Browsing by Issue Date, starting with "2012-08-30"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- M&A Toeholds in EuropePublication . Ferreira, Alberto Ippolito; Norli, ØyvindThis work focuses on toehold bidding in the European market, providing a comparison base with American studies. I carried out event studies to quantify Cumulative Abnormal Returns (CARs) as a representative measure of shareholder’s wealth in M&A transactions where a toehold is present. The headline statistically significant result of -1.28% in an [-2; +2] event window for core European countries falls short of what is expected when compared with American studies. This result is in line with the general idea of contradictory results often found in this field as stated in (Malatesta 1983). It agrees as well with the review of Haleblian et al. (2009) and with Franks and Harris (1989). It does not agree with Eckbo and Thorburn (2000), Carroll and Griffith (2010), Le and Schultz (2007) and Farinha and Miranda (2003). To control for other factors and characteristics of these events, I ran a cross sectional analysis while finding stock as method of payment and revenues of target as statistically significant moderators of shareholder’s wealth effects.
- O impacto das crises financeiras na previsão da estrutura temporal das taxas de juro : o caso da Zona EuroPublication . Novais, Olga Sofia Oliveira; Silva, Pedro DuarteNa presente investigação são estudadas as diversas extensões do modelo de Nelson e Siegel (1987) com o propósito de analisar quais os modelos que revelam melhores resultados para ajustar e prever a Estrutura Temporal das Taxas de Juro na Zona Euro em contexto de grandes crises económicas e financeiras. Em particular, demonstramos que o modelo de 4 fatores, que inclui um segundo fator inclinação, é o modelo que melhor se ajusta às taxas de juro da amostra, revelando resultados bastante satisfatórios na medida em que consegue capturar as diversas formas que a yield curve assume ao longo do tempo, revelando resultados encorajadores mesmo em contextos de elevada instabilidade nos mercados quando comparado com os modelos de 2 e 3 fatores. Aplicamos, também, os modelos de Nelson e Siegel (1987) para efetuar previsões através de modelos autorregressivos para os seus parâmetros, tal como a literatura indica, e sugerimos um processo alternativo com a mesma finalidade que consiste em modelar diretamente as taxas de juro ajustadas pelos respetivos modelos. Chegamos à conclusão que a qualidade das previsões, geralmente, é superior quando utilizamos o método alternativo e que o modelo de 4 fatores continua a ser válido para efetuar previsões. No entanto, para esse efeito, o modelo de 4 fatores não revela resultados qualitativamente distintos do modelo de 3 fatores como quando avaliamos a sua capacidade para replicar as yield curves dentro da amostra. Por fim, aferimos que a presença de turbulência nos mercados piora significativamente as previsões das taxas de juro de curto prazo mas, regra geral, com o decorrer da maturidade e com o aumento dos desfasamentos para efeitos de previsão, o impacto de crises financeiras sobre a qualidade dos resultados tende a diminuir.
- Uma ponte entre as indústrias criativas no Norte de Portugal e na região de Macau : ChinaPublication . Santos, José Manuel Cardoso Silva; Barbosa, Álvaro Manuel MendesO Norte de Portugal e a Região Administrativa Especial de Macau têm em comum uma estratégia regional de dinamização de um Cluster de Indústrias Criativas. A aposta na cultura e criatividade volta, assim, a aproximar dois territórios que mantêm uma relação política, diplomática e histórica com cerca de 500 anos, podendo a portugalidade (a par de outros elementos remanescentes da presença do nosso país em Macau), funcionar como impulsionadora desta aproximação. Não apenas ao nível das parcerias comerciais em geral, mas em particular naquilo que à criatividade diz respeito, o relacionamento dos dois países (Portugal/China) e das duas regiões (Norte de Portugal/Macau) tem ainda muito por onde evoluir, com vantagens para ambas as partes. Seja através de agências criadas para o efeito (como é o caso da ADDICT, no Norte de Portugal) ou da acção directa dos próprios governos (Departamento de Promoção das Indústrias Culturais e Criativas do Instituto Cultural, em Macau), os laços culturais que unem as duas regiões poderão proporcionar portas de entrada para uma colaboração efectiva nesta área. Tirando partido da relação privilegiada entre a Universidade Católica do Porto e a Universidade de São José em Macau, pretende-se com esta dissertação realizar um estudo de diagnóstico e análise de oportunidades e desafios para potenciais colaborações entre os dois clusters.