Browsing by Issue Date, starting with "2012-05-10"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Educação bilingue de alunos surdos : estudo de caso sobre as percepções dos professoresPublication . Carneiro, Maria João Coutinho Maia de Carvalho Baptista; Baptista, José Afonso; Maia, HelenaEste trabalho de investigação insere-se no âmbito do mestrado em Ciências da Educação, área de Educação Especial. É um estudo de natureza qualitativa que visa conhecer como está a ser operacionalizado o quadro legislativo em sete Escolas de Referência para o Ensino Bilingue de Alunos Surdos (EREBAS). Para esse efeito utilizámos entrevistas semi-directivas, de forma a conhecer a percepção e o grau de satisfação dos inquiridos sobre o apoio, a organização e o espírito das escolas de referência previstos no referido decreto-lei e o seu contributo para o normal desenvolvimento dos alunos surdos. Através das entrevistas, podemos concluir que os profissionais reconhecem o atual quadro legislativo como o mais favorável para a educação dos surdos, admitindo que a educação bilingue deve ser encarada, não apenas como uma necessidade para os surdos, mas também como um direito. Os docentes inquiridos partilham da importância de concentrar alunos surdos numa comunidade linguística de referência e num grupo de socialização constituído por indivíduos de diferentes idades que utilizam a LGP, tendo como base a premissa de que esta expressa a cultura da comunidade surda. Os recursos e medidas previstos no Decreto-lei 3/2008 de 7 de janeiro e implementados nas suas escolas foram considerados satisfatórios e suficientes e asseguram uma boa interacção entre a comunidade surda e a comunidade ouvinte. Para isso contribui a estabilidade do corpo docente, que foi assinalada como promotora da continuidade do trabalho desenvolvido, embora prejudicado pela colocação tardia dos formadores e intérpretes de LGP, que compromete o ínicio do ano letivo. O desenvolvimento da LGP como primeira língua tem sido difícil devido à opção contrária dos Encarregados de Educação relativamente ao modelo de educação bilingue. Contudo, as escolas organizam-se no sentido de ministrar a língua em horário letivo ou extra letivo, procurando seguir o Programa Curricular oficial para a disciplina, com um número de horas letivas semanais idêntico às definidas para a disciplina de Língua Portuguesa, ministrada na maioria dos casos como primeira língua, seguindo o programa regular para os diferentes níveis de ensino com as inevitáveis adequações curriculares. As docentes que apoiam alunos do secundário apontam como principais barreiras ao sucesso educativo dos seus alunos, a falta de formação bilingue dos profissionais ouvintes e surdos e os fracos desempenhos dos alunos em Língua Gestual e em Língua Portuguesa.
- New service development at the multinational levelPublication . Rei, Diana Filipe; Salgado, SofiaServices representativeness in the world economy, in terms of global output, employment and trade, has been growing, due to globalization, economy’s deregulation, and fierce competition. This tendency of trading services changed the traditional economic scenario. It opened up markets that until that moment were closed, which enabled the appearance of new internal and external actors, and forced firms to start focusing on differentiation, flexibility and cost awareness. To remain competitive in the market, firms had to innovate their products, offering new or supplementary services, which over time, represent a significant part of firm’s sales. Moreover, the current world crisis scenario combined with saturation of domestic markets, encouraged firms to expand its businesses to other countries. Thus, the purpose of this study is to conduct a literature review, investigating how firms develop new services at the multinational level. This study begins with defining what are new services and how firms develop them. Based on innovation literature, it is adopted a definition of new services. Then, through the New Service Development (NSD) process literature, it is suggested that firms should establish a systematic NSD process, encompassing distinct stages, interactive and non-sequential. At the multinational level, it is recognized that distinct countries differ in terms of innovation, strategies, processes and managers attitudes. However, the literature review did not allow finding a systematic process to be adopted in the development of new services, simultaneously, in more than one country, neither in terms of process standardization, nor in terms of process design. Finally, it is explored the field of service design, where it is presented the concepts of service architecture and service modularity. It is also proposed a framework to support future investigation regarding service architecture.
