e continuidade. A estrutura acionista e a qualidade de crédito das empresas não foram analisadas empiricamente por indisponibilidade de dados, bem como por sair da órbita dos objetivos deste estudo.
