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- Avaliação das competências para a aprendizagem académica numa criança com Trissomia 21 : um estudo de casoPublication . Gonçalves, Maria da Conceição Marques da Silva Ribeiro; Miranda, Lúcia do Rosário Cerqueira deEm termos gerais, tomando a revisão da literatura, podemos referir que as crianças com trissomia 21 apresentam limitações significativas no que respeita ao desempenho em atividades do quotidiano por incapacidades, principalmente, ao nível cognitivo que, consequentemente, se repercutem na sua capacidade para aprender diferentes atividades e tarefas. Mas, por outro lado, estas crianças como qualquer outra criança também apresentam um potencial de aprendizagem. A plasticidade do sistema nervoso central permite a possibilidade, através de uma adequada intervenção, da obtenção de um bom desenvolvimento biopsicossocial também nestes sujeitos. Porém, é necessário oferecer à criança e jovem oportunidades para o desenvolvimento das suas potencialidades cognitivas e sociais específicas até ao mais alto grau. Uma das primeiras fases desse processo é a correta avaliação da funcionalidade e incapacidade da criança e jovem para depois se poder planificar corretamente uma intervenção. Ou seja, uma correta avaliação da funcionalidade e incapacidade do sujeito vai permitir o estabelecimento, a jusante, de um plano de intervenção mais ajustado às suas necessidades efetivas. O nosso estudo exploratório assenta no paradigma qualitativo ou estudo de caso, visando, portanto, a compreensão e descrição do fenómeno globalmente considerado (Almeida & Freire, 2007), recorreu-se para tal à observação direta e à realização de entrevistas com a participante. O nosso propósito foi organizar uma grelha e um conjunto de atividades para avaliar e caracterizar o perfil de funcionalidade e incapacidade de desempenho académico de uma criança de 9 anos com trissomia 21. Através dos dados recolhidos e analisados, afirmámos então as suas potencialidades aprendentes, e a emergente necessidade de se planear uma intervenção baseada no perfil de funcionalidade e incapacidade, conforme aliás refere a legislação portuguesa através do decreto-lei 3/2008, de 7 de Janeiro, para se adotarem medidas educativas específicas ajustadas ao perfil da criança com necessidades educativas especiais. Procuramos com esta investigação contribuir para o questionamento e discussão de aspetos teóricos e práticos relacionados com a avaliação e compreensão das dificuldades e potencialidades de aprendizagem em crianças com trissomia 21.
- Autoavaliação de escolaPublication . Cepa, Paula Cristina Fonseca de Abreu; Machado, JoaquimNo final do século XX a escola portuguesa deparou-se com uma exigência normativa relativamente à sua autoavaliação, muito devido à sociedade que está cada vez mais atenta à qualidade dos serviços que esta presta. No entanto, só com a publicação da “Lei do Sistema de Avaliação da Educação e do Ensino não Superior” (Lei nº 31/2002 de 20 de dezembro) é que surgiu a obrigatoriedade de autoavaliação das escolas. Neste sentido a escola, numa perspetiva de regulação tem de assumir a sua própria avaliação envolvendo toda a comunidade educativa para que todos os setores se sintam parte integrante de um sistema e compreendam as causas e consequências dos resultados obtidos. A qualidade dos serviços prestados e consequente satisfação da comunidade educativa passa pela prestação de contas que decorre da avaliação conduzida pela própria escola, indo ao encontro do estabelecido por lei. São já conhecidos alguns dispositivos de autoavaliação. Contudo, os seus aplicadores institucionais deparam-se com dificuldades na sua compreensão e contextualização à realidade de cada escola e procuram formação específica para a sua aplicação. Depois de situar esta problemática no contexto do percurso profissional da autora e das experiências por ela vivenciadas, nomeadamente enquanto elemento da equipa de autoavaliação, este relatório pretende compreender o conceito de autoavaliação e como ele se ganhou significado na organização escolar, descrever e caraterizar um modelo de autoavaliação aplicado num agrupamento de escolas e reinterpretado pelos atores escolares.
