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- Trabalho de montagem na curta-metragem : “Manifesto dos Danados”Publication . Araújo, João Guilherme Marques Machado Gonçalves de; Nazareth, Adriano; Ruiz, CarlosEsta dissertação centra-se no trabalho de Montagem na curta-metragem “Manifesto dos Danados”, realizado ao longo do ano letivo 2011/2012, como projeto final do Mestrado de Som e Imagem - Cinema e Audiovisual - na Universidade Católica Portuguesa. A dissertação inicia com uma introdução do próprio projeto “Manifesto dos Danados” fazendo uma pequena apresentação, seguindo-se depois uma caracterização do mesmo mais detalhada e posteriormente uma revisão do estado da arte respetiva (incluindo pesquisa histórica, abordagens, métodos de trabalho e exemplos filmicos). Consequentemente apresenta um estudo pormenorizado da edição e montagem desenvolvida no projeto em causa, abordando as três fases de uma produção: Pré-produção, Produção e Pósprodução, mas dando um destaque maior à ultima fase tendo em conta o cargo assumido.
- Distorção como artifício ou estratégia : o problema do real no género de ficção científicaPublication . Ramos, Renata Oliveira; Caires, Carlos SenaIntegrada no âmbito da especialização em Cinema e Audiovisual do mestrado em Som e Imagem, o desenvolvimento da temática da corrente dissertação assume como o objetivo a reflexão em torno do processo de construção de significado que define o fenómeno cinematográfico enquanto ato de comunicação, tomando como enfoque da investigação o modo como este se efetiva em função da especificidade do cinema de ficção científica. Com efeito, pautando-se pela articulação entre investigações do campo da Psicologia da Arte e da Teoria de Cinema, o trabalho desenvolvido parte da análise em torno da dicotómica natureza fotográfica do cinema e o potencial de subjetividade que surge do ato interpretativo a que esse real irredutível é sujeito quando subordinado à constituição do objeto cinematográfico, mediada por fatores que lhe são externos. Desta forma, pretendeu-se abordar a influência do espetador – como agente ativo neste processo interpretativo – no âmbito da reflexão em torno da distorção que decorre da relação entre realidade e representação, que, por sua vez, surge como base da definição da expressão artística enquanto ato de comunicação (em particular, no Cinema). Com vista ao cumprimento destes objetivos, ao trabalho de investigação teórica foi, ainda e por um lado, acrescida a sua contextualização prática, que decorreu da elaboração de uma curta-metragem de ficção científica intitulada Entropia – sendo que, por outro lado, a recorrente exemplificação com referência a obras cinematográficas de ficção científica permitiu, igualmente, apontar, numa fase posterior do trabalho, para o potencial de instrumentalização a que este se sujeita; observação que, por sua vez, expande esta temática à possibilidade de abranger investigações futuras acerca dos paralelismos passíveis de serem estabelecidos entre filmes de ficção científica e filmes de propaganda, centrando novamente a reflexão em torno do tipo específico de comunicação que os caracteriza.
- Masterização : a derradeira oportunidade criativa na produção sonora?Publication . Ferraz, Pedro Miguel dos Reis Guimarães; Martins, Luís Gustavo; Joaquim, VitorA masterização é o processo final de uma produção musical, sendo necessária para detectar e corrigir deficiências sonoras da mistura assim como para maximizar a potencialidade sonora do tema. Através de parâmetros como equalização, compressão, remoção de ruído, de-essing, edição, entre outros, pretende-se numa masterização realçar o que de melhor o tema possui. A masterização é um processo fundamental, pois pretende uniformizar a qualidade do tema aquando da sua reprodução em qualquer aparelho áudio. Este projecto pretende analisar a escolha de vários produtores perante o mesmo tema, sendo analisado posteriormente as suas escolhas objectivas e subjectivas no processo de masterização. Desta forma, esta dissertação pretende analisar e discutir as opções tomadas pelos produtores na masterização, analisando as suas escolhas do ponto de vista técnico e criativo. No final do projecto, pretende-se responder ao título do mesmo e compreender de que forma é que um produtor, técnico ou engenheiro de masterização, impõe a sua criatividade no resultado sonoro final ou se este processo é apenas o resultado de várias escolhas técnicas previamente definidas e estandardizadas. Até que ponto será a masterização o último processo criativo por parte de um produtor?
