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- Ensinar e aprender matemática : refletindo sobre um percurso, em busca de novos horizontesPublication . Gonçalves, Anabela Cristina Mendes; Xavier, Maria Raul Andrade Martins Lobo; Trigo, Maria Luísa da Mota Teixeira RibeiroCom este relatório, pretendo refletir de uma forma crítica sobre o meu percurso profissional durante dezasseis anos em que lecionei por diferentes escolas inseridas em contextos económico-sociais diversos, por isso a minha prática letiva implicou uma atenção constante às dificuldades diagnosticadas e à possibilidade de construção de alternativas pedagógicas que potenciassem a mudança e a melhoria do meu trabalho como docente com o objetivo de assegurar a aprendizagem matemática dos meus alunos. É reconhecido que a matemática é essencial para entender a realidade que nos rodeia, pois está presente em todos os domínios do saber necessários ao desenvolvimento integral da pessoa humana. A matemática ensina-nos a pensar, a refletir e ajuda-nos a responder aos diversos problemas com os quais somos confrontados na nossa era contemporânea. Sem o domínio dos saberes matemáticos é impossível adquirir conceitos, técnicas e algoritmos que nos permitam a resolução de problemas. O bom aluno de matemática é capaz de levantar questões e procurar respostas assentes em diferentes perspetivas sobre a realidade e encontrar nas regras da matemática a mais graciosa simplicidade. Os conteúdos matemáticos estão encadeados e são cumulativos, ou seja, é necessário que o aluno progrida dos conceitos elementares para os mais complexos e simultaneamente possa executar as regras e as técnicas abstratas que aprendeu de forma a aplicá-las em situações concretas de um modo criativo. Apesar da evolução no ensino da matemática, continuam a persistir as dificuldades inerentes à sua aprendizagem na medida em que alguns alunos abordam a disciplina e as suas regras e técnicas de modo inflexível, no entanto, o esforço das instituições pelo ensino e divulgação da matemática permitiu desmistificar essa visão e, em conjunto com o Ministério da Educação e os seus profissionais, sobretudo os professores da disciplina, conseguiu-se motivar e desenvolver uma cultura do exercício lógico matemático. Neste sentido, considero que o sucesso dos alunos na matemática depende das minhas capacidades pedagógicas e científicas, mas também do gosto da aprendizagem por parte dos alunos e da sociedade em geral. A minha experiência como professora de matemática levou-me a fazer uma reflexão sobre como motivar os alunos para a aprendizagem matemática; como ter, na sala de aula, alunos disciplinados; como promover a autorregulação da aprendizagem dos alunos na aula de matemática e como envolver os pais na aprendizagem dos seus filhos. Este trabalho permitiu-me fazer uma reavaliação das minhas práticas pedagógicas levando-me a concluir que ser uma professora eficaz para atingir novos horizontes é necessário percorrer um caminho em direção ao futuro, tendo em conta que é fundamental conhecer o aluno como um todo, dar feedback aos alunos das atividades realizadas, fornecer aos alunos atividades desafiantes e alcançáveis e construir uma relação de afetividade.
- Utilização de recursos digitais na aula de matemáticaPublication . Capela, Helena Maria Meira Santos; Lagarto, José ReisNuma sociedade em rápida mudança os paradigmas de ensino tradicionais não parecem dar resposta aos desafios que a sociedade digital coloca a todos os seus membros, em especial aos jovens. O ensino da matemática, que é uma disciplina clássica, com caraterísticas específicas muito próprias, pode ser enriquecido com a utilização das novas tecnologias. Neste trabalho interrogamo-nos se, a utilização e construção de recursos digitais, pode ter um papel motivador na aprendizagem da disciplina, potenciador da aquisição e consolidação de conceitos, da autonomia e da autoconfiança do aluno. A abordagem utilizada foi o estudo de caso, com discussão em grupo focal, realizado em duas turmas do 9º ano. Os resultados indiciam que a utilização e criação de recursos digitais, é um fator de motivação e que contribui para uma consolidação de conceitos já adquiridos. No entanto, nem todo o tipo de recurso parece ter a mesma influência motivacional assim como, o contexto em que é utilizado ou produzido, influencia a apreciação dos aprendentes. As Tic também parecem ter uma influência positiva na facilidade em resolver tarefas de aplicação em novas situações. Este estudo é apenas um ponto de partida para investigações mais aprofundadas sobre a integração de recursos digitais na aula de matemática.
