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- Não há limite para discursos vazios? : Jb 16,3 : desafios de uma leitura exegético-teológicaPublication . Coelho, Nuno Carlos Gabriel; Almendra, Luísa Maria Varela
- Trissomia 21 : aprendizagem de uma segunda língua : estudo de casoPublication . Gomes, Mónica Pereira; Baptista, José AfonsoAs crianças com Trissomia 21 apresentam limitações próprias da sua condição genética (cromossoma adicional), as quais afetam os respetivos perfis de funcionalidade, incluindo as capacidades para a aprendizagem. Todavia, dependendo da dimensão das referidas limitações, estas podem não ser impeditivas da aprendizagem de uma segunda língua. A adoção de estratégias de ensino adequadas à forma e ritmo de aprendizagem destas crianças é referida na literatura como um fator crucial para garantir o sucesso da aprendizagem. Neste contexto, a aplicação das condições de ensino habitualmente utilizadas com crianças sem Trissomia 21 são, frequentemente, consideradas adversas à aprendizagem por crianças com esta condição. A presente dissertação, subordinada ao tema Trissomia 21 e a aprendizagem de uma segunda língua, centra-se nesta problemática. O seu principal objetivo é a avaliação das potencialidades de uma criança com Trissomia 21, que fala português, para a aprendizagem de uma língua estrangeira, no caso concreto o Inglês, quando sujeita a condições de ensino semelhantes às utilizadas com crianças sem a condição. No desenvolvimento da investigação adotou-se uma metodologia de estudo de caso centrado numa criança com Trissomia 21 e idade cronológica de 9 anos, cuja caracterização foi efetuada, nomeadamente no que se refere ao contexto social, económico e familiar, ao diagnóstico funcional e ao percurso escolar. O processo de ensino-aprendizagem foi desenvolvido em 20 sessões individualizadas de uma hora semanal. Nestas sessões foram lecionados seis temas vocabulares que integram o conjunto de temas habitualmente ensinados pela investigadora nas aulas de iniciação ao inglês a crianças sem Trissomia 21, no âmbito das atividades de enriquecimento curricular (AEC). A extensão de cada tema, o ritmo de apresentação, as metodologias, as estratégias e os materiais utilizados foram semelhantes aos habitualmente empregados com crianças sem Trissomia 21 com idêntica idade cognitiva. Os resultados relativos ao desempenho da criança foram recolhidos com recurso a uma grelha de observação, onde constam os objetivos da aprendizagem relativamente à compreensão e expressão oral e à memória a longo e curto prazo, avaliados tendo em conta o modo como as tarefas foram executadas. Da grelha de observação constam também os objetivos comportamentais, avaliados numa escala de frequência. A análise dos resultados revela que o desempenho da participante no estudo é semelhante ao que tipicamente caracteriza as crianças sem Trissomia 21, nomeadamente no que se refere ao número de vocábulos aprendidos e à compreensão oral. Ao nível da expressão oral revelou algumas dificuldades na articulação de determinados vocábulos, fruto das dificuldades já apresentadas habitualmente pela criança na sua língua materna. Os resultados obtidos durante este estudo, permitem admitir que a longo prazo a criança poderá ser capaz de adquirir conhecimentos suficientes para comunicar de forma muito simples desde que o seu interlocutor se disponha a repetir ou dizer por outras palavras, num ritmo mais lento, e a ajude a formular aquilo que ela gostaria de dizer. Ao conseguir interagir oralmente desta forma, a criança atingiria o nível A1 da interação oral do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
- Influência da doença periodontal na qualidade de vida dos pacientes, com base no "general oral Health Assessment Index" (GOHAI) : estudo clínicoPublication . Araújo, António Alberto Garrett da Costa Reis de; Leitão, Jorge; Santos, Nuno MaltaO presente trabalho aborda o tema Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde Oral (QVRSO) de indivíduos diagnosticados com doença periodontal. Objetivo: Avaliação da qualidade de vida destes indivíduos que frequentam as consultas de Medicina Dentária da Universidade Católica e ainda averiguar se a fase higiénica do tratamento periodontal contribuiu ou não na melhoria dessa qualidade de vida. Metodologia: Um total de 50 indivíduos referenciados pela primeira vez para o departamento de Periodontologia da Universidade Católica Portuguesa, entre 16 de Abril