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- Literacia social : os valores como fundamento de competênciaPublication . Carvalho, Lourenço Xavier de; Azevedo, JoaquimProcurando consolidar uma visão sistémica em torno dos processos educativos e de socialização, a presente investigação exploratória propôs-se observar e interpretar o sistema através do qual a sociedade define um output de aprendizagem para o bem-estar e felicidade, ao qual corresponde um input de transmissão de competências que capacitam o sujeito para a “produção” daquele resultado. O plano de investigação sobre os valores forneceu a visão de sistema com os requisitos para a produção do output desejado, através de dois inquéritos à população portuguesa sobre valores e questões éticas, representando a “procura” do sistema. O plano de investigação de competências fornece o detalhe dos processos para cumprir os requisitos de “produção” – a “oferta” do sistema – aferindo a sua adequação face aos objetivos de aprendizagem social da “procura”, testando uma proposta específica, intitulada de Literacia Social. Os resultados permitem traçar um objetivo de aprendizagem afirmando i) um fator K que associa dimensões de conhecimento explícito e tácito numa única esfera de vivência integral do indivíduo; e ii) a universalidade de valores associados à esfera da família e da vivência do amor como sistema ético integrado para a realização plena do indivíduo. Apesar de chamar a Escola à inevitabilidade de educar para valores universais – valores que superam as barreiras ideológicas e que estão ao serviço da pertença fundamental do individuo, que é a sua humanidade – este trabalho permite-nos, porém, pôr em causa o papel que a Escola tem assumido na educação integral dos indivíduos, quando se demonstra, entre outros indicadores, o impacto da instrução na negação de valores humanos básicos a que própria população aspira. Propõe-se, assim, uma abordagem de equilíbrio entre o reconhecimento e promoção dos valores fundamentais, intemporais e universais e a contemporaneidade dos contextos e processos educativos.
- Liderança distribuída numa comunidade de prática docente : relatório de actividade profissionalPublication . Graça, João Manuel Lopes; Machado, JoaquimEste relatório de aprendizagem pretende apresentar a minha história profissional, esmiuçando os aspetos mais marcantes dessa carreira e que, de alguma forma, representam problemáticas no exercício do meu desempenho. Destaco os anos de ligação estreita à gestão de um estabelecimento de ensino e de operacionalização de uma política tecnológica de um agrupamento. A situação mais profissionalmente significativa prende-se com as dinâmicas criadas com a plataforma de comunicação entre as subunidades educativas e o órgão de gestão, bem como o seu impacto no processo de gestão e com a forma como a comunidade escolar participa e influencia a tomada de decisão. Concluímos que a plataforma potenciou novas formas de comunicação e potencia dinâmicas de colaboração e cooperação entre os elementos da comunidade escolar. O processo de decisão é um ato de participação e que envolve os elementos da organização. A liderança mobiliza uma perspetiva partilhada ou distribuída entre os agentes educativos.