- Brisa and the CCR Group : a strategic alliancePublication . Ribeiro, Francisco Maria Quintela de Saldanha Cardoso; Cardeal, NunoIn 2012, Brisa, a Portuguese road concession company, reviewed their presence in Brazil under a strategic alliance with local partners which had lasted for more than 9 years. The case is based on information gathered in interviews to agents from Brisa present in Brazil and from events that occurred during the course of this alliance. The information includes comments and considerations about the relationship and expectations from the alliance between Brisa and the CCR Group. The internationalization process of Brisa starts in Brazil with a joint-venture with local partners, integrating the CCR Group. The case describes the origin of this alliance, how it was established and the transfer of competencies between both parties as well as the results of the alliance. The description of the alliance is based on a series of episodes and facts that enhance the know-how acquired by each party. This know-how helped Brisa and the CCR Group to achieve a position of success in the industry. This case can be used as a tool to understand the procedures used to develop a strategic alliance at the international level and the criteria to choose a partner. The students have the possibility to analyse various situations that are faced in a new international environment. Supported by other qualitative and quantitative data, this will help them make a sustained analysis, bringing them closer to the real-life international business perspective.
- Locus de controlo e autoconceito na toxicodependênciaPublication . Veiga, Sónia Cristina Gomes; Costa, Eleonora Cunha VeigaEste estudo tem como finalidade estudar as diferenças entre toxicodependentes em comunidade terapêutica e toxicodependentes em reinserção social relativamente ao Locus de Controlo de Saúde e ao Autoconceito, com recurso a uma amostra de 60 toxicodependentes abstinentes, recolhida no Centro de Solidariedade de Braga – Projeto Homem. Trata-se de um estudo inter-sujeitos e transversal. Os instrumentos utilizados foram: o Questionário Sócio - Demográfico para a caracterização da amostra, a Escala de Locus de Controlo de Saúde (LCS) para avaliar o locus de controlo e o Inventário Clínico de Auto – Conceito (ICAC) para avaliar o autoconceito. Os resultados obtidos no presente estudo revelam uma associação positiva entre a recaída e a dimensão internalidade de Locus de Controlo de Saúde, sendo um resultado muito importante. Não se encontrou diferenças significativas entre os grupos relativamente aos Locus de Controlo de Saúde, no entanto pela análise das médias os dois grupos tendiam a ser mais internos. Relativamente ao autoconceito, houve diferenças entre os grupos, sendo que o grupo de toxicodependentes da comunidade terapêutica, apresentam menor rejeição social, maturidade psicologia e autoeficácia e o grupo de toxicodependentes de reinserção social apresentam maior rejeição social, autoeficácia e maturidade psicológica. Relativamente à impulsividade não se encontraram diferenças significativas entre os grupos.
- Questão de Deus em Leonardo Coimbra : maturação religiosa e contributo da década de 20Publication . Oliveira, Francisco José de Jesus; Gama, José GonçalvesEste trabalho parte do dado assumido de que a filosofia de Leonardo Coimbra está marcada pela sua existência concreta, nos seus dramas e contentamentos, e que a questão de Deus o acompanha desde o início. A questão que se põe é esta: que deus? A proposta é questionar os anos 20 e indagar, percebendo, o contributo destes textos para o conceito e ideia de Deus até às vésperas de A Rússia de Hoje e o Homem de Sempre. A transmutação, superação e/ou aprofundamento de categorias e ideias filosóficas, acontece a partir de 1923. A sua maturação religiosa, ele que sempre foi cristão, aproxima-se paulatinamente do catolicismo. Reflectindo em conjunto o seu pensamento e obra – terceira parte – apresenta-se a sua maturação/evolução em conceitos e categorias filosófico-teológicas fundamentais da sua filosofia religiosa. A sua ideia de deus, sempre como filósofo, transmuta-se no Deus da fé cristã proclamada e celebrada pelo catolicismo. Sem esta fase do seu pensamento, de maturação filosófica e, sobretudo, religiosa, os anos 30 nunca teriam conhecido a conversão deste ilustre filósofo, tantas vezes deitado ao ostracismo.