de 2012 e 7 de Maio de 2012, diagnosticados com doença periodontal, exceto nas formas mais leves da mesma (gengivite leve induzida por placa e gengivite moderada induzida por placa), completaram o questionário GOHAI (General Oral Health Assessment Index), antes de qualquer intervenção por parte do médico dentista e novamente 6 semanas após os pacientes terem sido submetidos à fase higiénica do tratamento periodontal. Resultados: Não foram registadas diferenças estatisticamente significativas entre a média do questionário GOHAI obtida antes da fase higiénica do tratamento periodontal (me= 17,7) e a média do questionário GOHAI obtida depois da fase higiénica (me= 17,9). O tipo de doença periodontal diagnosticada aos pacientes, envolvidos neste estudo foi relacionado com os resultados do índice GOHAI (p=0,029). A média do índice GOHAI foi cada vez mais elevada à medida que a gravidade da doença periodontal diagnosticada aumenta, assim, a periodontite agressiva apresentou a média de resultados mais elevada (me=22,5), seguida pela periodontite crónica avançada (me=20,2), pela periodontite crónica moderada (me=18,9), pela periodontite crónica leve (me=15,2) e por fim pela gengivite avançada induzida por placa (me=13,3). Quanto às variáveis sociodemográficas, género e idade, não foram registadas diferenças estatisticamente significativas entre as médias do questionário GOHAI obtidas pelos géneros masculino e feminino, e também entre as médias do questionário GOHAI obtidas pelos diferentes grupos etários
- A depressão e a disfunção temporomandibular : estudo clínicoPublication . Paiva, Rafael Correia; Leitão, Jorge; Ribeiro, OctávioA depressão é uma perturbação do humor caracterizada por um conjunto de sintomas que incluem tristeza e/ou diminuição do interesse pela realização de tarefas. A disfunção temporomandibular (DTM) é caracterizada por problemas clínicos da articulação e dos músculos na área orofacial; a sua etiologia é multifactorial e a queixa principal dos doentes é a dor. A dor tem uma abrangência psicofisiológica; portanto uma avaliação da depressão torna-se fundamental. Este estudo pretende comprovar a presença de factores psicológicos, especialmente da depressão em pacientes portadores de DTM. Foram escolhidos aleatoriamente, oitenta e quatro (84) pacientes, da Clínica Dentária Universitária da Universidade Católica Portuguesa – Viseu, os quais, foram submetidos ao: Índice RDC/TMD (“Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular disorders”) e ao Índice de SCL-90 R. Dos 84 pacientes, 42 sofrem de depressão e 51 apresentam dor orofacial. Neste estudo não foi encontrada uma correlação estatisticamente significativa (P<0,05) entre a depressão e a DTM, no entanto verificou-se entre o diagnóstico de DTM e a presença de dor orofacial e a associação entre o género do paciente e o diagnóstico de depressão
- Do aprender a ensinar a cuidar construção de um modelo explicativoPublication . Correia, Maria Amélia Meireles Lima da Costa Peres; Costa, Maria ArmindaHoje mais do que nunca a problemática do ensinar/aprender a cuidar centra-se na preocupação do ensino em enfermagem. Os novos desafios de Bolonha e as antigas, ainda que sempre presentes, questões sobre o cuidar e a aprendizagem do mesmo, exigem que se reflicta sobre as mudanças que urgem serem feitas no sentido de responder aos novos desafios que a globalização impõe. Neste sentido, mais do que a descoberta de uma ou outra metodologia inovadora, importa perceber como se processa a construção do processo ensinar/aprender a cuidar que coloque o estudante no centro do processo formativo e que culmine na capacitação dos estudantes para uma profissão que exige uma forma peculiar de estar face ao outro. Neste sentido o nosso estudo teve como objectivo compreender como é construído o processo de ensinar/aprender a cuidar, na perspectiva dos diferentes intervenientes. O estudo desenvolveu-se em duas etapas; numa primeira, utilizamos uma abordagem quantitativa com o objectivo de conhecer a percepção do cuidar dos diferentes intervenientes no processo ensino/aprendizagem, através da aplicação da Escala de Avaliação do Significado do Cuidar (EASC) da autoria de Bison (2003). A segunda fase foi efectuada com uma abordagem qualitativa seguindo o método da grounded theory. Os dados decorrentes da escala são referidos a 197 estudantes, 59 professores e 14 tutores. Na segunda fase efectuamos 12 entrevistas a estudantes, 8 a professores