Browsing by Issue Date, starting with "2012-09-05"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Terrorismo e tecnologias : a tecnologia numa dupla perspectiva ao serviço e contra o terrorismoPublication . Liberal, Maria Oliveira Dá Mesquita; Matias, Nuno VieiraOs atentados do 11 de Setembro evidenciaram o carácter transnacional do terrorismo e alertaram as sociedades democráticas para um novo tipo de ameaça, colocando em perspectiva o potencial de letalidade e destruição que lhe é característico. O terrorismo transnacional é um produto dos desenvolvimentos tecnológicos das sociedades modernas. As tecnologias têm aumentado de forma exponencial as capacidades das organizações terroristas a todos os níveis, tornando-as significativamente mais difíceis de combater e erradicar. Entender a utilidade das tecnologias para os terroristas é uma questão fundamental, não só para compreender a ameaça que o terrorismo representa actualmente às democracias, mas principalmente, para perceber de que modo os Estados devem responder, tirando partido da superioridade tecnológica que possuem relativamente a este adversário. O objectivo desta dissertação é analisar uma dupla função das tecnologias para finalidades antagónicas: por um lado, a tecnologia como instrumento do terror, isto é o modo como a contínua adaptação dos grupos terroristas ao espectro tecnológico tem alterado a sua configuração, alcance e modus operandi, bem como a dimensão dos respectivos actos e violência; por outro lado, a tecnologia como instrumento de combate ao terror, ou seja, em que sentido esta pode contribuir para a eficácia e sucesso do Estado e de todos os seus elementos de acção na luta contra o terrorismo, no âmbito de uma estratégia multidisciplinar e multifacetada.
- Exercício da parentalidade positiva pelos pais de crianças até três anos: construção e validação de escalas de medidaPublication . Lopes, Maria da Saudade de Oliveira Custódio; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesOs objetivos deste estudo foram descrever a construção e obtenção de algumas evidências de validade de três escalas multidimensionais em que os mesmos 30 itens, distribuídos por cinco dimensões, medem a autoperceção da confiança, das dificuldades e da necessidade de conhecimentos dos pais no exercício da parentalidade positiva, nos primeiros três anos da criança. O conteúdo das escalas resultou da literatura e de estudos exploratórios e foi validado por peritos. A análise da sua fidedignidade e validade, por meio de correlações de Pearson e coeficiente alfa de Cronbach, partiu dos resultados de um questionário aplicado a uma amostra não probabilística de 1.011 pais. Nas dimensões e itens, os valores de α situaram-se entre 0,769 e 0,890 e os de r foram >0,37; p<0,01. Concluiu-se que as escalas medem três variáveis que operacionalizam o exercício da parentalidade positiva, e a sua utilização permite direcionar o apoio de enfermagem.
- Avaliação de um projecto de preservação da unidade familiar : o projecto famíliaPublication . Rodrigues, Bárbara Janson; Mendes, Américo Manuel dos Santos CarvalhoA família é a estrutura base de toda a organização social, proporcionado o melhor ambiente para o desenvolvimento equilibrado das crianças. É com base nesta premissa que o Projecto Família actua junto de famílias em crise, visando a promoção das suas competências e o desenvolvimento de relacionamentos familiares saudáveis, evitando que muitas crianças e jovens vivam em instituições. Este estudo pretende avaliar a eficácia do Projecto Família, bem como perceber que razões estão na base dos casos em que essa eficácia se revela pouco satisfatória. Para tal, utilizamos uma nova metodologia de avaliação da implementação de projectos e programas proposta por Mendes (2006), fundada na Teoria da Agência, que consiste , numa primeira fase, em identificar os desvios de implementação, considerando como um dado os objectivos do Projecto Família. Numa segunda etapa esses desvios são explicados com base em restrições de viabilidade, de racionalidade individual e de compatibilidade de incentivos. Para esta análise são considerados os três principais grupos de intervenientes no projecto: a equipa, as entidades sinalizadoras e as famílias intervencionadas. Após a recolha de dados realizada através da análise documental, entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários, foram analisados 80 casos de famílias acompanhadas pelo Projecto Família no ano de 2010, com o recurso a métodos quantitativos e qualitativos. A criação e o cálculo de um Índice de Eficácia do projecto permitiram-nos concluir que em quase 70% dos casos analisados o índice de eficácia do projecto é superior a 40%. O baixo valor desse índice apurado nos restantes casos foi explicado pelo facto das restrições de compatibilidade de incentivos não terem sido satisfeitas, com as famílias intervencionadas a terem comportamentos não consistentes com os objectivos do projecto. Como qualquer estudo de investigação, também esta análise apresenta limitações, como a impossibilidade de obter a participação das famílias envolvidas no projecto bem como desenvolver a análise por um período de tempo mais alargado.