- Memória e envelhecimento : a influência da idade no declínio da memória de trabalhoPublication . Fernandes, Patrícia Agostinho Gomes; Nunes, Maria Vânia Rocha da SilvaO presente trabalho tem como objectivo principal esclarecer e explorar o impacto da idade na memória de trabalho (MT). Para tal, estudou-se o desempenho de jovens e idosos normais em diferentes tarefas de MT organizadas num contínuo de armazenamento-manipulação. A amostra foi constituída por um grupo de 20 jovens (média de idades: 26,75 anos ± 4,387) e por um grupo de 20 idosos (média de idades: 66,50 ± 5,492), ambos sem alterações neurológicas e/ou cognitivas. O protocolo utilizado para avaliar a MT era composto por tarefas de digit, word e spatial span directas, tarefas de digit, word e spacial span inversas, uma self-ordered task, tarefas de n-back, o Wisconsin Card Sorting Test e uma tarefa de fluência verbal. Para se analisar a relação entre a idade e o desempenho dos sujeitos nas tarefas explanadas foi realizada uma comparação de médias. Para as variáveis de desempenho que não seguiam uma distribuição normal foi utilizado o teste não-paramétrico de Mann- Whitney U para amostras independentes e, para as variáveis de desempenho que seguiam uma distribuição normal foi utilizado o teste paramétrico de t para amostras independentes. Os resultados são discutidos com base em hipóteses levantadas ao longo do trabalho e enquadrados à luz da revisão de literatura realizada. Verificou-se que a idade afecta o desempenho de tarefas de MT. No entanto, quando entre os dois grupos é comparada a diferença de desempenho entre uma tarefa que exige menos manipulação e outra que exige uma manipulação superior, não se verificam grandes diferenças significativas relacionadas com a idade, a não ser em tarefas espaciais.
- Significados atribuídos pelos pais à hospitalização do filho prematuroPublication . Inácio, Ana Teresa Cascais; Vieira, Margarida Maria da Silva; Alegre, ConceiçãoO nascimento de um bebé prematuro e a sua consequente hospitalização numa unidade de cuidados intensivos neonatais constituem eventos críticos na transição para a parentalidade, os quais geram uma nova transição. Os significados atribuídos pelas pessoas condicionam as transições que elas vivenciam. Foram definidos como objectivos deste estudo, conhecer e compreender os significados que os pais atribuem à hospitalização do seu filho prematuro no período neonatal. Foi desenvolvida uma investigação qualitativa inspirada no método da Grounded Theory. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizadas a observação participante e a entrevista não estruturada a pais de recém-nascidos prematuros ao final de sete e de vinte e oito dias de hospitalização numa unidade de cuidados intensivos neonatais de um hospital de Lisboa. Dos resultados salientou-se como categoria central “vivendo em incerteza”, associada aos significados simultâneos atribuídos pelos pais à hospitalização, nomeadamente uma “transição difícil” e uma “experiência compensatória”. A compreensão dos significados assentou nas suas condicionantes. Das condicionantes relacionadas com a dinâmica familiar, destacou-se o apoio dos avós e do cônjuge como facilitadores da transição e o facto de ter outro filho para cuidar como gerador de dificuldade. Das condicionantes relacionadas com os profissionais e com o serviço, as competências profissionais percebidas e a relação de confiança com a equipa facilitaram o curso da transição, sendo que o ambiente físico da unidade concorreu para a sua dificuldade. Das condicionantes relacionadas com o filho, a sua evolução clínica e a participação dos pais nos cuidados foram geradoras de grande satisfação, ao passo que a separação do filho foi muito difícil. Das condicionantes relacionadas com os pais, a dimensão espiritual demonstrou-se facilitadora, sendo que os sentimentos de culpa, medo e tristeza dificultaram a transição. Em conclusão é de salientar a aquisição de conhecimento e de uma melhor compreensão no que concerne aos significados atribuídos pelos pais à hospitalização do seu filho prematuro, ficando como sugestão para futuras investigações outras condicionantes da transição, ou mesmo a sua natureza ou padrões de resposta.
- Relatório de estágioPublication . Ferreira, Carlos Jorge Pinto; Festa, António Joaquim RochaCom a elaboração deste relatório pretende-se descrever as actividades desenvolvidas ao longo dos três Módulos de Estágio do Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária, que permitiram a aquisição de competências em saúde familiar e comunitária. Os três módulos de estágios foram realizados no Centro de Saúde de Leça da Palmeira no âmbito da Saúde Escolar e teve como foco de atenção, o uso de substâncias. Ao longo deste relatório expõe-se o caminho percorrido, através da descrição do processo de diagnóstico de saúde da comunidade escolar da Escola EB 2/3 de Perafita, com as respectivas necessidades de cuidados de enfermagem que culminou na elaboração e avaliação do projecto de intervenção “Os Jovens e as (In)Dependências”. O projecto abrange 4 áreas de intervenção, onde o grupo de trabalho constituído por quatro elementos, decidiu que cada um ficaria responsável por uma dessas áreas, pelo que as actividades descritas ao longo deste relatório dizem respeito à intervenção relativa ao foco de atenção, uso de drogas: cannabis/haxixe. Este projecto teve como ponto de partida ‘o que eles sabem’ e ‘o que eles podem fazer’ para se proteger, desenvolvendo em cada um a capacidade de interpretar o real e actuar de modo a induzir atitudes e/ou comportamentos adequados, assumindo uma atitude permanente de empowerment.
