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- Deveres de proteção e a fronteira entre responsabilidade civil contratual e extracontratual : um problema (também) de direito internacional privado?Publication . Dias, Ricardo Gaspar; Proença, José Carlos Brandão
- Observação de aulas enquanto estratégia de supervisão pedagógica e avaliação de docentesPublication . Carrasqueira, Anabela Maria de Matos Cotrim; Alves, José Joaquim Matias; Vieira, IlídiaEste trabalho consiste numa reflexão teoricamente fundamentada sobre momentos da minha vida profissional, enquanto docente do terceiro ciclo e ensino secundário. O tema selecionado para este relatório, a observação de aulas, foi o que mais me marcou ao longo do meu percurso profissional e está diretamente relacionado com o objetivo da frequência do Mestrado em Ciências da Educação. A observação de Aulas é por mim considerada como a base de todo o mecanismo da Supervisão Pedagógica. Assim sendo irei dar maior relevância ao modelo de “Supervisão Clínica”. Este modelo é operacionalizado através de ciclos de observação compostos por três fases principais: Pré-observação, Observação e Pós-observação. Tem como principal objetivo melhorar as práticas de ensino dos professores em sala de aula onde deverá existir um espírito de colaboração entre supervisor/professor, implicando a planificação, a observação, a análise, a reflexão e a avaliação do trabalho desempenhado. Ao longo deste relatório é feita uma reflexão teoricamente fundamentada sobre o modo como decorreu, durante a minha vida profissional, a observação de aulas sobre os contributos que recolhi para a melhoria da qualidade das práticas educativas, do relacionamento entre pares, das aprendizagens dos alunos e da importância de valores como a cooperação, a entreajuda, o empenho e a responsabilidade. É na sala de aula que se desenrola grande parte da ação educativa, pelo que se torna importante observar e compreender os processos que aí se operam para fazer aprender os alunos. Deve-se, contudo, minorar a carga negativa e o stress associados à observação de aulas. A observação de aulas só tem sentido se permitir o desenvolvimento profissional tanto do professor observado como do observador, através de uma reflexão sistemática sobre as práticas pedagógicas em sala de aula, com vista à melhoria dos processos e produtos educativos. Esta prática de supervisão deverá, de facto, promover mudanças nas práticas pedagógicas, através de um processo dinâmico em que os professores analisam e refletem sobre as evidências observadas, num clima positivo de confronto e diálogo construtivo entre colegas. A avaliação de desempenho dos professores não deverá ser uma mera rotina burocrática e administrativa, mas um poderoso recurso para a melhoria da qualidade das práticas pedagógicas, gerando ambientes favoráveis à inovação, ao desenvolvimento pessoal e profissional e por consequência, à melhoria das aprendizagens dos alunos. É com esta convicção que me proponho realizar o presente relatório reflexivo, destacando a observação de aulas como uma das práticas de supervisão pedagógica que poderá melhorar a qualidade de ensino e o clima de uma Escola.