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- Perceção da interação professor : aluno como factor motivacionalPublication . Gomes, Andreia Filipa da Cunha; Azevedo, ÂngelaÉ indubitável a crescente atenção que tem sido dada quer à perceção da interação professor-aluno, quer à motivação dos mesmos em contexto escolar. Este estudo tem então como um dos objetivos, perceber se quão mais adequada for esta relação, maior será a motivação dos alunos para a aprendizagem e consequentemente, para o seu sucesso académico, nos alunos do ensino secundário. Assim, este trabalho teve como objetivos: caraterizar as perceções dos alunos acerca da interação professor-aluno, através do Questionário de Interação do Professor; caracterizar a motivação para a realização dos alunos, através da Escala de Orientações Gerais para Objetivos de Desempenho; estudar a relação entre as perceções dos alunos acerca da interação professor-aluno e as variáveis sociodemográficas: sexo; idade dos alunos; ano de escolaridade; número de negativas à disciplina de Matemática e habilitações dos pais; estudar a relação entre a motivação para a realização e o sucesso académico, sendo este analisado através do rendimento à disciplina de Matemática; e ainda estudar a relação entre a perceção da interação professor-aluno e a motivação para a realização. Assim, e recorrendo a um estudo diferencial e correlacional, foram avaliados 418 sujeitos do 10º e 12º ano, e de forma coletiva por turma, aos quais foram administrados três instrumentos: a Ficha Sociodemográfica (FSD), o o Questionário de Interação do Professor (QIP, Azevedo, Dias, Guimarães, Lima, Salgado, Barbosa, Fonte, Wubbels & Brok, 2010), com 64 itens e a Escala de Orientações Gerais para Objetivos de Desempenho (EOGOD, McInerney & Yeung, 2000, adaptado à população portuguesa por Gomes, Azevedo & Dias, 2011), com 26 itens. Os resultados principais apontam para: a importância da perceção da interação professor-aluno e da motivação para a realização em contexto escolar, percebendo-se que alunos que percecionam os seus professores como Líderes, Apoiantes e Compreensivos parecem orientar-se mais para a aprendizagem, ao passo que alunos que percecionam os seus professores como Liberais, Inseguros, Insatisfeitos, Repreensivos e Rigorosos, parecem orientar-se mais para os resultados.