e 3 a tutores, seleccionados por amostragem teórica. Os achados evidenciam a construção de um processo formativo complexo com o contributo dos diferentes intervenientes e enquadrado num contexto envolvente que se revela, nem sempre, promotor da aprendizagem do cuidar. A co-construção de ensinar/aprender a cuidar revela-se um processo complexo onde professores, estudantes e tutores procuram dar o seu melhor, não se percebendo uma linha de harmonização no desempenho dos educadores. Professores e tutores demonstram o cuidar envolvendo-se no processo formativo, procurando ser modelo e utilizando uma metodologia dinâmica. Os estudantes vivenciam o processo de modo intenso, sentindo-se (des)cuidados e apropriando-se da aprendizagem quer pela positiva quer pela negativa.. Estes mostram-se críticos face aos contextos de aprendizagem clínica manifestando a sua opinião face ao ambiente e ao desempenho do profissional de saúde. Do estudo parecem emergir quatro eixos determinantes do processo ensinar/aprender a cuidar. Um primeiro que diz respeito aos intervenientes e aos pressupostos dos educadores relativos ao aprender/ensinar a cuidar; um segundo relativo aos processos pedagógico/didácticos; o terceiro referente ao contexto onde se concretiza o ensinar/aprender e por último o eixo micro e macro político que enquadra o processo formativo
- Perturbação do sono e disfunção temporomandibular : estudo clínicoPublication . Pinto, Miguel Ângelo da Costa; Leitão, Jorge; Ribeiro, OctávioA DTM (Disfunção Temporomandibular) assume-se como um grupo de sinais e sintomas não patológicos que afectam uma elevada percentagem da população geral. A disfunção temporomandibular pode afectar a articulação temporomandibular, assim como os músculos do sistema estomatognático. A DTM tem etiologia multifactorial. O sono, comportamento complexo essencial ao organismo humano, apresenta uma complementaridade com o estado de vigília. Alterações graves deste estado fisiológico (sono) podem levar a uma série de queixas/problemas como estados depressivos dos indivíduos, alterações de humor, dor crónica, condições psicossociais, psicológicas e stress. Uma elevada percentagem da população que apresenta perturbações do sono recorre ao tratamento farmacológico para debelar o transtorno do ciclo circadiano, apesar de existirem tratamentos alternativos. O presente trabalho pretende estudar as relações entre o uso da farmacoterapia para as perturbações do sono e a diminuição da intensidade da dor temporomandibular, bem como a apresentação de dor articular e muscular por parte do paciente, dependendo da percepção subjectiva do sono. Para este estudo, foram escolhidos aleatoriamente 49 pacientes da Clínica Dentária Universitária da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional das Beiras. Estes pacientes foram submetidos a vários inquéritos no final de cada consulta dentária. Os inquéritos cingem-se ao Índice RDC/TMD (‘Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders’) – eixo I e eixo II e o Índice de Qualidade de Sono de Pitsburg (PSQI). Os resultados demonstraram que, dado o pequeno número de pacientes sob influência dos medicamentos estudados, torna-se necessário um estudo mais alargado, com subgrupos de maior dimensão, a fim de se conseguir extrair conclusões confiáveis. Assim, ressalva-se que este estudo permitiu averiguar que não se encontram relações estatisticamente significativas entre os objectivos pressupostos.
- Public-private partnerships in Portuguese highways : a real options approach to the SCUTs casePublication . Silva, Catarina Correia da; Reis, Ricardo; Sarmento, JoaquimThe purpose of this paper is to propose an innovative model to evaluate the portfolio of “shadow toll” highways in Portugal, through the use of the Real Options model, at the time of the concession. During the valuation, some Monte Carlo simulations will be performed in order to analyze the impact of changes on the fundamentals to the value of the projects. Amongst the major results, this article concludes that the valuation of the Net Present Value of the projects of the SCUTs with Discounted Cash-Flows model underestimates, systematically, the true value of the ventures by ignoring the price of the flexibility of the fundamentals. Under the model proposed, it became clear that the value of the elasticity of the exogenous risky variables (cost of debt and demand) is significant, increasing substantially the worth of the projects.