- Som para videojogos : interatividade, adaptabilidade e imersãoPublication . Simões, Ana Sofia Amador; Martins, Luís Gustavo; Joaquim, VítorEste documento pretende apresentar todo o processo de produção relativo ao Projeto Final de Design de Som que se insere no contexto dos videojogos. Esta é uma área do audiovisual que tem vindo a expandir-se significativamente ao longo das décadas e, que por isso, merece um olhar atento. O som apresenta-se, atualmente, como um forte componente para a conquista da imersão do jogador no mundo virtual. Interatividade e adaptabilidade são os conceitos chave dissecados nesta dissertação. Pretende-se, assim, compreender qual a sua importância ao nível da jogabilidade, narrativa e transmissão dos estados emocionais pretendidos. É, ainda, levada a cabo uma análise histórica do som para este meio e das formas de produção e implementação nalguns trabalhos em concreto.
- Contributo da direção de arte na curta-metragem : Manifesto dos DanadosPublication . Ribeiro, Eduardo João Carvalho; Nazareth, Adriano; Ruiz, CarlosA direção de arte desempenha um papel fundamental no cinema, levando o espetador a admirar o que pode ser colocado na tela. As mudanças e avanços na indústria do cinema levaram a que a direção de arte fosse elevando o seu patamar de objetivos. Com esta dissertação pretende-se abordar a direção de arte como sendo um meio importante na significação da curta-metragem, pois este departamento dá a explicação de tudo aquilo que não pode ser dito por palavras, mas através dos adereços e guarda-roupa de cada personagem. Poder-se-á dizer também que esta dissertação será um manual dos bons costumes para a construção sólida de uma curta-metragem de baixo orçamento, podendo futuramente ser consultada por novos alunos que vejam na direção de arte a porta para o futuro. Este trabalho centra-se no trabalho de diretor de arte na produção de Manifesto dos Danados, realizado ao longo do ano letivo, como projeto final do Mestrado de Som e Imagem – Cinema e Audiovisual da Universidade Católica Portuguesa.
- O Jump-cut no cinema de ficção português : recurso artístico ou técnica narrativa?Publication . Ferreira, Luís Miguel dos Santos; Caires, Carlos Sena; Ruiz Carmona, CarlosNeste trabalho procuramos postular o papel do jump-cut no léxico da linguagem cinematográfica portuguesa, verificando se constitui uma técnica narrativa ou se é utilizado enquanto recurso artístico. Para tal, efectou-se um estudo teórico e uma aplicação das elações num projecto prático, uma curta-metragem. Principiamos por analisar o papel do corte no cinema, examinando a montagem contínua ao longo da história do meio. Numa segunda fase, verificamos a evolução do jump-cut desde a sua primeira utilização por George Méliès, ao seu uso, pela primeira vez com propósitos estilísticos, por parte de Jean-Luc Godard em O Acossado (1960), onde este tipo de corte foi utilizado. Na terceira parte do nosso trabalho, estudamos brevemente anacronias e anisocronias (conforme Gérard Genette). Em seguida, algumas das definições do que constitui um jump-cut e postulamos uma própria, com base nas existentes, que divide o uso deste tipo de corte em dois tipos: jump-cut elíptico e jump-cut sonoro. Assim, procuramos aplicar as nossas elações do que constitui um jump-cut no cinema português, primeiramente estudando o que constituem alguns dos princípios da escola portuguesa de cinema. Procuramos através de uma passagem por seis filmes de seis realizadores de relevo no contexto nacional e internacional, verificar a existência deste tipo de corte nas obras e, caso exista, de que forma é utilizado. As elações retiradas deste estudo permitiram-nos postular a fraca aposta dos realizadores portugueses neste tipo de corte, com apenas dois filmes a revelarem o uso deste tipo de corte, embora com o mesmo propósito. Por último, colocamos em prática as elações retiradas do estudo efectuado neste trabalho no filme “Entre Margens” realizado por Pedro Barbosa. Em conclusão, consideramos que, no panorama cinematográfico actual, este tipo de corte se assume como parte da linguagem fílmica. Postulamos que o jump-cut é utilizado não só como técnica narrativa como também enquanto recurso artístico, em resposta à nossa problemática. No entanto, consideramos também que um estudo mais aprofundado deste tipo de corte é necessário para verdadeiramente definir o seu papel no léxico fílmico enquanto anisocronia fílmica, isto é, uma elipse.