- Refletir no passado preparando o futuroPublication . Alves, Anabela Leite; Xavier, Maria Raul Andrade Martins Lobo; Trigo, Maria Luísa da Mota Teixeira RibeiroDevido à crescente preocupação com os fenómenos do abandono e do insucesso escolares, com esta reflexão sobre o meu percurso profissional enquanto professora, pretendo compreender melhor os processos de aprendizagem que conduzem ao sucesso e insucesso dos alunos do Ensino Básico, principalmente na disciplina de matemática. Ao longo destes quinze anos de docência, tenho procurado sempre o sucesso educativo e esta reflexão contribui para o aperfeiçoamento da minha prática docente. De modo a cumprir esse objetivo, procurei fazer uma revisão da literatura de forma a compreender melhor algumas das temáticas da procrastinação, das abordagens à aprendizagem e os processos autorregulatórios utilizados pelos alunos, pois são fenómenos observados e que se relacionam com o (in)sucesso. Torna-se necessária a adoção, na sala de aula, de um modelo de ensino que defenda uma visão interativa do processo de ensino aprendizagem, onde tanto os alunos como os professores compreendam a complementaridade dos seus papéis e implementem modelos realistas de autorregulação (Rosário, 2001). Com este relatório reflexivo, julgo poder sugerir que na sala de aula os alunos devem ser estimulados a utilizar estratégias autorregulatórias, assumindo a responsabilidade pela sua aprendizagem, e generalizando as estratégias adquiridas a outras disciplinas e contextos educativos. Ao mesmo tempo, os alunos deverão evitar estratégias procrastinatórias, sobretudo se estas não são funcionais para si, uma vez por vezes não conseguem equilibrar eficazmente a velocidade e a qualidade de precisão de desempenho quando as exigências da tarefa são elevadas. Assim, urge a necessidade de, na prática, o ensino e o treino de estratégias constituírem um objetivo primordial de trabalho, sendo fundamental promover percursos de sucesso, otimizando o desempenho dos alunos. Assim, considero urgente incrementar o treino intencionalizado de processos de autorregulação da aprendizagem, partindo do perfil de cada aluno, apetrechando-os de ferramentas suscetíveis de contribuírem para a assunção da sua própria responsabilidade e autocontrolo do processo, renunciando abordagens intuitivas e inconsistentes às tarefas de estudo. Considero que os alunos com percursos académicos de insucesso utilizam competências autorregulatórias menos eficazes e recorrem frequentemente a uma abordagem superficial da aprendizagem, voltada para a reprodução dos conteúdos. Geralmente estes alunos estabelecem metas académicas menos ambiciosas e quando confrontados com tarefas complexas facilmente desistem. É importante na prática profissional, proporcionar aos alunos formas de se tornarem competentes e adotarem abordagens profundas ao estudo como meio para atingirem o sucesso. O professor deve orientar o aluno de forma a que este consolide o seu conhecimento, de forma a que organize eficazmente o seu tempo de estudo, a tomando apontamentos e a planificando atempadamente as atividades académicas. Outra das tarefas do professor deverá ser a construção de ambientes de aprendizagem ativos e motivadores para os alunos. A participação dos professores em formações que lhes possibilitem desenvolver estratégias práticas que lhes permitam conduzir os seus alunos ao sucesso académico é também essencial para o sucesso educativo dos alunos. É, no meu entender, crucial o envolvimento dos vários elementos da comunidade educativa neste contínuo de comunicação entre a investigação e a prática, no sentido de incrementar processos autorregulatórios eficazes e abordagens profundas à aprendizagem.
- The impact of software as a service in software piracy : has the change in the distribution and sale of software provided not only an accurate answer against software piracy but also an increase in consumer-value?Publication . George, João Bernardo Pardellas de Oliveira da Fonseca; Corrocher, NicolettaThis dissertation aims to answer the question “Has the change in the distribution and sale of software provided not only an accurate answer against software piracy but also an increase in consumer-value?” and it supports its argument not only on the current literature available on the software industry and on software piracy but also on the personal research carried out through an extensive survey of different people in different age groups and from different countries. To aid the analysis, strategic frameworks such as PEST and Five Forces of Porter were used, giving the reader a special landscape view of the industry’s characteristics to better understand how the changes in software distribution will impact consumer demand and satisfaction. It is important to note also that, during the literature review stage, it was understood that authors disagree on several important issues regarding software such as its classification, its origin and whether or not it constitutes patentable subject matter. This particular path led me to question the actions of software companies and whether there was a need or not to patent software. Through this road, I was led to the issue of piracy and to the action that companies have taken with changing the way software was produced and sold to better fit the current landscape of the industry.
- Sumol+Compal international strategy : FDI in the african marketPublication . Pinto, Miguel Maria Eugénio de AlmeidaTeixeira; Cardeal, NunoIn 2009 Sumol+Compal started its operations as a group after the merger of two companies well known in the Portuguese market for non-alcoholic beverages, Sumol and Compal. Determined in being an international reference in the soft-drink industry, in 2011 the Group was already present more than 60 countries worldwide. The reduction of consumer's disposable income and contraction of the non-alcoholic drinks industry was a reflect of the economic crisis that world economy was going through. The 2011 domestic turnover of Sumol+Compal suffered a considerable downsizing in that same year while the turnover for international operations increased with special focus on the African Continent, namely in Angola. Facing the domestic market situation and the market potential from Africa, Sumol+Compal managers wanted to go beyond simple exportations and start producing locally in that continent. For that, the international operations department had to present a study on most viable countries to make that investment. This case is based on a real situation of internationalization process in which Sumol+Compal had to go in order to seize the opportunity from the African market. The case focuses mainly in the internationalization process as well as in the respective identification of internal strengths, opportunities and other the relevant topics to take the next step.