- O educador social em contexto escolar : testemunho reflexivoPublication . Mendes, Ana Paula da Costa; Baptista, Isabel; Cachada, FernandaO presente Sumário Executivo refere-se ao Relatório Reflexivo, elaborado no âmbito do curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social, da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP- UCP), Porto cujo título é «O Educador Social em Contexto Escolar: Testemunho Reflexivo» e alicerçado numa análise crítica do nosso percurso profissional. A base de incidência da presente reflexão situa-se, particularmente, na experiência profissional adquirida na Escola Secundária de Paços de Ferreira, no trabalho desenvolvido no âmbito da carreira de Assistente Operacional e de Assistente Técnica. Neste relatório, pretendemos interligar os conhecimentos adquiridos com a formação académica em Educação Social, com os conhecimentos e competências adquiridas na experiência de trabalho numa escola, enunciando as suas vantagens e limitações. É nosso objetivo proceder a uma reflexão sobre as vivências do período em análise, concretamente no espaço temporal entre o ano 2005 e o ano 2012, sustentada na área científica da Pedagogia Social enquanto Ciência da Educação que enquadra a práxis socioeducativa na pluralidade das suas dimensões, sobretudo porque é uma área orientada por valores de proximidade humana que fornece um significativo número de ferramentas reflexivas e críticas que permitem diferenciar formas de pensar o espaço escolar. No nosso percurso profissional e exercendo uma atividade diferente daquela para a qual, em princípio, detínhamos formação académica e profissional, em contacto direto com alunos e com outros profissionais da educação, pudemos experimentar e adquirir um conjunto significativo de conhecimentos que, aliados à formação de base e ao desejo de exercer a profissão de educadora social, nos deram uma atuação diferente no trabalho com os alunos, professores e restante comunidade educativa e uma interpelação diferenciada e que, ao nos inquietar, nos conduziu a este percurso reflexivo. O Relatório começa com uma introdução de carácter global e a sua estruturação subsequente corresponde a duas partes fundamentais. Na primeira parte, optamos por proceder a uma explicitação do nosso quadro de análise no âmbito da Pedagogia Social e da Educação Social, considerando as suas vertentes em contexto escolar. Na segunda parte, reportamo-nos a um olhar empírico sobre a nosso percurso profissional, até chegar à licenciatura em Educação Social, incidindo no trabalho desenvolvido na escola, que serve de base à nossa reflexão. Concretizamos a nossa reflexão com uma referência ao local de trabalho e à ação profissional. Durante este percurso profissional, numa escola, e embora a formação em educação social nunca tenha sido descurada, nunca foi desenvolvido um trabalho inerente às funções do educador social, embora estivesse sempre presente a vontade de exercer esta profissão. Esta realidade conduziu-nos a um desassossego que nos impeliu a um aglomerado de interrogações, aos quais procuramos responder, refletindo sobretudo, sobre os possíveis espaços de intervenção do educador social em contexto escolar, evocando sempre que o fazemos, sob o nosso olhar, enquanto educadora social de formação. O relatório termina com algumas considerações finais alusivas ao que consideramos ser os benefícios de existirem profissionais de Educação Social em contexto escolar. Estes, com competências para intervir no âmbito socioeducativo, podem, em colaboração com os professores, e inseridos em equipas multidisciplinares, criar e/ou participar em projetos na e com a própria escola, desenvolvendo um trabalho complementar ao do professor, sobretudo na intervenção com os alunos que necessitem de apoio socioeducativo e as respetivas famílias, fazendo a ponte entre a escola e a família, estreitando o seu relacionamento. Podem constituir-se como mediadores, trabalhando em conjunto com as crianças e jovens, com as famílias e com as comunidades, desenvolvendo projetos a partir das suas realidades e necessidades, no sentido de aproximar a comunidade à sua escola e se construir uma escola para todos, em todos os sentidos. Como referimos, este trabalho é fruto de uma reflexão sustentada pelos princípios da Pedagogia Social e da Educação Social, apoiado pela experiência profissional adquirida numa escola secundária pública, enquanto educadora social desenvolvendo funções distintas da formação académica. Reflete as inquietações dos profissionais, da área da educação social, que ainda não conquistaram o seu lugar em contexto escolar, apesar de reconhecida a sua competência e benefícios a favor dos alunos, da escola e da comunidade, onde esta se encontra inserida.
- Paternidade e geratividade na transição para a parentalidadePublication . Soares, Diogo Albano Mendes; Raguso, FabriziaA presente investigação qualitativa teve como objectivo perceber o envolvimento paterno e a geratividade do casal na transição para a parentalidade. Realizou-se um estudo de análise de conteúdo categorial com oito jovens casais que se encontravam no último trimestre de gestação, através de uma entrevista conjugal baseada na Entrevista Clínica Geracional (ECG). Os resultados sugerem que falar sobre o envolvimento paterno implica, primeiro, perceber o seu desejo precoce de ser pai e integrar os sentimentos contraditórios, sobretudo, a alegria e preocupação. Posteriormente, terá de aceitar o filho, imaginá-lo e procurar estabelecer uma relação com ele. Quando isso acontece, o pai fica à espera, integra o seu lugar indirecto de suporte à esposa e procura uma forma sua de assistir o filho. Simultaneamente, nesta transição acontecem múltiplas redefinições na identidade, não só do pai mas também do casal. De facto, antes do nascimento do filho, o casal forma-se, e só depois amadurece o desejo de serem pais. A gravidez vem associada a desejos, vivências e transmissões que pretendem passar à nova geração. Para além disso, a transição implica tarefas desenvolvimentais específicas enquanto homem e mulher, enquanto pais, enquanto filhos e enquanto membros de uma comunidade social. Este estudo veio reforçar a importância de se continuar a investigação nesta área da parentalidade e levantou questões para aprofundamento em investigações futuras.
- The importance of Social Entrepreneurship through agriculture as a possible solution to the economic and social problems of rural areasPublication . Moreira, Bernardo Serrano Nunes; Pinheiro, Susana FrazãoPortugal is experiencing a profound crisis, not only economically and socially. There is a trade deficit, an excess of debt not only individual and public and there is a big difference in terms of development, infrastructure and quality of life between major cities: Lisbon, Porto, Coimbra and Faro for other areas of the country . Beyond this, the country failed to invest in the primary sector that was once the main driving force of the Portuguese economy by investing primarily in the tertiary sector and for this reason the majority of jobs in Portugal are located in urban centers. This situation described has an impact not only economically but also socially as there is a strong rural exodus caused a delay of regional development and the aging population in this medium . Increasingly arise theories which support the development of Portuguese agriculture and fisheries as a solution of the economic problem we are experiencing. This is also the goal of my thesis, where the study is through agriculture is possible to solve the economic and social problems in rural areas of the country. Thus, I focused on the region of São Brás de Alportel to do my study and then extrapolate the result to the other regions. With this objective, a literature review of this thesis is based on agriculture, in its management and exploitation, it is possible to come to the conclusion that agriculture can indeed be a solution to the regional development of the country, it is necessary to a strong mobilization of all people involved in the project. In conclusion, this thesis may be important, as an alternative strategy to overcome the economic and social crisis that the country is living in particular by restoring the balance of trade, reducing unemployment, reducing the discrepancy in terms of development and job opportunities between the main cities of the country and other regions and better utilization of natural resources of the country.