- Ensinando por “navegação à vista” : relatório reflexivo teoricamente fundamentadoPublication . Cruz, Maria da Conceição Ribeiro da; Ribeiro, CéliaSegundo os seus biógrafos, as últimas palavras de Miguel Ângelo foram: “morro quando acabei de aprender o a, b, c da arte…“; quando olho para os anos passados a ensinar sinto que estou a compreender apenas agora, as bases desta complexa arte e que, na altura, reagi segundo os contextos e problemas que surgiram, num processo de intuição, de investigação - ação, por navegação à vista… . Serve este texto escrito como relatório reflexivo, sobre a evolução da atividade profissional e respetivo desempenho como docente. A realidade impôs assuntos prementes, como problemas específicos da educação, no terceiro ciclo e secundário, que são sintetizados em duas questões principais: como promover e desenvolver o raciocínio lógico formal ao nível de exigência da ciência e da tecnologia do século XXI? E como promover e desenvolver um raciocínio moral coerente e responsável, por forma a decidir sobre as questões, éticas e morais, complexas da atualidade? Tentar-se-á, ao longo do texto, fazer não uma descrição meramente sequencial dos factos mais importantes e determinantes, mas uma exposição reflexiva desses mesmos factos, enquadrando-os na época, e sua evolução nos contextos e nas correntes de pensamento, tentando responder às questões anteriores, que se consideram fundamentais e centrais no ensino. O relatório agora presente, está teoricamente fundamentado nas correntes de pedagogia, à época em presença e nas linhas orientadoras atualmente vigentes. Este trabalho está dividido em três partes, constando sucintamente cada uma delas, dos assuntos seguidamente descriminados. Primeira parte : Análise do contexto escolar português. Considerações sobre: A sociedade ao longo do século XX; A escola desenvolvida no século passado; Sobre o início da atividade docente. Nesta primeira parte se apresentam as interpretações, muito próprias, sobre os contextos sociais do início do século XIX e até ao século XXI, como evolução numa continuidade económica e social. Se resume o início da carreira docente, no Liceu de Mirandela (depois escola secundária), seguida de estágio pedagógico no Liceu Nacional do Funchal (depois escola secundária) e o ingresso no Quadro de Nomeação Definitiva na Escola Secundária Fernão de Magalhães em Chaves, indicando as dificuldades havidas nesse início de carreira. Segunda parte: A construção da pessoa como docente. Descrição e análise: Das limitações encontradas no terreno; Da evolução da carreira profissional; Das mudanças procuradas e alcançadas. Nesta fase, já de desenvolvimento, que constitui a segunda parte da carreira, se analisa a evolução da escola Portuguesa e da docência, como resposta do sistema, aos problemas concretos do “boom” nos segundo e terceiro ciclos do ensino unificado e do insucesso e abandono escolares, em parte daí decorrentes. Se analisam os anos de professora na Escola Secundária João de Araújo Correia em Peso da Régua, e o trabalho de acumulação no Colégio Salesiano de Poiares, além da passagem pelo departamento de Química na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Neste capítulo se reflete sobre a evolução da avaliação de alunos, sobre a gestão da escola e sobre a supervisão das funções docentes. Ainda se descrevem soluções implementadas e limitações encontradas. Terceira parte: Avaliação do desempenho docente. Balanço reflexivo: Sobre a escola portuguesa atual; Sobre a escola pública, que se pretende inclusiva; Apresentação de algumas sugestões e conclusões. Nesta última parte se tecem algumas considerações sobre o estado da educação, se apresentam algumas sugestões de melhoria, que nos parecem importantes para colmatar alguns dos problemas indicados e se conclui sobre algumas questões diagnosticadas nos capítulos anteriores. Descrever-se-á a nossa atuação como professora, que assumimos como intencional e de acordo com pensamentos e crenças próprias; apresentaremos reflexões sobre a forma particular de proceder que não foi rígida, mas antes adaptada às situações diversas, que ao longo dos anos surgiram e às quais tivemos de responder. Por último, também se apresentam algumas conclusões, a que a reflexão sobre as vivências e a experiência profissional conduziram. A maturidade física e profissional conduziram inevitavelmente a uma atitude reflexiva e crítica. Neste trabalho escrito, principiou-se por distinguir o contexto, a estrutura e a política vigente; tentou-se separar as finalidades políticas dos propósitos educacionais e entender os interesses em confronto; mas o distanciamento necessário a uma reflexão objetiva não é de todo possível, dado o observador ser parte integrante dos fenómenos que observa; nesta “navegação à vista“ só a honestidade intelectual e alguma intuição nos poderão ajudar a refletir neste estudo de caso, em que o próprio é protagonista e analista. Como afirmou Adam Smith: “Os grandes objetivos, (…) não são logicamente necessários para dar origem aos melhores desempenhos (…) objetivos elevados (…) isolados e sem apoio da necessidade de aplicação, raramente foram suficientes para dar origem a qualquer exercício profissional digno de nota” (1950, p.390).
- A direção fotográfica e artística No Dual RolePublication . Ferreira, Ana Rita Pinto Torres Machado; Barbosa, Álvaro; Carmona, Carlos RuizEste projeto tem por objetivo a descrição e análise critica do meu processo de trabalho, enquato Diretora de Fotografia e Diretora Artística na curta metragem Nu Feminino. Para ser capaz de organizar concretamente quais os deveres a cumprir, foi importante uma investigação inicial sobre as funções a desempenhar. Partindo desse ponto o estudo rumou na direções da investigação sobre as temáticas abordadas no argumento, os estériótipos da mulher, e após consolidadas opiniões pessoais, foi altura de partir para a proposta e desenvolvimento do projeto. Na busca dos ideais propostos a pesquisa técnica, teorica e estética complementa-se, tornando possivel a transição da visão idealizada para a sua forma final de vídeo.
- Caracterização da conversão metabólica de ácidos fenólicos em fenóis voláteis por Brettanomyces/DekkeraPublication . Gomes, Joana Lousada; Couto, José António; Campos, FranciscoA acumulação de fenóis voláteis em vinhos tem causado grande preocupação na enologia moderna, sendo considerado, nos dias de hoje, um ponto-chave no controlo da qualidade dos vinhos. Os vinilfenóis (4-vinilfenol e 4-vinilguaiacol) e etilfenóis (4- etilfenol e 4-etilguaiacol) podem ser produzidos nos vinhos na sequência de atividade microbiana dando origem a odores e sabores indesejados geralmente descritos como “couro”, “suor de cavalo”, “animal” e “medicinal”. A origem exata dos fenóis voláteis tem sido pesquisada em diferentes estudos de diferentes autores. A produção destes compostos tem sido reconhecida como uma característica importante das leveduras Brettanomyces/Dekkera. O objetivo deste trabalho é a caracterização da conversão metabólica da levedura Brettanomyces/Dekkera, nomeadamente no que respeita à atividade das enzimas hidroxicinamato descarboxilase e vinilfenol reductase usando diferentes precursores para a produção de 4-etilfenol. Foi observado que os ácidos p-cumárico e ácido florético não têm influência significativa no crescimento de D. bruxellensis e D. anomala nas concentrações testadas (até 500 mg L-1) A enzima hidroxicinamato descarboxilase mostrou ter afinidade para substratos contendo a ligação dupla no grupo carboxílico (para os ácidos hidroxicinâmicos). A posição do grupo –OH também demonstrou ter influencia no funcionamento da enzima e consequente produção de 4-etilfenol. O ácido florético não foi transformado em 4-etilfenol por Dekkera/Brettanomyces. Todas as estirpes metabolizaram (totalmente ou parcialmente) os precursores, ácido p-cumárico e 4- vinilfenol a 4-etilfenol.
- A produção cinematográfica no contexto académicoPublication . Tavares, Diogo Alçada Quaresma Fernandes; Nazareth, Adriano; Ruiz Carmona, CarlosO cinema americano proveniente de Hollywood, é o cinema mais visto no mundo. A sua influência não conhece fronteiras, os orçamentos atingem limites, quebram recordes, e os lucros financeiros são astronómicos. É de lá que surgem as estrelas de cinema mundiais, é para lá que vão aqueles que querem ser estrelas. No entanto, a origem das influências de Hollywood está directamente relacionada com a criação e ascensão do próprio país, que tal como o cinema, descende do velho continente, a Europa. Como emergiu o cinema de Hollywood? Quais foram os agentes responsáveis pelo seu domínio, e quais as consequências para a Europa e o seu cinema? Paralelamente a esta batalha cinematográfica, cultural, e económica, surge o cinema português, acorrentado, reprimido, sem possibilidades de sucesso face ao regime ditatorial que se viveu em Portugal até 1974. Como recuperou o cinema português, e como geriu a sua repentina liberdade? Como se formou o seu público, e que resumo social determinou a divisão interna do cinema português, permitindo o domínio da cultura americana em Portugal? Esta dissertação pretende encontrar os paralelismos entre estes acontecimentos socioculturais, definir o estado em que se encontra o cinema em Portugal, e o funcionamento dos órgão de financiamento que suportam a frágil estrutura estabelecida no país, assim como o papel do produtor no contexto cinematográfico português, e possíveis soluções para a criação de condições sólidas e fidedignas. Pretende da mesma forma relacionar-se com o Projecto Final de Mestrado em Som e Imagem, especialização em Cinema e Audiovisual, no âmbito da curta-metragem de ficção “Manifesto dos Danados”, em que assumi o cargo de produtor, assim como visa escrutinar esse papel num contexto académico, procurando problemas e apresentando soluções para se poder fazer cinema independente.